Ashita no Joe 79ep
(Mushi Productions, 1970)
Eu pensei seriamente em parar de assistir no episódio 53 se não me engano.
Porque estava ruim?
Pelo contrário, é porque aquele episódio terminou de forma tão boa que eu poderia me dar por satisfeito se a série acabasse ali. Um final impactante e meio trágico.
Dei um tempo com a série e recentemente continuei para assistir até o final, e valeu muito a pena assistir uma série tão longa. O final me surpreendeu um pouco, a forma como o episódio final terminou, me lembrou muito A Dog of Flanders que quase me deixou traumatizado quando assisti. Aquele não é o final da história, é como o anime decidiu terminar porque na época o mangá ainda estava em publicação. A segunda série que foi ao ar nove anos depois continua voltando para o início do último arco e seguindo a história até o final. Me disseram que eu poderia ter parado de assistir antes e ir logo para a continuação, que senão teria que rever algumas coisas e que havia alterações na história, mas quis terminar e não me arrependo nem um pouco.
Ansioso para assistir o restante da história agora com uma animação um pouco melhor.
A animação dessa série antiga não me incomodou nem um pouco, e nem poderia com o estilo e direção do Dezaki.
Joe é um personagem único, uma pena que não se veja mais marginais como ele e histórias como essa. E não só ele, gosto muito da Yohko que desde o início percebi como a grande adversária dele, e ele dela. A relação dos dois é fascinante e é o que mais quero ver na continuação.
Anime histórico e obrigatório.