(08/05/2017, 22:13)junobouken Escreveu: hahaha esse tópico!
Engraçado que na vida real adoro homens de barba.
Mas no mundo dos animes não acho personagem barbado atrativo.
É porque a estética de anime atual (salvo exceções) puxa mais para feminilização (moeficação, fujoshização, etc...); porque vende mais (principalmente pelo público-alvo).
Uma explicação (um pouco longa):
Assim como o "corte chanel" nas mulheres serve para reforçar e se combinar com certas características femininas já existentes nas mulheres, o mesmo vale para a estética masculina: barba combina bem se o homem já tiver características estéticas prévias; como corpo forte/robusto (mesomorfo), ombros largos, olhar "afiado" e "pronto para a ação" (transmitindo
gravitas e
thymós ou "energia masculina"), rosto "quadrado", queixo de "para-choque" de trem, etc...
Exemplo:
Fazendo uma comentário paralelo ao assunto: vai se ver, até o fim dos anos 90, animes bem "manly" sendo lançados com certa frequência, e uma certa naturalização da violência (Street Fighter II Victory, Hokuto no Ken, Ashita no Joe, Akira, etc...). Tanto os personagens, quanto a estética enfatizava naturalmente aspectos e traços masculinos.
Com os anos e a crise da economia do Japão (começo dos anos 90), esses animes mais
manly sumiram, por boa parte do seu público-alvo (homens adultos) ter que tirar esse dinheiro que ia para esse tipo de entretenimento, para coisas "mais prioritárias". O resultado: obras como essas literalmente sumiram dos animes, a partir dessa época, por falta de público e dinheiro.
O público que sobrou (e os que compram os BD's), são geralmente adolescentes e aqueles semi-hikikomori hiper-consumistas; que gostam de
moe e daqueles protagonistas medianos (estilo
To Love-ru) tímidos/retraídos, olhar de "cachorro recebendo castigo" de rosto fino e ombro curto (que transmitem pouca masculidade a nível de ação e estética) e que tem harém de mulheres correndo atrás. A feminilização dos animes (moeficação, fujoshização), a nível estético, se dá pelo público atual + fator dinheiro/vendas.
Sobre as vendas de anime e público-alvo, caso queira ler:
http://cdecilencio.blogspot.com.br/2015/...-quem.html
Conclusão: se você acha estranho barba em anime, não está tão errada. Os animes atuais, por puxar uma estética mais feminina (ate em homens), dá aquela sensação de que "algo não combina" naquele personagem que tem barba, mas tem todos os outros atributos estéticos restantes predominantemente femininos.