(06/09/2024, 14:42)TimeBandit Escreveu: Normal não é, depende muito dos jogos.
Está bem comum alguns jogos de hoje em dia, principalmente os que usam denuvo, pegarem bastante cpu.
Isso é mais ou menos verdade. Um jogo que é dependente de cpu não necessariamente pega 100% dela.
Se fosse assim, esses jogos rodariam extremamente bem em threadripper e xeons, da vida.
Ser dependente da cpu, nesse caso, significa que o jogo escala conforme o desempenho da cpu, arquitetura e recursos como cache e etc e não com o poder de processamento dela.
Por isso que é comum ver os ryzen 5800x3d, 7800x3d e etc dando pau em tanta cpu mais potente por aí.
Acho que ele se referia ao CS GO que foi lançado antes do advento das GPUs e estava em uso até o ano passado.
Ainda sim no CS 2 consertaram e passou a usar GPU como qualquer jogo moderno.
Gurizada, o cooler do meu i3 12100 não tá dando conta de esfriar o processador, tô tendo temperatura de 100 graus ingame. Já vi que não é pasta térmica e nem mal encaixado... Já tive esse problema com um processador mais antigo i7 onde o cooler padrão dele não dava conta e eu pegava as mesmas temperaturas! Então o @rapier me recomendou comprar esse https://www.terabyteshop.com.br/produto/...lqJDwzsF1x e estabilizou bem a temperatura do processador antigo. A dúvida é, esse cooler funciona no meu novo i3 12100f e placa mãe H610M? Antes os componentes eram outros.
(06/09/2024, 17:48)Befire Escreveu: Gurizada, o cooler do meu i3 12100 não tá dando conta de esfriar o processador, tô tendo temperatura de 100 graus ingame. Já vi que não é pasta térmica e nem mal encaixado... Já tive esse problema com um processador mais antigo i7 onde o cooler padrão dele não dava conta e eu pegava as mesmas temperaturas! Então o @rapier me recomendou comprar esse https://www.terabyteshop.com.br/produto/...lqJDwzsF1x e estabilizou bem a temperatura do processador antigo. A dúvida é, esse cooler funciona no meu novo i3 12100f e placa mãe H610M? Antes os componentes eram outros.
i3-12100 a 100° é anormal, só pode estar mal encaixado ou com defeito.
É um 12100f? Até se tivesse sem cooler 100° já seria anormal, tem que ver se essa medição tá certa tbm... É possível problema de sensor?
Até onde sei o cooler stock das gerações recentes são eficientes o suficiente pra segurar esses processadores mais de entrada.
(06/09/2024, 18:03)rapier Escreveu: i3-12100 a 100° é anormal, só pode estar mal encaixado ou com defeito.
(06/09/2024, 18:25)Ash_ Escreveu: É um 12100f? Até se tivesse sem cooler 100° já seria anormal, tem que ver se essa medição tá certa tbm... É possível problema de sensor?
Até onde sei o cooler stock das gerações recentes são eficientes o suficiente pra segurar esses processadores mais de entrada.
E eu faço o quê? O cooler está bem encaixado agora, mas não duvido que eu tenha quebrado algum dos pinos sem querer...
Parece que outro M.2 do meu computador morreu, ou algo assim...
Linux fez uma atualização que pediu reset e assim o fiz. Durante o reset começou a reclamar de erro de leitura no M.2 - onde está o SO - e voltou para a tela da placa-mae, não querendo sair de lá.
Coloquei um pendrive com Linux e da para enxergar os HDs e o SSD, mas o M.2 não aparece...
(06/09/2024, 18:49)Befire Escreveu: E eu faço o quê? O cooler está bem encaixado agora, mas não duvido que eu tenha quebrado algum dos pinos sem querer...
A temperatura está normal? Se estiver, simplesmente vai usando pra ver se dá problema.
(06/09/2024, 18:50)Zefiris Escreveu: Parece que outro M.2 do meu computador morreu, ou algo assim...
Linux fez uma atualização que pediu reset e assim o fiz. Durante o reset começou a reclamar de erro de leitura no M.2 - onde está o SO - e voltou para a tela da placa-mae, não querendo sair de lá.
Coloquei um pendrive com Linux e da para enxergar os HDs e o SSD, mas o M.2 não aparece...
Bem, seja qual foi o problema, parece que consegui reparar e tornar o M.2 novamente visível. Então parece que não vou precisar canabalizar ainda mais meus sistemas de armazenamento interno.
Seria trágico ter que passar a noite reinstalando SO por cima do HD onde está meus hentai.
(06/09/2024, 18:49)Befire Escreveu: E eu faço o quê? O cooler está bem encaixado agora, mas não duvido que eu tenha quebrado algum dos pinos sem querer...
Experimente primeiro trocar a pasta térmica por uma boa.
Por onde vc está vendo a temperatura? Afterburner? Caso sim, tente fazer a medição por outro meio, pelo hwinfo por exemplo, acho possível que seja bug na medição já que no hardware aparenta tudo estar certo.
Tá apertando o cooler na chave phillips? Se não me engano, os coolerbox da intel vem com travas "inteligentes", basta girar um pouco a trava e no sentido certo até ela fazer um "creck", não tem aperto a mais. Verifica também se o cabinho da energia está conectado e se a fan está girando.
E se a temperatura seguir alta recomendo evitar o uso nesse estado até solucionar o problema, pode acabar zoando a placa.