Military Thread - 2022-2023

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2021, 22:04.
Páginas (113): 1 ... 26 27 28 29 30 ... 113
 
1128 respostas neste tópico
 #271
Hoje os russos atacaram 5 grandes depósitos de munição e combustível em Boguslavsy, Kretishche, Reznikov e Velyka Novoselka. Foram usados mísseis de cruzeiro de longo alcance (incluindo os furtivos Kh-101) lançados por bombardeiros.
 #272
Sobre essa história de helicópteros ucranianos (Mi-24, aparentemente) atacarem um depósito de combustível na cidade russa de Belgorod...

Bem, o Mi-24 não é exatamente discreto, mas em teoria não é impossível ele evitar radares por voar na altura do topo das árvores. Mas ainda assim seria dificil evitar os radares russos.

E embora o Mi-24 faça uso do sistema SIRENA-3M, ele serve para alertar que a aeronave foi iluminada por radar inimigo, e assim servindo mais para alertar que é hora de tomar medidas evasivas. E não para se esquivar da detecção.

Ainda que seja possível os ucranianos terem sucesso na empreitada, eu não descarto inteiramente a hipótese que seja uma false flag dos russos. Com o intuito que só eles sabem.
1 usuário curtiu este post: TimeBandit
 #273
(01/04/2022, 12:55)Zefiris Escreveu: Ainda que seja possível os ucranianos terem sucesso na empreitada, eu não descarto inteiramente a hipótese que seja uma false flag dos russos. Com o intuito que só eles sabem.

Vai ver a esfriada na guerra e os acordos de paz não agradaram o putin. Assim eles precisavam de um contexto pra seguir os ataques.
 #274
Hoje foi derrubado um helicóptero Mi-28 Havoc (Rússia, os ucranianos não tem isso).
Parece que foi abatido por um míssil infravermelho, pois atingiu perto da exaustão de gás da turbina. Existe um relato de que os pilotos conseguiram sobreviver e ser resgatados, o que ao menos demonstra a resistência da aeronave.
 #275
Não há uma confirmação consistente, mas há relatos que a força aérea russa começou a agir contra o sistema ferroviário ucraniano. Um trem que transportava reforços de Kiev para Donbas foi atingido em Lozovaya, e a estação de Pavlovgrad foi atacada.

------------

Sobre a história que será doado tanques T-72 para a Ucrânia. O país no Leste europeu com o maior número deles é a Polônia. Mas os poloneses não devem estar com muita vontade de tirá-los da reserva e doar. Os EUA teria que abrir a carteira para incentivá-los. E a coisa não é simplesmente "Eu te dou esses M1 Abrams e você dá os seus T-72 para os ucranianos", pois os custos de manutenção do tanque americano é consideravelmente maior.

Outros candidatos seriam a República Checa, a Eslováquia e a Bulgária, mas os números disponíveis são muito inferiores (acho que os Checos tem uma centena). Sendo que a Bulgária já demontrou no passado recente a má vontade de ajudar a Ucrânia.
 #276
Há relatos que minutos atrás uma explosão maciça atingiu a capital do Azerbaijão, Baku. E que teria causado algumas dezenas de mortes.

Não há muitos dados e pode ser mera casualidade, mas interessante lembrar que a União Europeia já afirmou estar buscando mais gás vindo do Azerbaijão para deixar de ser tão dependente do fornecimento russo.
 #277
Parece que um caça russo Su-35 foi abatido hoje. Pelas fotos dos destroços fumegantes, ele devia estar em missão de supressão de defesas aéreas, pois havia os restos de um míssil Kh-31PD lá no meio.
 #278
O aeroporto de Odessa e alguns depósitos de combustível e refinarias da região foram atacados com mísseis de cruzeiro lançados por bombardeiros e navios. É um ataque sistemático ao abastecimento de combustível da região.
 #279
A Rússia mantém o padrão dos dias anteriores e hoje voltou a usar mísseis de cruzeiro contra depósitos de combustível e refinarias na Ucrânia.

Além disso, 7 mísseis Kalibr foram lançados de um navio no mar Negro contra a base de Ochakov, onde o Ministério da Defesa da Rússia afirma que mercenários estrangeiros são treinados.

-----------------

EUA está enviando drones Switchblade 600 (além do modelo 300) para a Ucrânia. O que deve dar mais trabalho para os SAM russos que terão que defender seus MRLS; e a si próprios.
 #280
Parece que os russos ainda estão tentando cercar as tropas ucranianas no Leste do país. Mas enquanto conseguem avançar com intensos combates e relativo sucesso a partir de Izyum em direção ao Sul, o mesmo não acontece quando tentam avançar para o Norte a partir de Velyka Novosilka.

O sucesso ou não dessa empreitada deve impactar qualquer negociação futura.

-------------------------

O serviço de segurança ucraniano (SBU) prendeu o promotor de Mykolaiv, acusando-o de alta traição. De acordo com a SBU, há evidências significativas de que o acusado colaborou com órgãos do governo russo, transmitindo informações sobre a situação nesta cidade.

-------------------------

O presidente da Moldávia negou que o número de soldados russos na Transnístria tenha aumentado. O anúncio responde a informações da Ucrânia que diz haver a preparação de uma ofensiva deste enclave. Ele também lembrou que o status de neutralidade está refletido na constituição e que ele não interferirá na situação na Ucrânia ou aderirá às sanções.

-------------------------

Um trem com tanques T-72 e blindados BMP-1 foi visto na República Tcheca (foto abaixo). Especula-se que eles poderiam ser destinados à Ucrânia. Se for esse o caso, não há dúvida de que são um reforço, mas ambos os modelos estão desatualizados e abaixo do que a Ucrânia já usa. Os T-72 operados na Europa Oriental correspondem às variantes M/M1 de exportação, enquanto a Ucrânia possui os mais modernos B e principalmente AMT.

[Imagem: ES3iZgQ.jpg]
Páginas (113): 1 ... 26 27 28 29 30 ... 113
 

Usuários visualizando este tópico: 12 Visitantes