O pânico climático e suas nuances

Tópico em 'Vale tudo' criado por Zefiris em 18/01/2015, 00:53.
Páginas (64): 1 2 3 4 5 ... 64
633 respostas neste tópico
 #1
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noti...toria.html

"2014 foi o ano mais quente da história"
(...)Os cientistas ficaram surpresos pelo recorde de calor ter acontecido em ano sem o fenômeno do El Niño que, dizem os cientistas, tem grandes chances de ocorrer em 2015, o que elevaria ainda mais a temperatura na Terra.(...)

Bem, agora vejamos as entrelinhas de como o NOAA (a agência de oceanos e atmosfera citada na notícia) chegou a essa afirmação bombástica.

Com relação às temperaturas de superfície, vejam o destacado pelo relatório do NOAA:
http://www.ncdc.noaa.gov/sotc/global/2014/13
"The year 2014 was the warmest year across global land and ocean surfaces since records began in 1880. The annually-averaged temperature was 0.69°C (1.24°F) above the 20th century average of 13.9°C (57.0°F), easily breaking the previous records of 2005 and 2010 by 0.04°C (0.07°F)."

Claro, os destaques globais feitos na grande mídia e demais papagaios alarmistas foi nisso. Alguns podem ir um pouco além no que foi escrito no relatório, mas poucos se aventuram além disso.

Após informar que a "temperatura média anual foi de 0,69 °C (1,24 °F) acima da média do século 20 de 13,9 °C (57,0 °F), o NOAA esclarece que a anomalia da temperatura global da superfície foi de "0,69 ± 0,09 °C ". Pois é, descobrimos que o novo recorde de alta de 0,04 °C tem uma margem de incerteza de +/- 0,09 graus...

[Imagem: XwHPDAR.jpg]

Prosseguindo na página chegamos a parte de Informações Complementares, onde a matemática tortuosa do clima nos envia um beijo cálido:

[Imagem: IL2nC5b.jpg]

http://www.ncdc.noaa.gov/sotc/global/201...tal/page-1


Levando em conta a incerteza e assumindo que todos os anos (1880-2014) na série temporal são independentes, a chance de 2014 ser o mais quente da história é de... 48%. E por sua própria tabela, isso é "mais improvável do que provável". Curiosamente, ele omitiu isso da página principal do seu relatório.

[Imagem: HIDWnOw.jpg]

Mas vamos em frente (ou para trás, de volta a página principal do relatório), pois este fascinante mundo de espelhos e omissão ainda não terminou.


"Esta é a primeira vez desde 1990 que o recorde de temperatura foi quebrado na ausência de condições de El Niño".

Segundo o diagrama Hovmoller ( http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/GO...ntad.shtml ) havia condições de El Niño por boa parte de 2014:

[Imagem: KdeJ3Dd.jpg]

Além disso, a Agência Meteorológica do Japão assinalava que as condições de El Niño existem desde junho. O que se reflete em notícias assim:

http://www.alternativa.co.jp/Noticia/Vie...iz-Agencia
"Japão poderá ter inverno ameno após formação do El Niño, diz Agência"
(...)A temperatura da superfície do Oceano Pacífico ficou maior do que o normal em quase todas as áreas(...)

Por seguinte, na melhor das hipóteses, o NOAA omitiu o fato de que os dados indicam condições de El Niño existentes ao longo do Pacífico equatorial, fora da região que eles usam como índice ENSO.
Responder
 #2
bom na minha opinião isso n tem nada a ver com anime(brinks)diria que é aquele velho conhecido do aquecimento global+efeito estufa+poluição claro isso sempre ocorreu nos outros anos , e existem pseudo-medidas para tentar diminuir esses problemas que estão acontecendo , mas na minha opinião "enquanto não doer no bolso nós não vamos mudar" é a mesma questão das calotas de gelos derretendo e consequentemente elevando o nv do mar , e engolindo as zonas costeiras , como também tem o desmatamento e etc, sobre o el nino / la nina / e outros efeitos climaticos , mesmo tendo a omissão ou não deles , não refuta o fato de que a cada ano a temperatura está muito "drástica" tanto para o muito frio quanto para o muito quente , chuvoso ou etc, obviamente isso é apenas minha opinião.
Responder
 #3
Quanto as teorias apocalípticas de que a seca em SP é culpa do aquecimento global, vejam na imagem abaixo como a água precipitável na atmosfera demonstra o aporte de umidade da Amazônia vindo aqui para o Sul do Brasil:

[Imagem: 8vAQB3K.jpg]

Típico de ano de El Niño, que o NOAA se fez de cego e diz não ter existido. Mesmo já havendo 3 enchentes no rio Uruguai nos últimos 6 meses devido a isso.


Aqui no Sul está tendo chuva até demais, enquanto SP tem de menos.

Por seguinte, não vejo nada de anormal na situação. Está tudo dentro da variabilidade natural do clima. Sendo que o que agravou a situação da Cantareira foi o aumento natural da população da região e a demora em economizar água. Não há um fantasma climático de origem antropogênica por trás disso.
Responder
 #4
@Zefiris adora desmentir os cientistas, ano após ano... Icon_e_biggrin
Responder
 #5
(18/01/2015, 01:10)Bhaskara Escreveu: bom na minha opinião isso n tem nada a ver com anime(brinks)diria que é aquele velho conhecido do aquecimento global+efeito estufa+poluição claro isso sempre ocorreu nos outros anos , e existem pseudo-medidas para tentar diminuir esses problemas que estão acontecendo , mas na minha opinião "enquanto não doer no bolso nós não vamos mudar" é a mesma questão das calotas de gelos derretendo e consequentemente elevando o nv do mar , e engolindo as zonas costeiras , como também tem o desmatamento e etc, sobre o el nino / la nina / e outros efeitos climaticos , mesmo tendo a omissão ou não deles , não refuta o fato de que a cada ano a temperatura está muito "drástica" tanto para o muito frio quanto para o muito quente , chuvoso ou etc, obviamente isso é apenas minha opinião.

O post do @Zefiris refuta a tese do aquecimento global.
Responder
 #6
(18/01/2015, 08:55)Havokdan Escreveu: @Zefiris adora desmentir os cientistas, ano após ano... Icon_e_biggrin

Enquanto eles gostarem de torturar os números para anunciar o apocalipse, eu estarei a espreita Detective
Responder
 #7
(18/01/2015, 09:48)Zefiris Escreveu: Enquanto eles gostarem de torturar os números para anunciar o apocalipse, eu estarei a espreita Detective

Sempre vigilante Alegre
Responder
 #8
Agora tem um tópico pra eu mover as coisas do tempo pra ele.
Responder
 #9
São paulo está assim principalmente pelo assoreamento dos rios e destruição de matas ciliares. Com mata mesmo com poucas chuvas o rio sobrevive até pelas reservas de águas subterrâneas que brotam nas nascentes 
Responder
 #10
(18/01/2015, 11:14)Ton Escreveu: São paulo está assim principalmente pelo assoreamento dos rios e destruição de matas ciliares. Com mata mesmo com poucas chuvas o rio sobrevive até pelas reservas de águas subterrâneas que brotam nas nascentes 

E pelos prédios altos que barram o vento, pela impermeabilização em excesso do solo e por ser uma "depressão" rodeada por montanhas.
Responder
Páginas (64): 1 2 3 4 5 ... 64

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes