Open Thread - 2024

Tópico em 'Vale tudo' criado por M3troid em 01/01/2024, 00:01.
Páginas (133): 1 ... 128 129 130 131 132 133
1329 respostas neste tópico
 #1.291
(17/09/2024, 21:56)JJaeger Escreveu: Como assim, geral em que sentido? Você fala geral pela sua experiência pessoal? Pois se sim, eu lhe digo: no geral as pessoas não são idiotas, falo com base na minha experiência pessoal.

Percepção geral, como falei, saia de casa e conviva com as pessoas. Mas mesmo online é assim também. Eu particularmente acho que você está numa bolha X e não tem contato com a vasta maioria das pessoas.

Citar:Não é furado, eu já citei o Richard Lynn com exemplo e ele foi um cara relevante nesse campo de estudo. Pesquise e você irá descobrir. Simplesmente negar isso é não querer encarar um fato.

Eu sei, mas não preciso ir além disso, quando se chega a conclusões parecidas só por experiências próprias.

Citar:Dia-a-dia por dia-a-dia, cada um tem o seu. E eu não enxergo as pessoas como idiotas segundo uma característica que eu elegi como importante, não me acho tão foda assim.

Eu não enxergo as pessoas como idiotas até ter que interagir com elas e ficar frustrado por perceber que elas não entenderam o que foi falado ou explicado, terem dificuldades com coisas básicas, se recusarem a aprender ou pior, questionar você com argumentos totalmente sem sentido.

Citar:Eu já anunciei, o OLX colocou como "Entrega" mesmo eu dizendo que não era pra entregar. E muitas pessoas de boa fé vieram me perguntar: você faz entrega? No que eu tive que explicar "o OLX adicionou essa mensagem mesmo eu não pedindo, infelizmente não faço entrega". Elas não eram idiotas, mas concordo: há sim muitas pessoas que fazem ofertas mesmo a descrição do anúncio dizem que não aceita algo (como trocas) pra tentar "ver se cola", eu não considero isso idiotice, mas sim barganha. E o brasileiro é um barganheiro por natureza, disso todos sabemos. O arquétipo que mais se idolatra no Brasil é o do malandro, o cara que quer levar vantagem. O malandro não é idiota, mas você é idiota se der corda pra malandro Icon_lol O problema nesse caso não é a suposta "burrice", mas sim malandragem, querer levar vantagem a todo custo. Isso é um problema de ordem moral, não intelectual. O malandro vai desde o pé rapado até o engravatado de paletó, do QI 20 até o QI 200.

Barganhar no preço é uma coisa, fazer perguntas idiotas simplesmente porque não leu é outra totalmente diferente. A idiotice se dá justamente por não ler ou por não entender o que está escrito e ainda reclamar com você.

Um clássico exemplo também são pessoas que dizem que não conseguem fazer determinada coisa e que procurou no Google e não achou. Quando eu mesmo faço a pesquisa, com a exata pergunta que a pessoa fez, o primeiro link é o que ela quer. Preguiça metal é a única explicação.

Citar:Não saber regra de três faz alguém um idiota? Muita gente não é boa de matemática mesmo. Você trabalha com programação? Se sim, você provavelmente tem essa noção pois regra de três é bastante presente em cálculos de design e estatística. Se eu te perguntar o que é o artigo 666 da constituição brasileira, tu sabe dizer? Um advogado sabe, mas nem por isso você é um idiota.

Fala sério, regra de três é matéria de 5a série ou talvez antes. Isso é básico. No grupo as pessoas trabalham com exatas. E mesmo que não fosse, o ideal seria resolver a dúvida primeiro ao invés de brigar.
O cúmulo da idiotice é justamente querer resolver as coisas no grito ao invés de pensar 2 segundos.
Sua analogia com artigo da constituição não faz sentido. Isso é um conhecimento específico. 
Regra de 3 é conhecimento básico que se usa no dia a dia. Vendas, velocidade, consumo, produção, se usa isso direto. O impacto em não saber é maior do que saber um artigo da constituição, na qual se paga um advogado para atuar em cima.

Citar:Tu sabe instalar um chuveiro elétrico? Cozinhar um marrão a bolonhesa? Construir uma escrivaninha do zero? Assentar tijolos? Cuidar de uma criança? Perceba que todas essas habilidades são importantes nos seus méritos, mas porque a regra de três se torna um definidor de "é inteligente" ou "é burro"? No final do dia, quem define o goalpost do que caracteriza alguém burro é que separa o burro do inteligente, e geralmente esse cara não vai colocar o goalpost numa posição que o desfavoreça. Altamente subjetivo.

De novo, conhecimentos específicos e o impacto disso no meu dia-a-dia. E não saber disso não te torna um idiota.

Você novamente está misturando as coisas. 

Não saber instalar um chuveiro elétrico: não é idiota, apenas alguém que não tem o conhecimento necessário.
Instalar o chuveiro com os fios trocados e sem aterramento: idiotice
Dizer que não precisa de eletricista e se acha melhor que ele: idiota.

Citar:Eu estou na prática. Tu sabe construir uma casa? Eu acredito que não. Não acho que você seja um idiota por causa disso. Acontece que a sua prática e a minha são diferentes, pois você encara as coisas de modo diferente. Novamente voltando ao meu ponto: quem define o que é a suposta inteligência é que separa o burro dele mesmo.

Essas pessoas que você citou, que só ficam na teoria, são justamente as pessoas com graduações em sociologia. Elas sabem ler, são muito bem educadas, e segundo a sua própria noção são "idiotas", "burras". Não existe rigor nessas palavras.

No fim chego a conclusão de que seu problema é de definição de termos e por isso está trocando alhos por bugalhos.

Além disso, tem uma visão romântica das pessoas em geral. Se ainda é alguém novo, o tempo ainda irá lhe mostrar tudo isso. Ou nem o tempo, basta observar mais, estudar mais, principalmente comportamento humano.
Responder
 #1.292
(Ontem, 00:06)nando3d Escreveu: Percepção geral, como falei, saia de casa e conviva com as pessoas. Mas mesmo online é assim também. Eu particularmente acho que você está numa bolha X e não tem contato com a vasta maioria das pessoas.

Das duas uma: você tem acesso a toda a raça humana por algum meio que eu desconheço ou você tem acesso a sua bolha. Eu tenho acesso a minha bolha, que são as pessoas da minha família, amigos e trabalho e ocasionalmente conhecidos e desconhecidos que troco ideia nos estabelecimentos que frequento, como pizarias, padarias e super mercados (e a internet também). Com você é diferente?

(Ontem, 00:06)nando3d Escreveu: Eu sei, mas não preciso ir além disso, quando se chega a conclusões parecidas só por experiências próprias.

Se você não quer ir além, é escolha sua. Se aprofundar num assunto é custoso e dá preguiça mesmo, mas eu gosto de ir além, acho relevante se a coisa for do meu interesse. Se contentar apenas com as próprias percepções pode lhe levar a vícios, como confundir correlação e causalidade, por exemplo.

(Ontem, 00:06)nando3d Escreveu: Eu não enxergo as pessoas como idiotas até ter que interagir com elas e ficar frustrado por perceber que elas não entenderam o que foi falado ou explicado, terem dificuldades com coisas básicas, se recusarem a aprender ou pior, questionar você com argumentos totalmente sem sentido.

Eu já interagi com várias pessoas assim. Inclusive um cara que eu estou fazendo freela, um velho de 70 anos, tem essas características que você citou. Ele tem dificuldade com tecnologia, expressa suas vontades em soluções que não fazem sentido do ponto de vista de software e é bastante "combativo" na maneira de lidar com ele. No entanto, eu não o acho um idiota, apenas um velho que aprendeu a levar as coisas de um jeito (que deu certo pra ele pois o cara é rico pra caralho) e que perdura no vício até hoje (old habits die hard). Alguma coisa esse velho sabe, mas admito que seria mais reconfortante só assumir que ele é um idiota e seguir com a minha vida se eu tivesse essa perspectiva que você tem.

Idiota enquanto um xingamento raso e momentâneo, eu relevo pois tenho esse vício (todos nós temos), agora, se você aplica isso de forma séria como um "comportamento geral" de pessoas, eu já levo a sério também. E se for levar a sério, essa perspectiva é bullshit.

(Ontem, 00:06)nando3d Escreveu: Barganhar no preço é uma coisa, fazer perguntas idiotas simplesmente porque não leu é outra totalmente diferente. A idiotice se dá justamente por não ler ou por não entender o que está escrito e ainda reclamar com você.

Você já parou pra pensar que talvez você só não tenha paciência com perguntas óbvias? Tem gente que é assim, principalmente paulista eu acho (que provavelmente você é). Eu pessoalmente não tenho essa parada, meu pai tem, minha mãe não, meus irmãos não, etc. eu conheço várias pessoas que são "chatas" nesse aspecto, e outras que são mais de boa. Aliás, conheço mais pessoas que são de boa com isso, só meu pai, que é meio ranzinza, que tem essa parada. Aqui no nordeste chamamos pessoas assim de "Seu Lunga".

As vezes a pessoa não leu o anúncio por estar passando rápido, por exemplo, alguém com short attention span é um idiota pra você? Como um termo raso, xingamento, eu concordaria, como uma característica descritiva da pessoa, eu não concordo. Pois só essa descrição não me ajuda a definir alguém como "idiota" (seja lá o que um idiota seja a rigor).

(Ontem, 00:06)nando3d Escreveu: Um clássico exemplo também são pessoas que dizem que não conseguem fazer determinada coisa e que procurou no Google e não achou. Quando eu mesmo faço a pesquisa, com a exata pergunta que a pessoa fez, o primeiro link é o que ela quer. Preguiça metal é a única explicação.

Já lidei com pessoas assim, e tem um nome: preguiça, como você falou, mas não preguiça "mental", é preguiça mesmo. Não é que elas não sabem, elas sabem ou conhecem o processo de chegar até a resposta, mas mentem pra que você vá lá e faça a parada. Elas não são idiotas, sabem o que estão fazendo, esse tipo de pessoa se escora nos outros na maioria dos casos. Se você forçar esse cara sob ameaça, ele vai achar a resposta rapidinho.

Tratar alguém assim como idiota, simplesmente, é tirar a responsabilidade dela. Se eu assumo que alguém é idiota, eu nem julgo o cara, afinal ele é um idiota. Um preguiçoso é mau-caráter, é uma forma diferente de lidar. Esse cara tem que ir tomar no cu, eu julgo ele, pois ele tem ciência do que está fazendo, ele não é inocente, não é idiota.

(Ontem, 00:06)nando3d Escreveu: Fala sério, regra de três é matéria de 5a série ou talvez antes. Isso é básico. No grupo as pessoas trabalham com exatas. E mesmo que não fosse, o ideal seria resolver a dúvida primeiro ao invés de brigar.
O cúmulo da idiotice é justamente querer resolver as coisas no grito ao invés de pensar 2 segundos.
Sua analogia com artigo da constituição não faz sentido. Isso é um conhecimento específico. 
Regra de 3 é conhecimento básico que se usa no dia a dia. Vendas, velocidade, consumo, produção, se usa isso direto. O impacto em não saber é maior do que saber um artigo da constituição, na qual se paga um advogado para atuar em cima.

Cara, muita doméstica não sabe o que é regra de 3, mas ela provavelmente sabe cuidar de um bebê melhor que você  Icon_lol Pra doméstica, regra de 3 é conhecimento específico, cuidar de um bebê é conhecimento básico, pois ela provavelmente aprendeu desde pequena cuidando dos irmãos. Uma doméstica não liga pra vendas, liga pro que ela recebe no mês e no que paga de despesa no mês (simplificação minha).
Se lembre: ninguém se lembra daquilo que não usa. Eu mesmo só fui lembrar de regra de 3 por causa do meu trabalho, que requer esse cálculo em muitas instâncias. Se eu fosse de humanas, provavelmente nem saberia o que é isso mais.

Sobre a discussão no grupo de trabalho: eu não estava nesse grupo, não conheço essas pessoas, não sei porque elas "resolveram no grito". Eles eram amigos? Tinham uma briga anterior? Era uma discussão amigável e você entendeu errado? Grupos de whatsapp naturalmente levam a discussões, pelo próprio formato do meio as pessoas não se avergonham em se demonstrar mais "agressivas" atrás de um smartphone caso haja uma divergência de opiniões. São inúmeras variáveis pra eu supor aqui, ou eu só posso assumir que são idiotas também, é mais simples e requer menos esforço.

(Ontem, 00:06)nando3d Escreveu: De novo, conhecimentos específicos e o impacto disso no meu dia-a-dia. E não saber disso não te torna um idiota.

Você chama de conhecimento específico tudo aquilo que não passou pelo seu processo de aprendizado enquanto criança. É uma perspectiva muito pessoal do que é "conhecimento básico". Pra um fazendeiro, que vive na roça, saber andar de cavalo é conhecimento básico, pra você que vive na cidade, é específico.

(Ontem, 00:06)nando3d Escreveu: Não saber instalar um chuveiro elétrico: não é idiota, apenas alguém que não tem o conhecimento necessário.

Sim.

(Ontem, 00:06)nando3d Escreveu: Instalar o chuveiro com os fios trocados e sem aterramento: idiotice

É idiotice, sim.

(Ontem, 00:06)nando3d Escreveu: Dizer que não precisa de eletricista e se acha melhor que ele: idiota.

Está sendo um idiota nessa fala, sim.

Agora, se o cara entende de elétrica e o eletricista que ele diz se achar melhor foi o cara que trocou os fios e instalou sem aterramento, então ele só está constatando um fato apesar da arrogância. Perceba como uma mudança no contexto já alterou completamente o sentido. Se eu não busco esse contexto, só assumo que ele é um idiota e sigo a vida.

Buscar o contexto, empatia se preferir, entender o porque das pessoas fazerem o que fazem, é que vai determinar se o meu julgamento sobre elas é justo ou não, fundado ou infundado.

(Ontem, 00:06)nando3d Escreveu: No fim chego a conclusão de que seu problema é de definição de termos e por isso está trocando alhos por bugalhos.

Além disso, tem uma visão romântica das pessoas em geral. Se ainda é alguém novo, o tempo ainda irá lhe mostrar tudo isso. Ou nem o tempo, basta observar mais, estudar mais, principalmente comportamento humano.

Estudar comportamento humano não me ajuda a entender as pessoas, do contrário os tais vendedores de curso de "comportamento", "relacionamentos", "segredos de como fuder 1000 mulheres" não seriam charlatões  Icon_lol

E sim, o problema é definição de termos. "idiota" não é uma palavra com rigor, eu uso ela como xingamento, mas não como descritivo. Como vocês pareciam estar usando (para mim ao menos). Descrever uma pessoa como idiota (porque viu um filme) com base numa ação isolada (ou comportamentos específicos) segundo preconceitos pessoais é um vício.

E eu não acho que tenho uma visão romântica de ninguém não, só não acho que as pessoas são idiotas. Eu acredito muito mais que as pessoas são mau-caráteres, o que é diferente. O idiota é perdoável, afinal ele é um idiota, um mau-caráter, não, pois ele age de má-fé. E disso o mundo tá cheio. Como eu disse antes: mau-caratismo não tem preferência por QI, vai desde o QI 1 até o 200.

Agora, quando eu tinha 15 anos (fase de rebeldia e essas trevosidades) eu realmente achava que as pessoas eram idiotas por apresentar certos comportamentos que eu elegi como importantes, principalmente depois de assistir OreGairu e Hyouka Icon_lol Eu fui mudar essa percepção com o tempo.

https://en.wikipedia.org/wiki/Dunning%E2...ger_effect
Eu provavelmente tinha isso com 15 anos, acho que todo mundo já passou por esse efeito alguma vez na vida.
Responder
 #1.293
Confirmo então que você não sabe a definição de idiota e que não lida com pessoas além do seu condomínio.  Icon_lol

Você falou em falta de paciência e eu acho o contrário, sou paciente até demais, a ponto de insistir em um diálogo, mesmo a pessoa sendo idiota, mas acabo perdendo meu tempo.

Até falei com minha esposa sobre isso e ela concluiu também que você vive em Nárnia.  Icon_lol

Se você assistir um vídeo do NGB News, vai ter um choque de realidade.
Responder
 #1.294
(Ontem, 08:50)nando3d Escreveu: Confirmo então que você não sabe a definição de idiota e que não lida com pessoas além do seu condomínio.  Icon_lol

 
Eu não moro em condomínio. E sei o que é um idiota, mas raramente uso isso como descritivo, apenas como xingamento. Eu não acredito, realmente, que as pessoas são idiotas por apresentarem certos comportamentos que eu arbitrei como importantes. O mundo é muito maior do que eu.

(Ontem, 08:50)nando3d Escreveu: Você falou em falta de paciência e eu acho o contrário, sou paciente até demais, a ponto de insistir em um diálogo, mesmo a pessoa sendo idiota, mas acabo perdendo meu tempo.

Eu me acho bonito, tem gente que me acha feio. Fazer auto-análise qualquer um faz, o que conta é o que os outros acham de você. Se você acha que tem paciência, e pessoas que convivem com você acha que você não tem paciência, eu estou mais inclinado a acreditar na perspectiva externa (que é menos enviesada e em maior quantidade) do que na sua própria.

(Ontem, 08:50)nando3d Escreveu: Até falei com minha esposa sobre isso e ela concluiu também que você vive em Nárnia.  Icon_lol

Eu vivo no Brasil, o que é bem pior.

(Ontem, 08:50)nando3d Escreveu: Se você assistir um vídeo do NGB News, vai ter um choque de realidade.

Já assisti, inclusive pelo pessoal que comenta esse tipo de vídeo. Geralmente pessoas que tem uma má vontade extrema com favelados (que não é sem motivo), não vou com a cara desse pessoal, nem do favelado, nem do elitista.
Responder
 #1.295
idiota é quem chama os outros de idiota


seus idiotas
Responder
 #1.296
Idiota é quem não me dá dinheiro.
Responder
 #1.297
a cadeira fez oscilar pra cima.... Icon_lol Icon_lol Icon_rolleyes Facepalm

https://noticias.uol.com.br/eleicoes/202...tembro.htm
Responder
 #1.298
Mais algumas cadeiradas e o Datena toma o lugar do Marçal.  Icon_lol
1 usuário curtiu este post: martec
Responder
 #1.299
(Ontem, 10:43)marc Escreveu: Mais algumas cadeiradas e o Datena toma o lugar do Marçal.  Icon_lol

pois é vc espera q oscile pra baixo devido a violencia mas acontece o contrario.... lol...
1 usuário curtiu este post: marc
Responder
 #1.300
Será que essa bizarrice de SP se repete na maioria das cidades do Brasil?

Estou vendo hoje um dos debates da minha cidade, e me pareceu bem civilizado com os candidatos falando de propostas reais.
https://youtu.be/Mq8zuPyZAdc

Vou dar um breve contexto desse fim de mundo:
45K habitantes
Cidade com 70 anos, fruto de colonização Italiana e um pouco de alemã e uma família japonesa que é bem conhecida pelos comércios deles. Atualmente tem alguns imigrantes Venezuelanos Haitianos e Senegaleses.
Industria forte, comércio + ou -.
Um ou dois Homicídios por ano (2019 não teve nenhum).
Relevo sinistro.
Cameras de monitoramento pela cidade.
Iluminação 100% led.

Não tem problemas de desemprego.
Não tem problemas de segurança.

Principal treta é que a população está crescendo devido a indústria e mudaram várias ruas pra mão única nesse ano, o povo é averso a mudanças e rejeitou bastante.
Responder
Páginas (133): 1 ... 128 129 130 131 132 133

Usuários visualizando este tópico: 39 Visitantes