Ficha técnica:
Título: Omoide no Marnie
Título alternativo: Sinônimo: - | Japonês: 思い出のマーニー | Abreviatura: -
Formato: Filme
Gênero: -
Obra original: Romance - 1 volume (Completo em 1967)
Público-alvo da obra original: -
Editora (Label): -
Escrito por: Joan G. Robinson
Site oficial: http://marnie.jp/index.html
Estúdio: Studio Ghibli
Produtora: -
Diretor: Yonebayashi Hiromasa
Supervisor do script: Andou Masashi
Character Design: -
Data de estréia: 19/07/2014
Maiores informações: [Wikipedia (EN) | Wikipedia (PT) | MyAnimeList | AnimeNewsNetwork | AniDB]
Omoide no Marnie.
PS: Não há nenhum spoiler escancarado no texto, mas, se fores do tipo que não gosta nem de sinopses, ou seja, tão chato quanto eu, não leia.
Aproveitei o feriado para assistir um filme que esteve no meu PTW desde sua pré-estreia; When Marnie was there. E essa foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado.
O filme fala sobre Anna, uma garotinha solitária que foi adotada. Como tem asma, seu médico recomendou que ela passasse um tempo em um lugar com um ar mais puro, então sua mãe a deixou passando um tempo na casa de seus tios, em uma cidade pequena.
Durante boa parte do filme, o plot não é explicado, mas o filme apresenta com clareza as incertezas das situações, dá para desconfiar de tudo. Os sonhos da Anna vão se misturando com a realidade, e não trabalham com objetos fantasiosos nem nada do tipo, apenas com sentimentos criando formas.
Enfim, na nova cidade, Anna não parece se dar bem com os moradores e vive com a cabeça cheia de malcriações. Apesar disso, rapidamente cria um vínculo com a misteriosa garotinha chamada Marnie, moradora da mansão, igualmente misteriosa, que Anna vive namorando às margens do lago.
A amizade entre as duas é pura, linda e fofa. As cenas em que aparecem juntas conversando são muito agradáveis, dá uma sensação de conforto. A história da Marnie vai sendo descoberta por Anna aos poucos, e ambas parecem curiosas uma quanto a outra. Elas vão se conhecendo como se fossem novas amigas, mas sabem tanto quanto nós que há muito por trás do vínculo que fora descoberto muito rapidamente no momento em que se encontraram pela primeira vez.
Mas isso só é esclarecido no final, o que me deixou com muita vontade de acelerar o vídeo para descobrir logo, mas claro que não fiz isso, pois o filme é bonito demais para ser desperdiçado dessa maneira.
Apesar de querer que terminasse logo, quando terminou, fiquei desejando mais algumas horas. Essa história praticamente roubou um pedaço de mim. <\3
Uma coisa que não posso deixar passar; Os cenários. Whoa, como são lindos! Como o esperado de um filme da Ghibli de 2014. Tirei muitos prints, os cenários são magníficos, encantadores, perfeitos! Não conseguiria descrevê-los, então, como uma imagem vale mais que mil palavras:
Spoiler: