(17/02/2025, 15:55)JJaeger Escreveu: Não entendi essa parada de "venda direta", o combustível precisa ser transportado pras cidades, só nesse transporte a venda já deixou de ser direta. Quem faz o transporte provavelmente já é uma terceirizada, quem for comprar o combustível vai estar na mão de quem fez o pedido de compra.
Venda direta é sem precisar de distribuidora, acabei de ver que só etanol é assim hoje em dia.
e isso foi criticado por diversos opositores da época
(17/02/2025, 15:55)JJaeger Escreveu: Outra parada, a petrobrás vende a gasolina a 3,04, mas esse valor é o valor real ou tabelado? A venezuela vendia gasolina a 4 centavos.
Valor de refinaria, sem impostos, fretes e faixas de lucro dos intermediários.
A Venezuela vendia gasolina barata com subsídios.
Nos anos mais recentes, eles estavam com problemas pra refinar a gasosa e tava faltando nos postos.
(17/02/2025, 16:04)TimeBandit Escreveu: Valo de refinaria, sem impostos, fretes e faixas de lucro dos intermediários.
Eu tenho um fusca, se eu quiser botar 10 reais de gasolina eu tenho que sair de Cabrobó, interior do Fimdemundistão, e ir até uma refinaria no Rio de Janeiro re-abastecer? Sou matuto, não entendi.
(17/02/2025, 16:07)JJaeger Escreveu: Eu tenho um fusca, se eu quiser botar 10 reais de gasolina eu tenho que sair de Cabrobó, interior do Fimdemundistão, e ir até uma refinaria no Rio de Janeiro re-abastecer? Sou matuto, não entendi.
eu que não entendi sua pergunta. Pq vc iria pra uma refinaria? Isso não é possível.
(17/02/2025, 16:09)TimeBandit Escreveu: O posto, ou a rede de postos, pode comprar direto da refinaria.
É como comprar uma casa sem corretor.
Ah, entendi. É direto por parte do posto. Mas os caras ainda vão pagar taxa de ICMS, TNSCPA (Toma No Seu Cú e Paga Aí), etc. Se a refinaria vende a 3,04, o valor total vai embutir frete, imposto e margem de lucro.
(17/02/2025, 16:11)DK666 Escreveu: Hoje em dia postos não podem comprar de refinarias, eles precisam comprar de distribuidoras, que metem o preço que elas quiserem.
Se eliminar esse intermediário já daria uma boa baixada nos preços.
O posto é obrigado a comprar da distribuidora devido a alguma lei idiota ou o fazem por conveniência?
(17/02/2025, 16:11)JJaeger Escreveu: Ah, entendi. É direto por parte do posto. Mas os caras ainda vão pagar taxa de ICMS, TNSCPA (Toma No Seu Cú e Paga Aí), etc. Se a refinaria vende a 3,04, o valor total vai embutir frete, imposto e margem de lucro.
Sim
(17/02/2025, 16:11)JJaeger Escreveu: O posto é obrigado a comprar da distribuidora devido a alguma lei idiota ou o fazem por conveniência?
Se não me engano, refinaria só vende pra distribuidor. Não pode vender para postos.
O que acontece é que muitas redes de postos são distribuidores. Então na prática, haverá pouca ou quase nenhuma redução de preço.