Open Thread - 2024
Tópico em 'Vale tudo' criado por
M3troid em 01/01/2024, 00:01.
|
2326 respostas neste tópico
|
06/04/2024, 20:35 |
Mais um que se foi.
Ziraldo faleceu aos 91 anos. Li muito as histórias dele quando era pivete.
07/04/2024, 18:37 |
Parece que o Alexandre de Morais tomou um "enquadro" do Elon Musk no Twitter/X.
Spoiler: Engraçado, mas para ser um Darth Vader ou um Voldemort tem que ter competência, pois até para fazer o mal tem que ter talentos, para fazer o mal com mais eficiência (e até um certo senso de dever e responsabilidade). A redpill? A realidade é que esses ministros de STF são, no geral, um bando de parlapatões incompetentes, com o espiríto de "alpinista social", que ganhou os cargos através de tráfico de influência, vendas de sentenças e acordos à portas fechadas com políticos/empresários para negociar "facilidades extra-legais". No geral, sabem só o básico de Direito, e deixam as especificidades e especializações para algum estagiário ou assessor (que realmente lê livros e estuda) que ele pergunta (tratando-os sempre de forma autoritária e abusiva, típico dessas criaturas que não tem valor real algum). Enfim, só o banal mesmo: um bando de incompetentes, alpinistas sociais e arrivistas, que a meta é "subir na vida", e que vendem sua alma por um carguinho/sinecura/honraria. O único que parece competente e lê alguma coisa desses aí é o Gilmar Mendes. O brasileiro médio tem que estudar mais, para perceber o que é "elite" atual: a Política, o alto Judiciário e o alto empresariado são, no geral, incompetentes e escroques (aquele que se apodera de bens alheios por meios ardilosos e fraudulentos), e com a mentalidade de elite decadente de "repousar sobre os louros", que é só fazer o banal e o ordinário, pois está "colhendo os louros" das "glórias e feitos passados", e tiram uma espécie de "Férias de Deveres e Responsabilidades" e se focam nos direitos e privilégios. Bom, tatalmente o contrário do que uma elite deve pensar, como nessa frase lapidar: "Pertencer à aristocracia não significava ter mais privilégios ou gozar de direitos especiais em relação a outras pessoas, mas impor-se mais obrigações, medir-se com uma vara mais alta, ter mais responsabilidades do que outros. Agir com nobreza - independentemente do círculo social de onde venha - significa nunca estar satisfeito de si mesmo e nunca argumentar de forma utilitária. A beleza da abnegação, do desnecessário, dos gestos. A convicção de que se poderia e deveria fazer sempre mais e melhor; que é execrável gabar-se com as conquistas próprias; e que o valor de um ser humano se demonstra na sua capacidade de lutar repetidamente contra os seus próprios interesses". (Alain de Benoist) O brasileiro médio não sabe criticar e cobrar as elites, porque nem sequer sabe dos deveres e responsabilidades de uma, coisa que é mais ou menos clara em outros países. Falta o desenvolvimento cultural e ético do Brasil, coisa que ficou para trás lá nos anos 70, com o regime militar, que ainda tinha uma articulação com intelectuais de relevância, inspirado em Getúlio Vargas. Tem que reaver esse projeto de nacionalismo cultural. Falta estudo.
1 usuário curtiu este post: Makoto-kun
07/04/2024, 20:54 |
07/04/2024, 20:57 |
(07/04/2024, 20:54)firms Escreveu: BR ficou pequeno demais pro Xandão. O cabeça de pica acha que manda em murica.
07/04/2024, 20:59 |
(07/04/2024, 20:54)firms Escreveu: BR ficou pequeno demais pro Xandão. "Quem tem medo do Elon Mau, Elon Mau, Elon Mau" Twitter vai embora? Vá pela sombra.
07/04/2024, 21:27 |
07/04/2024, 21:41 |
(07/04/2024, 18:37)Lucius Auri Escreveu: "Pertencer à aristocracia não significava ter mais privilégios ou gozar de direitos especiais em relação a outras pessoas, mas impor-se mais obrigações, medir-se com uma vara mais alta, ter mais responsabilidades do que outros. Agir com nobreza - independentemente do círculo social de onde venha - significa nunca estar satisfeito de si mesmo e nunca argumentar de forma utilitária. A beleza da abnegação, do desnecessário, dos gestos. A convicção de que se poderia e deveria fazer sempre mais e melhor; que é execrável gabar-se com as conquistas próprias; e que o valor de um ser humano se demonstra na sua capacidade de lutar repetidamente contra os seus próprios interesses". (Alain de Benoist) Noblesse oblige. Isso é verdade para a nobreza natural ligada a terra onde nasceu e/ou mora. A corrupção nasce da separação entre controle e bens. A nobreza natural se degenerou quando o nobre ligado à sua terra deixou de morar nela e passou a dar ordens lá da puta que o pariu, como não sofria as consequências de suas ações pois não estava lá pra ver, se sentia mais a vontade para tomar decisões ruins. Comparativamente, é mais difícil ser corrupto estando mais perto do povo; um vereador não consegue roubar com a mesma facilidade de um governador ou deputado. A corrupção é proporcional a distância entre a elite e o homem comum. (07/04/2024, 18:37)Lucius Auri Escreveu: O brasileiro médio não sabe criticar e cobrar as elites, porque nem sequer sabe dos deveres e responsabilidades de uma, coisa que é mais ou menos clara em outros países. Falta o desenvolvimento cultural e ético do Brasil, coisa que ficou para trás lá nos anos 70, com o regime militar, que ainda tinha uma articulação com intelectuais de relevância, inspirado em Getúlio Vargas. Tem que reaver esse projeto de nacionalismo cultural. Falta estudo. Eu acho que não é uma questão de estudo, mas de moral pura e simples. Você pode ser estudioso e um filho da puta, como são a maioria dos políticos. Enquanto o arquétipo do "malandro" for reverenciado pelo brasileiro médio, essa nojeira que acontece na política continuará sendo só mais uma terça-feira. O "malandro" existe e é reverenciado por um motivo: é vantajoso ser ele. Enquanto for vantajoso ser malandro, ninguém vai querer ser honesto. O "ser malandro" é um pensamento de curto prazo, se você só toma ações que visam o curto prazo a probabilidade de você querer ser um malandro é mais alta. E, uma coisa que eu venho estudando, é que a inflação cria malandros. Se eu guardo dinheiro agora e tiro ele daqui a 10 anos eu compro menos do que eu compraria se tivesse gastado ele 10 anos atrás quando guardei, no Brasil vale mais a pena gastar logo do que poupar, o pensamento de curto prazo é incentivado desde sempre, e esse pensamento dá origem a malandragem em todas as camadas da sociedade.
1 usuário curtiu este post: Makoto-kun
07/04/2024, 22:13 |
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 11 Visitantes