Até é dispensável falar como essa última temporada e em especial esse episódio foi decepcionante, porque o que fizeram com essa série nunca vai ser esquecido.
Vou listas apenas algumas das coisas que gostei desse episódio:
- A atuação da Emilia Clark foi maravilhosa. Mesmo tendo sua personagem massacrada e humilhada pelos roteiristas, deu pra ver que ela continuou firme e fez o melhor que pôde. Acho que nesse quesito, não se poderia ter uma atuação melhor. Ela foi perfeita.
- A personalidade do Grey Worm foi condizente com tudo que estava acontecendo – com a história do personagem, com a personalidade dele, a criação dele e todo o contexto. Ele seguia cegamente sua líder, porque foi criado como um mero soldado e não saberia fazer melhor que aquilo. Seu sentimento quanto à sua líder era verdadeiro. Quando ela se foi, ele ficou sem chão, tentando seguir seu fantasma como se ela ainda lhe desse ordens, porque ela era tudo que ele tinha.
- A Brienne escrevendo sobre o Jaime, registrando seus feitos e deixando na história quem ele realmente foi, foi bastante emocionante. Detalhe que ela é fiel a realidade e escreve que ele morreu nos braços da rainha que ele amava, mesmo isso sendo doloroso pra ela.
- A montagem final dos Starks seguindo seus caminhos foi bem bacana, bem feita e deu uma sensação de “trabalho cumprido e destino seguido”. Parece que eles estão onde eles pertencem.
Então, tirando as coisas óbvias que acontecem que foram deploráveis, alguns comentários de coisas pontuais que eu odiei:
- Cersei e Jamie estão praticamente na superfície quando Tyrion acha eles. Eles deviam estar soterrados nos escombros. Isso foi simplesmente tosco. Seria mais legal terem feito a cena do Tyrion chegando lá e vendo aquilo, então cortado pra cena com outros personagens e depois de um tempo voltava pra ele, ainda tirando as pedras, suado e exausto. Daria pra fazer mais um corte desse e quando voltasse, ele já cansado demais e quase desistindo, finalmente tira uma pedra que está manchada de sangue, e percebe que os corpos estão todos esmagados ali de baixo (o que não teria necessidade de demonstrar explicitamente na tela).
- Jon sendo burro: ele nunca foi o personagem mais brilhante da série, mas ele sabe traçar uma estratégia decente, sabe lidar com reviravoltas e com guerras/batalhas. Tem aquele “sabedoria das ruas”, que aprendeu com tudo que passou durante todas as temporadas disso. Mas nessa temporada, a burrice dele é o cúmulo do absurdo. Ele parece um fantasma, um espantalho, totalmente invisível face aos acontecimentos.
- Dany sendo comunista: pois é, se você não notou isso, nem sei o que dizer. Tudo bem que ela pira e tudo mais, e seria bem legal ver uma líder pirando e querendo dominar o mundo e unifica-lo a base da força. Mas certamente não foi legal ver isso sendo feito de uma maneira tão corrida, tão fraca, tão esdrúxula e tão vergonhável.
- Tyrion diz que ama Dany, como se isso fosse alguma justificativa pra algo: tem um diálogo dele com o Jon que ele diz que ama a Dany, mas não foi tão bem sucedido quanto a isso como o Jon. Isso foi tão... Aleatório, tão jogado, tão forçado, e de uma maneira como se justificasse a repentina burrice do Tyrion. Não quero nem falar mais sobre isso.
- A bait do dragão matar Jon: quando Jon mata a Dany, o dragão sobrevivente fica confuso e fazem parecer que ele vai matar o Jon. Mas a esse ponto já sabemos que isso virou filme genérico de ação e o protagonista não vai morrer. Isso só faz dessa cena uma cena cringe. O fato de o dragão queimar o trono, “acabando” com o poder e não permitindo que ninguém mais sente nele além da sua mãe seria maravilhosa... Se tivessem mostrado na série mais sobre os dragões e sua inteligência/capacidade de ter sentimentos e se o episódio tivesse, no todo, sido bem construído. Mas os dragões, na série, são só bestas ferozes que voam e o episódio é uma bosta.
- Livro com o nome do livro: no final, apresentam “a história em forma de livro, com o mesmo nome e conteúdo do livro original”. Clichê e cringe. E ainda deixam Tyrion de fora da história só por alívio cômico, pra ser engraçado como ele foi ignorado pela história, o pobre anão.
- Tentativa de nascimento da democracia (mas nasce a aristocracia instead): não sei como me sentir sobre essa cena. Só o que posso dizer é que simplesmente gelei quando percebi o que o Samwell tava tentando fazer, e se a ideia desse certo, acho que eu não teria conseguido terminar o episódio.
São alguns pontos que eu queria registrar. R.I.P. GOT, vou ignorar o final que você teve e manter na lembrança todas as outras temporadas maravilhosas que tive o prazer de assistir de você.