Bubblegum CRISIS 2033 (1987-1991, AIC, Artmic, Darts)
É uma série cyberpunk, policial, caso da semana, que tem suas boas intenções, só que eu não sei realmente o que dizer sobre ela. Se eu deixasse para comentar depois talvez pudesse escrever algo de mais interessante aqui, porque material para ler e ouvir sobre a série eu já tenho guardado, estava apenas esperando terminar de assistir para ler. E demorei bastante para terminar, exatamente um mês, porque não estava vendo muita grança e me empolgando com o que estava assistindo, e a dupla duração dos episódios tornaram ainda mais difícil de assistir.
Do que eu sei, Masami Oobari, o criador, tentou fazer algo que você poderia pensar como um "robocop japonês" (antes do filme até), e foi mais um daqueles casos que o projeto não deu certo e ele ficou remoendo isso durante anos e acabou transformando em outra coisa. Bubblegum é um clássico produto da era de ouro dos OVAs, sendo criado em parceria com um selo musical. Cada OVA é como se fosse um "mini album", uma das personagens é dublada por uma cantora, todo episódio tem sua trilha sonora, todo episódio começa com clipe musical integrado na história. Quem participou disso gostava do que estava fazendo, só que infelizmente a história não me empolga muito e acho que não estou sozinho nessa opinião. No final você vê que há uma história de fundo sendo desenvolvida com cada episódio, mas nada demais, nada de interessante, apenas um caso maior que envolve todos os episódios.
No início o estilo já está claro, só que parece que falta algo ali, talvez um pouco mais de interação cotidiana das protagonistas, principalmente para compensar da Priscilla e da Sylia. O design de personagens do Kenichi Sonoda parece que ainda não está firme no início. Infelizmente eu gostei bastante mais dos episódios 7 e 8, foram mais divertidos, só que a série acabou ali, foi cancelada. Era para ter 13 episódios e para remediar isso conseguiram fazer o Bubblegum Crash já em seguida com 3 episódios adicionais para finalizar a história. Esse eu não tenho vontade de assistir porque parece que tem um orçamento bem baixo e acho que não vale a pena a triste de ver o character design destruído.
Enfim, foi interessante, pelos episódios finais até que vale a pena.
Não se deixe enganar por esse meu comentário sobre a série, porque ela tem mais qualidades do que eu escrevi aqui. Algumas mais evidentes, outras mais sutis, todas fazem a diferença quando você pensa que está lá e a falta que faria se não estivessem presentes.