03/05/2016, 17:15 |
Whatsapp e similares
Tópico em 'Informática & Tecnologia (Gadgets)' criado por
rapier em 16/12/2015, 17:22.
|
546 respostas neste tópico
|
03/05/2016, 17:39 |
(03/05/2016, 13:29)BinSlashBash Escreveu: O problema é que isto fere a política de privacidade deles, então internamente isto é usado como argumento para não fornecer os dados e como tanto o Facebook quanto os dados estão em solo americano, em tese, eles respondem somente a legislação americana. Marco Civil tem isso, já existia isso, a obrigatoriedade de guardar metadados, algo que essas empresas voluntariamente já fazem, e cooperação com a justiça. No exemplo do Rapier do Correios seria como fornecer acesso aos registros das cartas registradas. Não tem mistério, antes o WhatsApp dizia que não tinha representação local, que era com o Facebook, mas ambos já tem representação local e ao invés de dar uma resposta decente até hoje fica com essa choradeira ao invés de adotar algum procedimento para lidar com essa situações que não acontece só com eles. O comportamento padrão da empresa é apenas se fingir de surdo, estão sendo cínicos. O juiz está errado, porém fosse outro juiz decente o problema da justiça continuaria existindo.
03/05/2016, 18:51 |
(03/05/2016, 17:39)PaninoManino Escreveu: Marco Civil tem isso, já existia isso, a obrigatoriedade de guardar metadados, algo que essas empresas voluntariamente já fazem, e cooperação com a justiça. No exemplo do Rapier do Correios seria como fornecer acesso aos registros das cartas registradas. Não tem mistério, antes o WhatsApp dizia que não tinha representação local, que era com o Facebook, mas ambos já tem representação local e ao invés de dar uma resposta decente até hoje fica com essa choradeira ao invés de adotar algum procedimento para lidar com essa situações que não acontece só com eles. O comportamento padrão da empresa é apenas se fingir de surdo, estão sendo cínicos. Tá. Vamos supor que eles tivessem acesso aos metadados. Quem te garante que haveria alguma outra informação que não a hora da mensagem enviada e a hora em que ela chegou? Porque você acha que eles deixariam os números sem criptografia? Fazer isso é ficar aberto justamente para atender pedidos judiciais. Coisa que nenhuma delas querem. Mais fácil simplesmente criptografar tudo o que for possível.
03/05/2016, 18:53 |
(03/05/2016, 18:51)Phoenix232 Escreveu: Tá. Vamos supor que eles tivessem acesso aos metadados. Quem te garante que haveria alguma outra informação que não a hora da mensagem enviada e a hora em que ela chegou? Porque você acha que eles deixariam os números sem criptografia? Fazer isso é ficar aberto justamente para atender pedidos judiciais. Coisa que nenhuma delas querem. Mais fácil simplesmente criptografar tudo o que for possível. Os metadados do Whatsapp não são criptografados, logo não deve ser isso que a Justiça pediu ou o Whatsapp deleta os metadados do servidor depois de recebida a mensagem.
03/05/2016, 18:55 |
(03/05/2016, 18:51)Phoenix232 Escreveu: Tá. Vamos supor que eles tivessem acesso aos metadados. Quem te garante que haveria alguma outra informação que não a hora da mensagem enviada e a hora em que ela chegou? Porque você acha que eles deixariam os números sem criptografia? Fazer isso é ficar aberto justamente para atender pedidos judiciais. Coisa que nenhuma delas querem. Mais fácil simplesmente criptografar tudo o que for possível. A questão que importa não é se será útil ou não, a investigação pediu, a lei prevê, o juiz pede e a empresa obedece, fim. Por que WhatsApp/Facebook leva multa e chega nesses extremos? Porque ignora as notificações e fica se esquivando de responsabilidade, não obedece nem questiona. (03/05/2016, 18:55)PaninoManino Escreveu: A questão que importa não é se será útil ou não, a investigação pediu, a lei prevê, o juiz pede e a empresa obedece, fim. Essa é uma visão bem preto no branco. Julgando como o governo e principalmente políciais federais funcionam no mundo todo, porque você acha que empresas de grande porte se recusam a colaborar? A justiça no mínimo fez um pedido insensato. Empresas podem ter obrigações legais, mas acatar a pedidos burros e que podem trazer problemas para a empresa não é um deles. Se os metadados realmente não são criptografados, como o @rapier disse, ou eles deletam ou a justiça pediu outra coisa. EDIT: Apenas uma correção. De acordo com: https://www.whatsapp.com/security/WhatsA...epaper.pdf Eles criptografam sim os metadados. Página 8. Só torna o pedido da justiça mais absurdo. O que caralhos eles estão pedindo no final das contas?
03/05/2016, 19:35 |
(03/05/2016, 19:07)Phoenix232 Escreveu: Essa é uma visão bem preto no branco. Julgando como o governo e principalmente políciais federais funcionam no mundo todo, porque você acha que empresas de grande porte se recusam a colaborar? A justiça no mínimo fez um pedido insensato. Empresas podem ter obrigações legais, mas acatar a pedidos burros e que podem trazer problemas para a empresa não é um deles. Se os metadados realmente não são criptografados, como o @rapier disse, ou eles deletam ou a justiça pediu outra coisa. E quando a representação da empresa irá sentar e conversar com a justiça, responder aos pedidos? Aliais, mesmo criptografados poderia enviar assim mesmo e a investigação que descobrisse o que fazer. O que estou dizendo é que enquanto não estão errados também não estão certos enquanto manterem essa postura.
03/05/2016, 19:37 |
(03/05/2016, 19:35)PaninoManino Escreveu: E quando a representação da empresa irá sentar e conversar com a justiça, responder aos pedidos? Aliais, mesmo criptografados poderia enviar assim mesmo e a investigação que descobrisse o que fazer. O que estou dizendo é que enquanto não estão errados também não estão certos enquanto manterem essa postura. Então você está dizendo que mesmo com a empresa tendo 100% de certeza de que os dados enviados seriam puro e simplesmente lixo, eles deveriam perder o tempo e gastar recursos deles enviando mesmo assim? Só porque a justiça pediu?
03/05/2016, 20:03 |
(03/05/2016, 14:43)rapier Escreveu: "Um traficante criou uma maneira inovadora de vender drogas. O Whatsapp e essas empresas não colaboram nem um pouco, portanto mesmo a medida sendo muito extrema, eu continuo dizendo que acho muito bom essa decisão... Com certeza tem informações que o whatsapp pode fornecer(sem ser a mensagem), mas que ele se recusa... Usando a mesma analogia, seria: (03/05/2016, 14:43)rapier Escreveu: "Um traficante criou uma maneira inovadora de vender drogas. |
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 10 Visitantes