O anime começa com um plano aéreo de Tóquio, a data 16 de julho de 1988, se vocês reparem bem a cidade está vazia, não há pessoas, e os carros estão todos parados. Algo como um bomba nuclear surge no centro da cidade, destruindo tudo ao seu redor. A cena seguinte é de um plano ainda mais alto, mostrando que toda a terra está dominada por um vermelho (Comunismo? Sangue?), e Tóquio, agora Neo Tóquio é como um coração pulsante. A história se passa 31 anos depois, o ano é 2019, e nos é dito que aquela bomba iniciou a 3ª Guerra Mundial. Mas se a cidade estava vazia quando detonaram a bomba, a 3ª Guerra foi uma armação.
Com a imagem mais próxima a cidade se tornou um monstruosidade. Tudo aos pedaços, repleta de sujeira e pichações. A TV a mostra a mesma inutilidade imbecilizante de sempre, no noticiário algo interessante. Trabalhadores desempregados se amotinado por todo país devido às reformas fiscais. No bar um homem e um travesti se agarram enquanto um sujeito tenta comprar drogas e outro tenta escolher um música na jukebox onde todas opções são de músicas estrangeiras em inglês. Estranhamente entra um sujeito com os dois principais símbolos do seu país no peito. O monte Fuji e o sol nascente; parece ser só isso que restou da cultura daquele país. (Algum paralelo com Brasil aqui?)
Se vocês reparem a alegoria da pílula vermelha e da azul que foi popularizada por matrix foi tirada das costas do Kaneda.
A cena seguinte mostra Tetsuo, nosso antagonista admirando a moto de seu amigo. Aqui o autor já previa que os veículos poderiam ser controlados por computador.
Ambos são parte de uma gangue, saem por aí procurando confusão e destruindo as coisas. Isso faz parte da “cultura punk” que eles seguem. Uma mulher rica em um restaurante vira diz de forma banal e em tom de tédio diz os jovens de hoje são terríveis. Atestando que se tornou algo corriqueiro.
O noticiário nas tvs da loja fala da destruição causada pelos jovens, na sequência um comercial mostra mulher acenando para que dois cachorros façam algo, no mesmo instante dois cachorros estavam com um policial saem enfurecidos prontos para atacar um sujeito que está fugindo com uma criança. Esta cena bastante complexa, muita gente não vai pensar que é bobagem, mas sim, é possível hipnotizar pessoas a utilizando a tv ou internet para uma pessoa mate outras. Por mais que alguns acham isso inverossímil possa parecer, eu tive a prova que isso de fato é possível. Creio que poucas pessoas sabem sobre isso.
Nas ruas uma multidão de desempregados protestam no filme em razão reformas tributárias, na nossa era isso provavelmente ocorrerá, mas em razão automatização dos processos de produção com os avanços da Inteligência Artificial.
O sujeito fugia entra na linha de fogo dos policiais e acaba se sacrificando para salvá-lo, o garoto, de algum modo estranho, tem a aparência de um idoso. O sujeito prestes a morrer pede para ele fugir, tomar cuidado e procurar alguém chamado Ryu. Ryu em japonês possui muitos significados, mas nesse caso acho que seja no sentido aquele que detém o conhecido da luta em sentido de resistência;
O garoto fica apavorado e comeca a gritar, o barulho é tão alto que destrói todos vidros ao redor. e demonstra que ele possui alguma forma de poder sobrenatural. Uma garota chamada kei, é um nome unisex que pode signficar muitas coisas, também no início nem fica muito claro se ela mulher ou homem, na minha interpretação essa personagem representa o espectador.
Continua amanhã....