(10/02/2025, 23:53)martec Escreveu: quem estavam torcendo pelo Trumpi-zinha n somos nós.
achar q deve deixar eles taxar nossos produtos pq sim e deixar quieto é certo é pra rir...
melhor do q taxar insumo ou maquinario americano isso sim afetaria diretamente os pobres. Ou seja para reciprocidade a escolha de big tech foi boa escolha pessoalmente...
cada um ache oq quiser... quem ta reclamando, ta reclamando pq n é bostanaro q n ta no poder. n adianta se oq atual gov ta fazendo tem coerencia ou n, se n é ideia do bostanaro é tudo ruim.
Falar isso é meio que não entender o mundo que vive hoje, que depende da infraestrutura em nuvem.
Taxar big tech é muito genérico, mas supondo que seja algo geral, afetaria diretamente os mais pobres do mesmo jeito.
Boa parte da infraestrutura do próprio governo está na AWS, Oracle, Azure e isso afeta todos os serviços públicos.
Uma simples consulta no SUS depende de alguma infra na nuvem rodando, que se comunica entre agências para pagar médicos, fornecedores, comprar insumos, gerir informações dos pacientes, etc.
Taxar as big techs tornaria a despesa pro próprio governo maior. E maior despesa do governo, que não gosta de cortar gastos, implica em impostos mais altos.
Mesmo tirando o governo da equação, você simplesmente tornaria o país ainda mais caro, o que limitaria severamente a produtividade que já é baixa. O Brasil já é defasado tecnologicamente em muita coisa e isso só aumentaria ainda mais a distância para outros países. E novamente, isso afeta os mais pobres porque toda a economia funciona em cadeia, você tem que olhar o desdobramento de cima à baixo.
Toda ação tem consequências e qualquer um com um mínimo razoável de pensamento, vai entender os problemas implicados nisso. Inclusive eu até acho que o Haddad sabe que essas coisas são idiotas, mas ele se vê obrigado a fazer certas coisas por conta do Lula e da ala retardada do PT.
O Guedes sofreu a mesma coisa com o Bolsonaro, pois os ideais de cada um se conflitavam constantemente.