Parece que os russos ainda estão tentando cercar as tropas ucranianas no Leste do país. Mas enquanto conseguem avançar com intensos combates e relativo sucesso a partir de Izyum em direção ao Sul, o mesmo não acontece quando tentam avançar para o Norte a partir de Velyka Novosilka.
O sucesso ou não dessa empreitada deve impactar qualquer negociação futura.
-------------------------
O serviço de segurança ucraniano (SBU) prendeu o promotor de Mykolaiv, acusando-o de alta traição. De acordo com a SBU, há evidências significativas de que o acusado colaborou com órgãos do governo russo, transmitindo informações sobre a situação nesta cidade.
-------------------------
O presidente da Moldávia negou que o número de soldados russos na Transnístria tenha aumentado. O anúncio responde a informações da Ucrânia que diz haver a preparação de uma ofensiva deste enclave. Ele também lembrou que o status de neutralidade está refletido na constituição e que ele não interferirá na situação na Ucrânia ou aderirá às sanções.
-------------------------
Um trem com tanques T-72 e blindados BMP-1 foi visto na República Tcheca (foto abaixo). Especula-se que eles poderiam ser destinados à Ucrânia. Se for esse o caso, não há dúvida de que são um reforço, mas ambos os modelos estão desatualizados e abaixo do que a Ucrânia já usa. Os T-72 operados na Europa Oriental correspondem às variantes M/M1 de exportação, enquanto a Ucrânia possui os mais modernos B e principalmente AMT.