Open Thread - Informática 2024-2025

Páginas (37): 1 ... 33 34 35 36 37
366 respostas neste tópico
(28/03/2025, 16:42)Gabrinius Escreveu: Eu fico me perguntando é porque diabos alguém paga ou fica colocando exe de crack do winrar sendo que o 7zip será gratuito, tão bom quanto e eu não preciso colocar exe que não foi feito pelo desenvolvedor.

Mas enfim...

E precisa colocar crack em winrar? Nego usa isso sem pagar de forma legítima desde 1385.
Responder
Acho que sim. Ao menos as versões antigas vinham com um prazo pra usar sem pagar.

E o que não falta por aí é crack pra burlar esse prazo
Responder
Ontem à tarde, por volta das 12h, deu uma pipocada na Starlink e em vários provedores pelo Brasil. Houve um incêndio no datacenter de colocation da Equinix SP4. Alguns raques foram afetados, e a energia de vários foi desligada pra combater o incêndio. A normalização ocorreu só hoje às 7h.

Spoiler: gráfico SP4   

Mundo afora, existem infraestruturas chamadas de PTTs (Ponto de Troca de Tráfego), onde provedores de internet (seu provedor residencial) e provedores de conteúdo (Google, Meta, Amazon etc) vão se interconectar pra trocar tráfego quase que de graça. Essa infra, no Brasil, é mantida pelo ix.br, uma iniciativa pública, e quem se interessar pode se interconectar pagando basicamente só a taxa de ocupação de uma (ou mais) porta(s) no "grande switch" que é o PTT.

Spoiler: topologia do ptt-sp   

O PTT de São Paulo é o maior do mundo. A infraestrutura de PTT-SP conta com vários datacenters em locais físicos diferentes, todos interconectados por uma malha principal. A Equinix SP4 é a maior desses DCs, responsável por cerca de 30% de todo o volume de tráfego do PTT-SP. Pra colocar em perspectiva, o SP4 sozinho (~5Tb em pico) tem quase o tamanho do PTT-RJ (5,2 Tb) ou do PTT-CE (5,5 Tb) inteiros.

Só quem tinha zero redundância e tava hospedado onde pegou fogo ficou ferrado. Todo o resto do Brasil que pegava conteúdo originado no SP4 passou a pegar em outros PTTs ou links. Dá pra ver o aumento de consumo no PTT-RJ e PTT-CE, por exemplo, o que mostra resquícios da histórica dependência do país em relação ao PTT-SP. Felizmente, cada vez menor.

Parece que o incêndio foi ruim a ponto de terem usado água pra combater o fogo. Parece que usar água em incêndio de datacenter é último recurso.

Spoiler: fotos do estrago   
4 usuários curtiram este post: gangrena, nando3d, Roxas, TimeBandit
Responder
(30/03/2025, 16:11)Befire Escreveu: É o monge porradaria, faz jus ao Dragonborn que sou. Sim, posso voar. Não sei se é do jogo ou do mod de asas que eu coloquei pra Dragonborn. É uma ação bônus.

(31/03/2025, 09:54)jihox Escreveu: Ontem à tarde, por volta das 12h, deu uma pipocada na Starlink e em vários provedores pelo Brasil. Houve um incêndio no datacenter de colocation da Equinix SP4. Alguns raques foram afetados, e a energia de vários foi desligada pra combater o incêndio. A normalização ocorreu só hoje às 7h.

Spoiler: gráfico SP4   

Mundo afora, existem infraestruturas chamadas de PTTs (Ponto de Troca de Tráfego), onde provedores de internet (seu provedor residencial) e provedores de conteúdo (Google, Meta, Amazon etc) vão se interconectar pra trocar tráfego quase que de graça. Essa infra, no Brasil, é mantida pelo ix.br, uma iniciativa pública, e quem se interessar pode se interconectar pagando basicamente só a taxa de ocupação de uma (ou mais) porta(s) no "grande switch" que é o PTT.

Spoiler: topologia do ptt-sp   

O PTT de São Paulo é o maior do mundo. A infraestrutura de PTT-SP conta com vários datacenters em locais físicos diferentes, todos interconectados por uma malha principal. A Equinix SP4 é a maior desses DCs, responsável por cerca de 30% de todo o volume de tráfego do PTT-SP. Pra colocar em perspectiva, o SP4 sozinho (~5Tb em pico) tem quase o tamanho do PTT-RJ (5,2 Tb) ou do PTT-CE (5,5 Tb) inteiros.

Só quem tinha zero redundância e tava hospedado onde pegou fogo ficou ferrado. Todo o resto do Brasil que pegava conteúdo originado no SP4 passou a pegar em outros PTTs ou links. Dá pra ver o aumento de consumo no PTT-RJ e PTT-CE, por exemplo, o que mostra resquícios da histórica dependência do país em relação ao PTT-SP. Felizmente, cada vez menor.

Parece que o incêndio foi ruim a ponto de terem usado água pra combater o fogo. Parece que usar água em incêndio de datacenter é último recurso.

Spoiler: fotos do estrago   

O que exatamente é armazenado nesses DCs?
Responder
(31/03/2025, 12:18)Roxas Escreveu: O que exatamente é armazenado nesses DCs?

É um colocation, o pessoal armazena o que quiser. Porém, o atrativo do SP4 é o fato de ele ser um dos PIXes do PTT-SP, o maior deles. Grandes provedores de conteúdo "se fazem presentes" em algum desses Datacenters. No SP4 tem gente como Akamai, Google, Meta e Amazon. Eles também se fazem presentes em outros PIXes do PTT-SP e em PIXes de vários PTTs Brasil afora (tem pelo menos 1 PTT por estado brasileiro, mas eles não necessariamente estão presentes em todos).

Se você é dono de um provedor de internet, não precisa se conectar ao SP4 pra pegar tráfego desses grandões. Pode se conectar em qualquer PIX do PTT-SP e receber o tráfego pela malha de interconexão.

Porém, pra provedores também grandes, às vezes é interessante se conectar *diretamente* com outro provedor grande, através de conexões que chamamos de PNI (Private Network Interconnect). Pra conexões assim, é obrigatório você estar no mesmo PIX que o grandão, porque é literalmente ligar um cabo do seu roteador no roteador deles. Não usa a infra do PTT, mas sim do Datacenter.

Daí a importância do SP4, e na verdade de qualquer datacenter desse tipo: estando lá, você faz PNI com muita gente grande e pega conteúdo diretamente, sem passar por possíveis gargalos/falhas da infra pública, e a uma latência ainda menor.
Responder
Ontem de noite escutei um barulho e olhei a direção ao filtro de linha, e tinha algo saindo faisca. Desliguei tudo de imediato. Depois fui checar uma por uma das tomadas.

O filtro parecia funcional, e o resto foi ligando, exceto o aparelho de internet ligado ao roteador. Hoje de manhã minha mãe foi no centro pedir assistência técnica e 1 hora depois eles estavam aqui. Parece que o aparelho não queimou, só a fonte dele. Colocaram uma nova cobrando 45 reais. E minha internet voltou.

Embora o filtro de linha Clamper pareça normal, ele está com certa idade e acho que na próxima semana vou encomendar um da SMS. Já que dizem que Clamper atualmente já não é como antigamente.

Bem, espero que nada mais queime por aqui. Se eu sumir é porque estragou/explodiu algo por aqui Pacman
Responder
Llama 4 lançado.

https://ai.meta.com/blog/llama-4-multimo...telligence

[Imagem: 65SuDp1.png]
Responder
Páginas (37): 1 ... 33 34 35 36 37

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes