(05/08/2015, 15:25)SousukeARX7 Escreveu: Eu ri disso, qualquer pessoa que saiba falar tem noção de que roubar e matar tambem é errado, saber que é errado não tem o efeito desejado.
Essa é uma frase bem comum por aí "ensinar o estuprador a não estuprar", mas apesar dela parecer besta no começo, ela de fato traz a solução. Países onde a população tem mais acesso à educação tem índices de criminalidade mais baixos. É quase que um loop: Mais educação > pessoas mais conscientes e engajadas > respeito ao próximo, as leis e ao bem comum > valorização da educação, do estudo e do trabalho > mais educação.
Claro que chegar pra um estuprador e dizer "estuprar é feio, não faça" não vai ter efeito. Mas quando a sociedade é mais bem educada ela própria desenvolve conceitos e se auto-regula. Em muitos lugares ainda tem gente que pensa que roupa "curta" significa que a mulher tá pedindo ("em muitos" é quase um eufemismo aqui, da pra achar um por esquina), e isso é ignorância e costumes herdados. E claro, se você tem uma sociedade onde incitar estupro é revoltante é muito mais fácil achar um verdadeiro "estuprador em potencial", já que o próprio comportamento dele vai se destacar (uma vez que aqueles que não sofrem de algum problema mental não vão ficar incitando algo do tipo por aí).
------
Por mais que eu odeie ver que uma pessoa precise ter sua liberdade retirada para poder estar segura, hoje isso é uma necessidade. Eu não me arrisco numa rua deserta a noite, e jamais diria pra um(a) amigo(a) fazer isso. Enquanto o problema não é resolvido as pessoas acabam precisando tirar suas próprias liberdades para ficarem seguras, quase que numa questão de sobrevivência.
E parece que cheguei meio atrasado pra treta... mas enfim, minha opinião ta aí.