The Star of Cottonland, 1984
Que filme bom!
Quando você olha você logo estranha, parece só mais uma ideia bizarra de otako, uma gata que é desenhada com forma humana (incluindo as roupas). O início do filme até brinca com essa ideia meio perturbadora em algumas cenas, mas na verdade é um filme muito fofinho e bem intencionado.
De cara você inevitavelmente irá notar a qualidade da animação, que é fenomenal.
Sério, boa demais a animação, a forma como a gata é animada, trabalho primoroso, e eu notei que algumas cenas os animadores fizeram alguns pequenos experimentos (que foram bem sucedidos), mas o que você tem que notar é a qualidade do roteiro e a direção. No início do filme depois de o protagonista levar a gata para casa os pais dele estão discutindo sobre deixar a gata ficar por lá. O marido pensa que a esposa quer ela embora por causa da "alergia" dela (na verdade fobia), mas a esposa quer o contrário, porque viu como o filho parecia mais animado ao cuidar da gata. Ele aparentemente estava bem deprimido depois de falhar no vestibular e estava até falado sozinho. O marido confirma e cita uma frase que ouviu que indica que ele pensou em se matar (e o garoto ficou ainda mais desesperado porque por ser menor de idade seu nome nem seria mencionado nos jornais fazendo de sua curta vida ainda mais inútil e insignificante). É uma situação "pesada", mas a forma como a cena é feita, é transformado em humor. Não um humor negro e cínico, simplesmente humor, tiram o peso da situação e traz leveza para a cena.
Eu reparei nessa cena e fiquei prestando atenção, e o filme todo tem essa delicadeza de usar o humor para trazer leveza para cenas que poderiam ser mais pesadas.
A direção foi muito bem sucedida nisso, o que torna o filme bastante divertido de assistir o tempo todo não importa a situação.
Um crime esse filme só estar disponível em DVD, isso aqui deveria ser relançado em BD porque merece mais.
Sobre o restante do filme, é sobre a gata que adotada por um humano depois de ser abandonada querendo e acreditando que pode se tornar humana.
E os gatos nesse filme são representados com formas antropomorfizadas.