O pânico climático e suas nuances

Tópico em 'Vale tudo' criado por Zefiris em 18/01/2015, 00:53.
Páginas (64): 1 ... 40 41 42 43 44 ... 64
633 respostas neste tópico
 #411
Possivelmente há risco leve a moderado de ocorrência de tornados nas próximas 36 ou 48 horas no RS e SC, devido a união de três fatores: frente fria, calor e um vórtice ciclônico em médios e altos níveis da atmosfera na província de Buenos Aires.

De certeza é eventos de chuva intensa e vendavais derivados de frentes de rajada em algumas cidades. Além de ocorrência localizada de granizo.

Na próxima semana termina essa onda de calor aqui na região Sul, com a temperatura ficando mais aceitável durante a última semana do ano. Mas nesta época do ano, um refresco para nós aqui no Sul significa risco de chuva extrema para o RJ durante a virada do ano.
Responder
 #412
(20/12/2018, 09:13)Zefiris Escreveu: Na próxima semana termina essa onda de calor aqui na região Sul, com a temperatura ficando mais aceitável durante a última semana do ano.

Graças a Deus!

Eu não fui feito para o calor. Me queimo atravessando a rua.
Responder
 #413
Linhas de tempestades avançam pelo RS e deverão atingir SC entre o meio da tarde e começo da noite. Talvez com força parecida com o evento no começo da semana que deixou várias cidades sem luz.

No Oeste de SC e partes do PR há núcleos isolados de chuva/trovoada derivados do forte calor.
Responder
 #414
os corretores de seguro vão ao delírio
Responder
 #415
Aqui na minha cidade o mau tempo chegou mais ou menos na hora estimada que falei para minha mãe, e a luz caiu algumas vezes, mas por poucos segundos.

Pelo Twitter vi gente mostrando fotos dos temporais chegando em algumas cidades. Abaixo foto de temporal chegando em Porto Belo (SC):

[Imagem: bdkTkvf.jpg]

E em Brusque (SC):

[Imagem: 22A46OQ.jpg]

Os indices de instabilidade atmosférica estão meio altos para essa sexta-feira no Sul do Brasil, o que deve criar novas tempestades multicelulares.
Responder
 #416
O radar meteorológico em SC mostra uma forte linha de instabilidade avançando do RS para SC. O reflexo do radar em alguns pontos indica potencial elevado para granizo e eventos de downburst e micro explosão (explicação na imagem mais abaixo).

[Imagem: ACGD8Bz.jpg]

[Imagem: uvL2R0J.jpg]

Considerando o nível de instabilidade convectiva em SC, possivelmente a região do Vale do Itajaí é a que mais sofrerá hoje com o mau tempo.
Responder
 #417
Na minha cidade o vento foi mais fraco que ontem, mas lendo o Twitter dos bombeiros de SC, parece que houve queda de árvores em várias cidades. E segundo site da Celesc (imagem abaixo), quase 5% das unidades consumidoras em SC estão sem energia, possivelmente derivado do mau tempo. Muitas no Vale do Itajaí onde eu tinha previsto o pior.

[Imagem: OU9I5i2.jpg]

Abaixo imagem da linha de tempestades avançando para Imbituba, uma cidade que morei até 2002:

[Imagem: MyhVCub.jpg]
Responder
 #418
https://www.nerc.com/pa/RAPA/ra/Reliabil..._Final.pdf
A NERC (North American Electric Reliability Corporation) entregou um relatório que confirma os receios da administração Trump de que uma taxa agressiva de desativação de usinas termoelétricas e nucleares ameaçam a confiabilidade da rede elétrica.

A confiabilidade da rede refere-se à capacidade do sistema de energia de fornecer eletricidade na taxa exigida. Se as concessionárias de energia elétrica não forem capazes de atender à demanda a qualquer momento, o resultado seria um blecaute para a região afetada. Enquanto geradores de energia mais tradicionais, como usinas nucleares, podem gerar eletricidade a uma taxa constante, a tecnologia de energia renovável, como eólica e solar, produz eletricidade em intervalos mais intermitentes e mais fracos.
Responder
 #419
Dentro do que eu tinha previsto, ontem teve tornado, mas a principio só um foi detectado, no caso em Biguaçu (SC):
https://twitter.com/metsul/status/1076475038113677312
Responder
 #420
(22/12/2018, 12:29)Zefiris Escreveu: Dentro do que eu tinha previsto, ontem teve tornado, mas a principio só um foi detectado, no caso em Biguaçu (SC):
https://twitter.com/metsul/status/1076475038113677312
Isso me deixou sem luz por 8 horas. ?
Responder
Páginas (64): 1 ... 40 41 42 43 44 ... 64

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes