(8 horas atrás)Havokdan Escreveu: De fato...mas eles mora numa cidade, estado (strictu sensu) e país né? Estado é um conceito que só tem sentido em sociedade, toda organização de uma sociedade é o Estado (lato sensu)
Ele faz parte, da mesma forma que um favelado faz parte de um morro controlado pelo PCC. Teoria dos conjuntos é isso, se está dentro, faz parte do conjunto.
Alguém estar dentro do país não significa que o estado está dentro da vida pessoal de cada um, o estado se intromete a medida que as pessoas deixam ou não consegue resistir. A gloriosa Motoceata do Contrabando de Foz do Iguaçu diariamente evita a receita federal na ponte da amizade, o estado não reside ali dentro, apesar deles estarem dentro de um país (dois no caso, paraguai e huezil), isso é um exemplo de fenômeno que o estado não tem presença. O interior de Minas Gerais, principalmente nos locais mais isolados, também não tem presença do estado ativa, apesar de estarem dentro de um país.
(8 horas atrás)Havokdan Escreveu: a presença do Estado é mais fundamental do que, por exemplo, do dito "Mercado".
Tu compra feijão no mercado ou na prefeitura? Quem planta o feijão, o vereador ou o fazendeiro? No interior de Minas, onde nem ambulância chega, quem vende arroz o assistente social ou o dono de mercearia?
A realidade tem que significar alguma coisa.