O pânico climático e suas nuances

Tópico em 'Vale tudo' criado por Zefiris em 18/01/2015, 00:53.
Páginas (64): 1 ... 58 59 60 61 62 ... 64
633 respostas neste tópico
 #591
Eu não quero calor, mas gostaria que parasse de chover aqui em MG. Tô vendo a hora que uma barragem vai estourar por aqui.
Responder
 #592
Recorde do RS aparenta ser 42,6 °C em 1917. De Porto Alegre, 40,8 graus em 1943. Fotos de termômetro de rua não tem valor. São imprecisos e mal posicionados.

O que está prevendo recordes é o modelo de previsão numérica GFS, que costuma superestimar eventos de frio e calor, em especial quanto mais longe no futuro tentamos ver com ele. Previsão de 5-7 dias durante o verão climático? Pode até acertar, mas a chance maior é que erre.
O calor deve ser grande no Sul do Brasil, mas dentro do nosso normal climático.

-----------------------------------

Sobre MG, o estado ainda está sob influência da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) como se vê abaixo na carta sinótica de hoje da Marinha. Mais chuva virá nos próximos dias.

[Imagem: sW7KgGv.jpeg]
Responder
 #593
A única coisa que não quero é esse calor batendo aqui na minha bunda HAHA!

SP tá com temperaturas muito abaixo do normal e isso é ótimo.
Responder
 #594
Essas temperaturas no final de semana está me parecendo calor pré-frontal que antecede a chegada de uma frente fria. Por isso os valores previstos de instabilidade atmosférica estão em níveis absurdos entre a Argentina e o Uruguai.

A principio, não me parece que será uma onda de calor, pois não deve persistir por muito tempo.

A propósito, me lembrei que o primeiro tornado F5 registrado na América do Sul foi na Argentina em 1973. Mês de janeiro.
Não sei a carta sinótica da ocasião, mas o cenário que se desenha para o futuro próximo - uma frente fria avançando sobre ar extremamente quente - é combustivel para tornados.
Responder
 #595
(10/01/2022, 17:34)TimeBandit Escreveu: A única coisa que não quero é esse calor batendo aqui na minha bunda HAHA!

SP tá com temperaturas muito abaixo do normal e isso é ótimo.
Ta um inferno por aqui, 30C° pra mais todo dia.
Isso não é normal, não acontece todo ano.
Responder
 #596
O auge do calor em Buenos Aires deve ser hoje. Abaixo a temperatura prevista pelo modelo brasileiro para a tarde dessa sexta-feira:

[Imagem: UgxkdVL.png]

Acho improvável que vá bater o recorde de 1957, mas em poucas horas saberemos. Com o avanço de uma massa de ar frio, Buenos Aires no começo da próxima semana terá uma temperatura máxima variando entre 22 e 25 graus.
Os indices de instabilidade atmosférica previstos pelos modelos também andaram baixando.
Vi jornal dizendo que RS chegará aos 50 graus. Deve estar se referindo a sensação térmica, mas deve ter leitor levando ao pé da letra.
Responder
 #597
A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai emitiu cinzas a uma altura de 20 km, e com isso deve ter chegado a estratosfera. A quantidade de SO2 medida por satélite dizem que era "impressionante".

Isso provavelmente vai afetar o clima global nos próximos meses. Pois vulcões que emitem muito enxofre, o próprio se combina com o vapor de água na estratosfera para formar densas nuvens de gotículas de ácido sulfúrico. Essas gotículas podem levar vários anos para sumir e são capazes de diminuir as temperaturas na troposfera porque absorvem a radiação solar e reflete-as de volta ao espaço.
1 usuário curtiu este post: TimeBandit
Responder
 #598
Segundo a NASA, explosão do vulcão em Tonga teve energia equivalente a de centenas de bombas atômicas.
Mas essa "centenas" é a comparação clássica com a bomba de Hiroshima. Para algo mais atual, deve equivaler a 2-3 mísseis SS-18 Mod.6 que entrou em operação no final da era soviética.
A erupção do Monte Santa Helena, que causou o resfriamento no inicio dos anos 80, seria o equivalente a 3-4 desses mísseis.
Não que a explosão de alguns desses mísseis causaria um resfriamento igual a dos vulcões citados, pois esses eventos naturais injetaram muito SO2 na estratosfera.
Responder
 #599
Parece que a Cantareira fechou janeiro com chuva acima da média. E na sequência vejo noticias de morte em SP devido as chuvas. Vou ver a carta sinótica da marinha e é como imaginei, a ZCAS está atuando na região.

Certamente é bom para os reservatórios, mas muita chuva em curto espaço de tempo costuma trazer transtornos e mortes para areas urbanas.
Responder
 #600
Temperatura global medida por satélite teve redução no mês de janeiro, e agora está com anomalia positiva de somente 0,03 graus.

Mas a erupção do vulcão no Pacifico Sul ainda não deve ter influenciado. Deve ser mais o fator La Niña. A partir de março é que devemos poder ver se o SO2 emitido pelo vulcão irá ou não impactar na temperatura.

Apesar daquela onda de calor no Brasil deixar os aquecimentistas afoitos, a anomalia de temperatura no Hemisfério Sul reduziu de 0,15 positivos para 0,00 durante o periodo.

[Imagem: r5QSIcT.jpg]
Responder
Páginas (64): 1 ... 58 59 60 61 62 ... 64

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes