Kusuriya no Hitorigoto

Tópico em '2023' criado por rapier em 16/02/2023, 05:30.
Páginas (9): 1 ... 5 6 7 8 9
83 respostas neste tópico
Tava vendo uma série da Netflix com a patroa, aí acabou e ela resolveu que queria ver um anime. Tava caçando algo no catálogo da CR e o poster desse anime chamou a atenção dela. Não vi nada de nocivo, então resolvemos começar a assistir.

Me doeu um cadinho logo no primeiro episódio de a Maomao ser "muito valiosa" aos olhos do Jinshi e ser colocada como provadora de comida, uma função que até pelo próprio anime ficou subentendido ter altas taxas de mortalidade... tudo bem que ela é resistente, mas nós telespectadores que descobrimos isso, o Jinshi não fazia ideia.

Os "mistérios" são meio bobos e as resoluções também são meio bobas, então essa faceta não me anima muito. Mas dá pra assistir e curtir o anime pelos outros elementos presentes. Os personagens até então são divertidos e com personalidade, o visual tá muito bonito, o contraste entre seriedade e zoeira na animação traz um alivio cômico suave e de bom gosto.

Pelo visto o resto do anime não destoa muito disso, então devo gostar até o fim.
Responder
(24/02/2025, 06:09)jihox Escreveu: Tava vendo uma série da Netflix com a patroa, aí acabou e ela resolveu que queria ver um anime. Tava caçando algo no catálogo da CR e o poster desse anime chamou a atenção dela. Não vi nada de nocivo, então resolvemos começar a assistir.

Me doeu um cadinho logo no primeiro episódio de a Maomao ser "muito valiosa" aos olhos do Jinshi e ser colocada como provadora de comida, uma função que até pelo próprio anime ficou subentendido ter altas taxas de mortalidade... tudo bem que ela é resistente, mas nós telespectadores que descobrimos isso, o Jinshi não fazia ideia.

Os "mistérios" são meio bobos e as resoluções também são meio bobas, então essa faceta não me anima muito. Mas dá pra assistir e curtir o anime pelos outros elementos presentes. Os personagens até então são divertidos e com personalidade, o visual tá muito bonito, o contraste entre seriedade e zoeira na animação traz um alivio cômico suave e de bom gosto.

Pelo visto o resto do anime não destoa muito disso, então devo gostar até o fim.

Um bocado de mistérios são apenas peças de mistérios maiores.

Quero ver sua opinião (e dela) sobre o arco e revelação final dessa temporada.
Responder
Terminei hoje de assistir a primeira temporada e foi bem agradável. Se não fosse por umas CGs bem bizonhas aqui e ali, daria um 10 pra animação. Achei os cenários, ambientes e roupas relativamente bem detalhados, o que ajuda muito a manter o interesse. É bom ter mais coisas além do centro da tela pra olhar.

A progressão também foi bem bacana. A Maomao vai ganhando a confiança do pessoal, o que abre margem pros mistérios ficarem cada vez mais complexos. De início foi meio bobo, mas foi ficando progressivamente mais interessante, então tá valendo.

Também curti os personagens de maneira geral. Nenhum deles me fez passar raiva. O relacionamento da Maomao com o Jinshi nem de longe me faz passar raiva.

(24/02/2025, 07:40)PaninoManino Escreveu: Quero ver sua opinião (e dela) sobre o arco e revelação final dessa temporada.

Achei mais fraco que os dois mistérios que vieram antes. O arco começou meio abrupto, no sentido de que até então a Maomao nem dava bola pro pai, e de repente começou o episódio com ela reconhecendo isso como se fosse natural. A "solução" também foi muito telegrafada. O lance ali foi mais ser um drama do que um mistério.

E a patroa gostou bastante, especialmente do episódio 18 ou 19, que culminou com várias soluções convergindo e tal. Ela elogiou em voz alta o desfecho no final da cena.

edit: faltou falar que passei o último episódio inteiro pensando "mas como diabos assisti 23 episódios e não notei que a Maomao não tinha um pedaço do dedo?" até ela revelar bem no finalzinho que, aparentemente, bebês têm o poder do Deadpool.
Responder
(28/02/2025, 22:43)jihox Escreveu: Achei mais fraco que os dois mistérios que vieram antes. O arco começou meio abrupto, no sentido de que até então a Maomao nem dava bola pro pai, e de repente começou o episódio com ela reconhecendo isso como se fosse natural. A "solução" também foi muito telegrafada. O lance ali foi mais ser um drama do que um mistério.

E a patroa gostou bastante, especialmente do episódio 18 ou 19, que culminou com várias soluções convergindo e tal. Ela elogiou em voz alta o desfecho no final da cena.

Queria saber mais opinião sobre os personagens, e o que foi relevado sobre eles nesse arco.
Passei raiva, e semana passada quando li isso na LN passei mais raiva ainda!
Como pode, todos filhos da puta, incluindo a Maomao. Crueldade o que fizeram com o Lakan and Fengshi (tá certo o nome?). Em momento nenhum a Meimei, Maomao, Loumen esclarecem a situação, deixam os dois sofrerem "sem motivo". Revoltante que o Lakan era bem chegado com o Loumen, respeitava ele muito, porque foi quem finalmente ajudou ele com o problema mental que ele tinha, e o Loumen trai ele daquele jeito? Ele poderia muito bem ter enviado carta para o Lakan sobre o que tinha acontecido ou avisado a Fengshi que ele não voltava porque queria e não sabia o que estava acontecendo. O que o Loumen e a Maomao mais tem contra o Lakan é... inveja, da inteligência dele! E mais nada!

Também não entendo como a Maomao pode ser tão de boa com a velha, porque a Maomao entendia muito bem que a velha estrava tramando para prostituir a Maomao e tinha ela como "refém" para eventualmente vender ela de volta para o Lakan pelo maior preço possível.
A Maomao também fica decepcionada que o Lakan descobriu que a mãe estava viva e gastou dinheiro com ela, queria que ele tivesse comprado a Meimei, para ela foi um "desperdício", ele foi um "idiota" por dar todo o dinheiro que tinha para passar os últimos dias com a mãe dela que ele ama.

É tudo tão revoltante nessa história.
Responder
(28/02/2025, 23:57)PaninoManino Escreveu: Queria saber mais opinião sobre os personagens, e o que foi relevado sobre eles nesse arco.
Passei raiva, e semana passada quando li isso na LN passei mais raiva ainda!
Como pode, todos filhos da puta, incluindo a Maomao. Crueldade o que fizeram com o Lakan and Fengshi (tá certo o nome?). Em momento nenhum a Meimei, Maomao, Loumen esclarecem a situação, deixam os dois sofrerem "sem motivo". Revoltante que o Lakan era bem chegado com o Loumen, respeitava ele muito, porque foi quem finalmente ajudou ele com o problema mental que ele tinha, e o Loumen trai ele daquele jeito? Ele poderia muito bem ter enviado carta para o Lakan sobre o que tinha acontecido ou avisado a Fengshi que ele não voltava porque queria e não sabia o que estava acontecendo. O que o Loumen e a Maomao mais tem contra o Lakan é... inveja, da inteligência dele! E mais nada!

A novel deve ter bem mais detalhes do que o anime. Minha impressão da traição do Loumen foi "só porque sim", porque "shit happens". Foi literalmente uns 5 segundos de tela. A coisa desandou pro Loumen/família e a alternativa foi usar o Lakan. Mas sim, não houve explicação de por que deixaram o Lakan no escuro enquanto tava fora nem de terem deixado a Fengxian sem saber das circunstâncias do Lakan. A "chave" pra responder isso é descobrir quem intermediava a troca de cartas, porque não lembro e/ou não ficou claro no anime. Se era a velha, pode ter sido represália pelo Lakan ter engravidado a Fengxian e basicamente ter zerado o valor dela como cortesã. E claramente a Maomao é "propriedade" da velha, como se fosse uma contrapartida pelo dinheiro perdido e um investimento futuro. A velha só pensa no dinheiro e isso ficou claro o anime todo. A Maomao até esse ponto da história era só um feto ou um bebê sem a ponta do dedo, então não dá pra culpá-la de nada ainda.

(28/02/2025, 23:57)PaninoManino Escreveu: Também não entendo como a Maomao pode ser tão de boa com a velha, porque a Maomao entendia muito bem que a velha estrava tramando para prostituir a Maomao e tinha ela como "refém" para eventualmente vender ela de volta para o Lakan pelo maior preço possível.

Pra mim, desde o início do anime a Maomao tem complexo de vira-lata. Ela sempre se rebaixa perante os outros, sempre faz por menos, sempre abaixa a cabeça e aceita as coisas, sempre coloca os outros à frente dela. Só de vez em quando que vira uma chavinha dentro da cabeça dela e ela vira um diabinho, mas me parece que são sempre em situações em que ela quer cutucar a onça com vara curta pra ver se ela se fode ou não, quase que querendo se foder.

Isso pra mim explica em parte ela ser "boa" com a velha. Por um lado, ela sabe que é posse da velha, soma isso ao complexo de vira-lata e pronto. Por outro, mal ou bem a velha continuou cuidando da mãe dela, por mais que tenha sido determinação da velha que a mãe dela começasse a se vender pra qualquer um e eventualmente ter adoecido. Também vejo o lado de a Maomao sempre tentar ganhar dinheiro pra velha, como se fosse uma forma de pagar a dívida dela antes que precise vender o próprio corpo pra isso.

(28/02/2025, 23:57)PaninoManino Escreveu: A Maomao também fica decepcionada que o Lakan descobriu que a mãe estava viva e gastou dinheiro com ela, queria que ele tivesse comprado a Meimei, para ela foi um "desperdício", ele foi um "idiota" por dar todo o dinheiro que tinha para passar os últimos dias com a mãe dela que ele ama.

É tudo tão revoltante nessa história.

Nesse ponto eu concordo, mas consigo conjurar um plot twist. A mãe biológica da Maomao é a Fengxian, mas a mãe de criação é a Meimei, que inclusive amamentou ela. Considerando ainda que a mãe biológica cortou o dedo dela quando bebê, não me espanta a Maomao ter mais apreço pela Meimei do que pela Fengxian. Tudo bem, a Maomao ainda ia visitar a mãe e tal, mas até o presente momento do anime, a Maomao ainda tem pesadelos com o evento da mãe cortando o dedo dela. Ela realmente ama a mãe biológica ou só dá alguma atenção por obrigação? O anime não deixou claro pra mim que a Maomao ama a mãe biológica. Inclusive, tiveram que perguntar se ela não ia visitar a mãe, e a resposta dela foi muito numa vibe de "queria não, mas vou".

E mais, a Maomao se guia mais pela razão. A Fengxian não tem mais salvação. Já a Meimei já tá ficando velha (isso foi dito no anime), então tá na hora de ser comprada. Só não consigo explicar por que ela queria que fosse o Lakan... talvez pelo fato de o Lakan não ver a Meimei como mulher, igual a todo o resto do mundo, e com isso a Meimei estaria a salvo de ser só um objeto sexual para seu comprador?
1 usuário curtiu este post: PaninoManino
Responder
(01/03/2025, 22:25)jihox Escreveu: A novel deve ter bem mais detalhes do que o anime. Minha impressão da traição do Loumen foi "só porque sim", porque "shit happens". Foi literalmente uns 5 segundos de tela. A coisa desandou pro Loumen/família e a alternativa foi usar o Lakan. Mas sim, não houve explicação de por que deixaram o Lakan no escuro enquanto tava fora nem de terem deixado a Fengxian sem saber das circunstâncias do Lakan. A "chave" pra responder isso é descobrir quem intermediava a troca de cartas, porque não lembro e/ou não ficou claro no anime. Se era a velha, pode ter sido represália pelo Lakan ter engravidado a Fengxian e basicamente ter zerado o valor dela como cortesã. E claramente a Maomao é "propriedade" da velha, como se fosse uma contrapartida pelo dinheiro perdido e um investimento futuro. A velha só pensa no dinheiro e isso ficou claro o anime todo. A Maomao até esse ponto da história era só um feto ou um bebê sem a ponta do dedo, então não dá pra culpá-la de nada ainda.

Pra mim, desde o início do anime a Maomao tem complexo de vira-lata. Ela sempre se rebaixa perante os outros, sempre faz por menos, sempre abaixa a cabeça e aceita as coisas, sempre coloca os outros à frente dela. Só de vez em quando que vira uma chavinha dentro da cabeça dela e ela vira um diabinho, mas me parece que são sempre em situações em que ela quer cutucar a onça com vara curta pra ver se ela se fode ou não, quase que querendo se foder.

Isso pra mim explica em parte ela ser "boa" com a velha. Por um lado, ela sabe que é posse da velha, soma isso ao complexo de vira-lata e pronto. Por outro, mal ou bem a velha continuou cuidando da mãe dela, por mais que tenha sido determinação da velha que a mãe dela começasse a se vender pra qualquer um e eventualmente ter adoecido. Também vejo o lado de a Maomao sempre tentar ganhar dinheiro pra velha, como se fosse uma forma de pagar a dívida dela antes que precise vender o próprio corpo pra isso.

Nesse ponto eu concordo, mas consigo conjurar um plot twist. A mãe biológica da Maomao é a Fengxian, mas a mãe de criação é a Meimei, que inclusive amamentou ela. Considerando ainda que a mãe biológica cortou o dedo dela quando bebê, não me espanta a Maomao ter mais apreço pela Meimei do que pela Fengxian. Tudo bem, a Maomao ainda ia visitar a mãe e tal, mas até o presente momento do anime, a Maomao ainda tem pesadelos com o evento da mãe cortando o dedo dela. Ela realmente ama a mãe biológica ou só dá alguma atenção por obrigação? O anime não deixou claro pra mim que a Maomao ama a mãe biológica. Inclusive, tiveram que perguntar se ela não ia visitar a mãe, e a resposta dela foi muito numa vibe de "queria não, mas vou".

E mais, a Maomao se guia mais pela razão. A Fengxian não tem mais salvação. Já a Meimei já tá ficando velha (isso foi dito no anime), então tá na hora de ser comprada. Só não consigo explicar por que ela queria que fosse o Lakan... talvez pelo fato de o Lakan não ver a Meimei como mulher, igual a todo o resto do mundo, e com isso a Meimei estaria a salvo de ser só um objeto sexual para seu comprador?

"A Maomao até esse ponto da história era só um feto ou um bebê sem a ponta do dedo, então não dá pra culpá-la de nada ainda."

Ler as explicações e pensamentos dela na LN, antes, durante e depois, foi uma tortura pra mim.

Você levanta algum bons pontos, que resumindo significam: MENTE DE PUTA!
Maomao vagabunda!

(Só para registrar: "Considerando ainda que a mãe biológica cortou o dedo dela quando bebê, não me espanta a Maomao ter mais apreço pela Meimei do que pela Fengxian."
Cortar E enviar o dedo para o Lakan é uma forma de maldição, por ela pensar que tinha sido abandonada por ele, e em parte foi loucura e a Maomao save disso. Sífilis causa loucura, ela perdeu a mente, não pensava mais direito.)
Responder
(01/03/2025, 23:14)PaninoManino Escreveu: Ler as explicações e pensamentos dela na LN, antes, durante e depois, foi uma tortura pra mim.

Isso aqui não tenho nem como contra-argumentar.

(01/03/2025, 23:14)PaninoManino Escreveu: (Só para registrar: "Considerando ainda que a mãe biológica cortou o dedo dela quando bebê, não me espanta a Maomao ter mais apreço pela Meimei do que pela Fengxian."
Cortar E enviar o dedo para o Lakan é uma forma de maldição, por ela pensar que tinha sido abandonada por ele, e em parte foi loucura e a Maomao save disso. Sífilis causa loucura, ela perdeu a mente, não pensava mais direito.)

Certamente sabe, mas nem por isso significa que ela não tenha ressentimento. A loucura da mãe não anula o fato de ela ter cortado o dedo da própria filha e tê-la traumatizado pelo resto da vida. É possível compreender a ação, mas perdoar e amar apesar do fato são passos que vão muito além.

Na novel ficou evidente que a Maomao ama a mãe biológica? Ou ela vê a mãe igual o pai, como uma pessoa que apenas foi responsável por colocá-la no mundo?
Responder
(01/03/2025, 23:28)jihox Escreveu: Na novel ficou evidente que a Maomao ama a mãe biológica? Ou ela vê a mãe igual o pai, como uma pessoa que apenas foi responsável por colocá-la no mundo?

Maomao não tem nenhum sentimento, não atoa escrevi "mente de puta", não foi só uma ofensa, é mesmo como ela "pensa". Ela cresceu naquele mundo, com aqueles valores. Ser escravizada, prostituída e vendida pela Velha para ela é algo "normal" e ela apenas aceita.
A Velha esconder a mãe para passar décadas sugando sugando dinheiro do Lakan e na última hora tirar tudo que puder dele vendendo a mãe a beira da morte é normal.
A Velha se aproveitar da amizade do Lakan com a Meimei e a Maomao se aproveitar para o Lakan comprar a liberdade dela é algo normal.

A Maomao tinha deixado uma "pista" para o Lakan que a mãe estava viva, pista que ele poderia ou não ver (ele não viu) e interpreto isso como um pouquinho de "consciência pesada" da Maomao.

(01/03/2025, 23:28)jihox Escreveu: Certamente sabe, mas nem por isso significa que ela não tenha ressentimento. A loucura da mãe não anula o fato de ela ter cortado o dedo da própria filha e tê-la traumatizado pelo resto da vida. É possível compreender a ação, mas perdoar e amar apesar do fato são passos que vão muito além.

A Maomao não tem tanto "trauma" assim da mãe, ela não tem aquele sonho frequentemente, é raro. O maior motivo dela não gostar da mãe é que a Maomao só conheceu ela louca pela doença e na loucura dela a Fengxian atacava a filha.

A Maomao tinha mais trauma é do Lakan, porque a primeira vez que ela viu ele foi depois dele tomar uma surra da Velha e estava todo ensanguentado.
Aquele encontro com ele todo sujo, quebrando, cheio de sangue e com expressão de maníaco vendo ela pela primeira vez porque era o segundo rosto que ele via na vida ele, aquilo sim "traumatizou" ela.
Depois ela "entendeu" o que aconteceu mas novamente, "mente de puta", ela entendeu tudo que aconteceu, que ele tinha sido vítima, que ele estava desesperado pela filha e mesmo assim "foda-se" e foi se agarrar com o Loumen e como disse também sabia de tudo que tinha acontecido, que tinha sido uma tragédia, que ele não tinha realmente culpa e deixou ele sofrendo porque tinha inveja da inteligência dele. Esse é o mais foda de aceitar, eunuco desgraçado, nunca confie em eunucos.

Enfim, que a protagonista e personagens que em teoria deveriam ser os personagens "bons e nobres" tenham essa "falha de caráter" e dê motivo para não gostar eles até torna mais interessante a história.
Não é sempre que se vê isso.
Responder
(02/03/2025, 10:34)PaninoManino Escreveu: A Maomao tinha mais trauma é do Lakan, porque a primeira vez que ela viu ele foi depois dele tomar uma surra da Velha e estava todo ensanguentado.
Aquele encontro com ele todo sujo, quebrando, cheio de sangue e com expressão de maníaco vendo ela pela primeira vez porque era o segundo rosto que ele via na vida ele, aquilo sim "traumatizou" ela.
Depois ela "entendeu" o que aconteceu mas novamente, "mente de puta", ela entendeu tudo que aconteceu, que ele tinha sido vítima, que ele estava desesperado pela filha e mesmo assim "foda-se" e foi se agarrar com o Loumen e como disse também sabia de tudo que tinha acontecido, que tinha sido uma tragédia, que ele não tinha realmente culpa e deixou ele sofrendo porque tinha inveja da inteligência dele. Esse é o mais foda de aceitar, eunuco desgraçado, nunca confie em eunucos.

Essa interpretação aí só se for por coisas extras da novel, porque no anime não foi o que pareceu.

Do ponto de vista da Maomao, o Lakan abandonou ela. Pode ter sido um trauma vê-lo todo quebrado, mas ainda assim naquele momento o Lakan sabia que tinha uma filha, mas nunca agiu como pai, nunca a procurou. Não é responsabilidade da filha buscar pelo pai, é responsabilidade do pai não desamparar sua filha. O Luomen, que antes tinha "salvado" o Lakan ensinando ele como viver no mundo com a deficiência dele, assumiu agora a figura paterna pra Maomao e de certa forma a salvou também. O Luomen e o Lakan foram vítimas do mesmo parente. O Luomen foi expulso de casa depois da "vergonha" trazida pela treta dos partos no palácio, o Lakan foi o bode expiatório. Eu diria que tá mais fácil o Lakan ter ressentimentos para com o Luomen do que o contrário.

Também não senti "inveja" do Luomen para com o Lakan. O Lakan foi vítima tão somente até o momento de retornar e descobrir a verdade. Dali pra frente, ele passa a ter culpa por não ter agido como pai. Por mais que a velha o rechaçasse, ele poderia ter continuado tentando. Podia ter ido na casa do Luomen procurar pela filha. Sei lá, se vira. Mas não, ele apenas a abandonou.

Talvez o Luomen pudesse ter avisado o Lakan sobre o que tava rolando na ausência dele, mas aí a gente tá assumindo que ele tinha os meios para isso. Seu ponto de vista se justifica pra mim se o Luomen tinha como ter avisado o Lakan em sua ausência, mas não o fez propositalmente. Do contrário, pra mim é só mais um "shit happens".
Responder
(02/03/2025, 12:10)jihox Escreveu: Essa interpretação aí só se for por coisas extras da novel, porque no anime não foi o que pareceu.

Do ponto de vista da Maomao, o Lakan abandonou ela. Pode ter sido um trauma vê-lo todo quebrado, mas ainda assim naquele momento o Lakan sabia que tinha uma filha, mas nunca agiu como pai, nunca a procurou. Não é responsabilidade da filha buscar pelo pai, é responsabilidade do pai não desamparar sua filha. O Luomen, que antes tinha "salvado" o Lakan ensinando ele como viver no mundo com a deficiência dele, assumiu agora a figura paterna pra Maomao e de certa forma a salvou também. O Luomen e o Lakan foram vítimas do mesmo parente. O Luomen foi expulso de casa depois da "vergonha" trazida pela treta dos partos no palácio, o Lakan foi o bode expiatório. Eu diria que tá mais fácil o Lakan ter ressentimentos para com o Luomen do que o contrário.

Também não senti "inveja" do Luomen para com o Lakan. O Lakan foi vítima tão somente até o momento de retornar e descobrir a verdade. Dali pra frente, ele passa a ter culpa por não ter agido como pai. Por mais que a velha o rechaçasse, ele poderia ter continuado tentando. Podia ter ido na casa do Luomen procurar pela filha. Sei lá, se vira. Mas não, ele apenas a abandonou.

Talvez o Luomen pudesse ter avisado o Lakan sobre o que tava rolando na ausência dele, mas aí a gente tá assumindo que ele tinha os meios para isso. Seu ponto de vista se justifica pra mim se o Luomen tinha como ter avisado o Lakan em sua ausência, mas não o fez propositalmente. Do contrário, pra mim é só mais um "shit happens".

Mas o Lakan não abandonou a Maomao, é disso que estou falando, roubaram ela dele!
Por isso que ele continuava indo lá (ele acreditava que a Fengxian estava morta), por causa da Maomao. Por causa da situação de como as casas de prostituição funcionam ele não podia simplesmente ir lá e tomar a Maomao, e além disso ele também queria ser aceito por ela.
Por isso ele continuava indo lá, entrando lá com a ajuda da Meimei, tentando convencer a Velha a "vender" a Maomao para ele e tentando se aproximar da Maomao e fazer ela parar de ter medo dele.
O Loumen sabia disso tudo, sabia que era em parte "culpa" dele o Lakan ter sido mandado para longe e ter causado aquela tragédia, e mesmo assim se junta ao grupo de vilões para separar o Lakan da mulher que amava (e que amava ele) e da filha.

Imagino se parte dos sentimentos "negativos" do Loumen pelo Lakan tem a ver com o fato de o Loumen ter sido feito um eunuco e depois banido do Palácio, condenado a viver atrás da zona de prostituição em desgraça enquanto o Lakan voltou e ascendeu na hierarquia do Palácio.

Enfim, Lakan se fodeu não por culpa dele e o único objetivo dele era ser aceito pela filha, o que ele AINDA está tentando conseguir enquanto todos os outros personagens tentam impedir.
Responder
Páginas (9): 1 ... 5 6 7 8 9

Usuários visualizando este tópico: 7 Visitantes