Esse foi uma verdadeira surpresa para mim. Olhando de longe eu nunca assistiria, não sei nem porque assisti, mas valeu muito a pena. A história é incrível e contada de uma jeito maravilhoso. Realmente não esperava nem metade do que entregou. Espero que a segunda temporada seja tão boa quanto essa.
Eu quase não dei uma chance pra esse anime, principalmente por a primeira vista parecer infantil (odeio criançadagem) mas cara, depois que eles descem o abismo é ali que o anime começa, a aventura e exploração foi muito boa, as ideias e a criatividade que esse cara teve pra esse abismo são sensacionais.
Inclusive em dado ep de amputação de membro, o lado trevoso desse anime me fez gostar tanto dele que eu fui ler o mangá (só que parei logo depois de alcançar até onde tinha lançado).
E que venha a continuação porque vai ser muito foda!
Esse anime é daquele tipo "pega besta", quase que eu deixo essa pérola escapar julgando um livro apenas pela capa.
A ideia da história, o jeito que ela foi desenvolvida, os personagens e as interações entre eles foi tudo muito bem feito, dentre os animes que eu já vi esse está facilmente no topo.
Se eu tive uma coisa que não gostei no anime foi o fato da Riko ter entrado no abismo tão fraca e inútil daquele jeito sem antes dar uma melhorada, e ter pelo menos força o suficiente para não morrer para qualquer bicho random que aparecia lá, porém eu entendo que pra esse tipo de anime não teria como fazer isso a não ser que dessem um time skip se não o anime viraria um shounen um pouco melhor do que os genéricos só.
vi as duas temporadas sem saber que o filme era o miolo entre as duas.
Resumindo. O anime é muito bizarro. Muito mesmo. Os monstros e e os pseudo-humanos são bem esquisitos. A nível de traumas por alguns diálogos e momentos bem a flor da pele.
Quando chega nos ultimos eps fica mais gore ainda com a Faputa fazendo carnificina a bel prazer.
O anime me lembra muito A Comédia Divina e tem muitas similaridades. Eu fiz uma pesquisa via chat gpt e tem total sentido.
Spoiler: COMÉDIA DIVINA & MADE IN ABYSS
Made in Abyss e o Inferno de Dante (da Divina Comédia) compartilham algumas similaridades temáticas e estruturais, mas não há uma confirmação explícita de que o mangá/anime tenha sido diretamente inspirado pelo poema épico de Dante. No entanto, os paralelos são interessantes e podem sugerir uma correlação simbólica ou temática. Aqui estão alguns pontos em comum:
1. A Descida em Níveis
• No Inferno de Dante, o protagonista desce através de nove círculos do Inferno, cada um representando um pecado e uma punição específica.
• Em Made in Abyss, os protagonistas descem os vários níveis do Abismo, cada um com perigos e desafios únicos, que se tornam mais intensos à medida que eles se aprofundam. O conceito de cada nível ser mais perigoso e “alienígena” remete ao escalonamento dos círculos infernais.
2. Irrevogabilidade
• Em Inferno de Dante, quanto mais fundo você entra, mais difícil (ou impossível) se torna sair.
• Em Made in Abyss, a maldição do Abismo torna impossível retornar sem sofrer consequências físicas e psicológicas, algo que ecoa a ideia de que o Inferno é um lugar de sofrimento eterno.
3. Guias
• No Inferno, Dante é guiado por Virgílio, que o orienta e protege enquanto explora o desconhecido.
• Em Made in Abyss, Riko e Reg se ajudam mutuamente na descida, e encontram guias temporários (como Ozen ou Bondrewd) que oferecem auxílio, mas nem sempre são benevolentes.
4. Temas de Sofrimento e Purificação
• O Inferno de Dante é uma jornada através do sofrimento e da redenção, explorando a condição humana e suas falhas.
• Em Made in Abyss, os personagens enfrentam sofrimento físico, emocional e ético, enquanto buscam respostas e crescimento pessoal, muitas vezes em meio a decisões moralmente complexas.
5. A Busca pelo “Desconhecido” ou pela Verdade
• Dante desce ao Inferno como parte de uma jornada espiritual para compreender o pecado e alcançar a redenção.
• Em Made in Abyss, Riko busca sua mãe e o segredo do fundo do Abismo, em uma jornada que mistura desejo por respostas e aceitação do destino.
Embora a conexão possa não ser direta, as similaridades sugerem que Made in Abyss pode se alinhar tematicamente com o Inferno de Dante, seja de forma intencional ou como parte de uma tradição de histórias que exploram descidas simbólicas ao “desconhecido” ou ao “submundo”.
Achei bem legal o apito invocar um ente para ajudá-los no caso da Riko que ao apitar deixa o Reg mais poderoso. FIco imaginando isso nos outros personagens.
Eu espero que tenha uma terceira temporada. Eu me senti muito incomodado como o anime se desenvolvia. Era uma mistura de caos sem respostas e aventuras em busca da verdade.