Yawara ser um anime antigo trás alguma qualidades, ao mesmo tempo também pode trazer alguns detalhes irritantes. Não que muito disso tenha mudado nas décadas seguintes....
O avô da Yawara treinou ela em segredo pelas razões malucas dele, mas a partir de certa idade ela mesma passou a esconder. Por que a "rival" a desafiou publicamente e incitou a imprensa a descobrir que ela é eventualmente ela é descoberta.
E ela nega.
Eu não entendo isso.
A Yawara foi uma daquelas personagens que serviu de inspiração para muitas garotas e pode-se dizer que a série tem a intenção de fazer dela uma pessoa a ser admirada, se tornando campeã de grandes torneio. Só as vezes assistindo é difícil de acreditar quando praticamente todo personagem masculino reage como se fosse algo ruim e assustador ela saber lutar e ser forte.
Se elas apenas ficassem surpresos ao testemunhar ela fazendo algo inesperado (afinal ninguém sabia) tudo bem, mas desse jeito? Te faz pensar como ela pode se tornar inspiração para alguém quando tantos personagens reagem como se fosse algo do que ela deveria se envergonhar.
Até as amigas dela vendo a foto dela no jornal se recusam a acreditar que é ela mesma e dizem para não se preocupar, deve ser apenas alguém parecido com ela porque afinal "não tem como ELA conhecer judo". Pequena Yawara não pode ser uma garota "forte/violenta".
Não entendo mesmo.
E é claro a Yawara não admite nem mesmo para elas que são suas amigas. Porque é algo ruim? É estranho quando você lembra que em episódio anterior a Yawara falou abertamente sem nenhum problema sobre um encontro que ela teve com um homem bem mais velho e como quase beijou ele (ela certamente queria isso ou até mais). Isso não é problema porque faz parte do "esperado"?
Como esperado a Yawara não fala de judo porque ela "quer ser uma garota normal".
Nada errado com isso, só que ela já é uma garota "normal". O judo não a torna "anormal". A razão que ela dá nesse episódio para pensar assim, sobre como ela descobriu que "não era normal" quando começou o ginasial e percebeu que nenhuma garota/amiga acordava cedo para treinar e conversava sobre "assuntos de garotas" não faz sentido. A escola dela não tinha clubes de esportes? Nenhuma garota da escola dela praticava algum esporte? Sendo uma judoka ela deve saber que quase todo esporte possui uma divisão feminina. O grande objetivo do avô dela, a Olimpíada, é um evento para ambos os sexos. Como isso pode ser anormal? E praticar esporte impede ela de fazer e falar sobre "assuntos de garotas"?
Talvez eu esteja reclamando demais de um cartum japonês velho, só que tem algo que torna esse drama meio ridículo.
A "rival" dela, a Sayaka.
Herdeira de um conglomerado, ela é famosa e altamente admirada por ser uma esportista nata. Ninguém a vê negativamente por ela praticar esportes!