Now Reading HQs/Livros

Páginas (45): 1 ... 41 42 43 44 45
444 respostas neste tópico
 #431
Puta que...

Melhor esperar algum promoção pra tu pegar isso.
Responder
 #432
[Imagem: PUyAjI5.jpg]

Imagina essas vacas indo pro abatedouro. Será que carne de skrull é boa?
Responder
 #433
Lido O Livro dos Cinco Anéis de Miyamoto Musashi.

Spoiler:  
[Imagem: 8eJNinU.jpg]

O Livro dos Cinco Anéis, de Miyamoto Musashi, visa demonstrar os verdadeiros mandamentos da arte militar, e o que se deve fazer e se obter para cumpri-los, e se tornar, assim, um verdadeiro samurai.

Miyamoto Musashi divide o livro em cinco tópicos: Terra, Água, Fogo, Vento e Vácuo. Os melhores tópicos são os de Água e Fogo, que abordam sobre a espiritualidade da sua escola de esgrima/kenjutsu (Niten-Ichi) no caso do tópico da Água, e o do Fogo, que aborda o combate e a prática guerreira propriamente dita.

Nesses dois tópicos é que se fala a essência do guerreiro (seguir os mandamentos da arte militar): tanto na paz quanto na guerra, ter um espírito sempre calmo e tranquilo. A Guerra nada mais é do que um choque de espíritos: o primeiro adversário que conseguir impor sua vontade e espírito de iniciativa no adversário oposto, quebra seu “ritmo interior” e exterior, expressado em emoções e técnicas com vacilação e hesitação, assim tendo a oportunidade e a vantagem necessárias para vencer. Dito isso, todas as técnicas que ele descreve tem como base a quebra de ritmo do adversário e impor sua vontade (obtida através de exercícios espirituais e técnicas de guerra), para adquirir a vantagem necessária para a vitória. A Guerra nada mais é do que impor sua vontade e quebrar o ritmo do adversário, impondo sua vontade sobre ele. Para tudo isso é necessário treinar-se espiritualmente e fisicamente, até que o espírito, a mente e o corpo se harmonizem, tornando-se três em um só. Todas as técnicas que Miyamoto descreve no livro visa esse objetivo, para se cumprir eficientemente o que ele chama de os mandamentos da arte militar (ou no caso, os mandamentos da casta guerreira, os samurais), atingindo-se assim, a excelência na arte da guerra e do cumprimento do dever como samurai.

Como sou adepto do estoicismo, que busca a tranquilidade da alma, os escritos do Miyamoto só vieram a acrescentar ao que já conhecia de espiritualidade, já que os romanos, que eram uma religião militar também, tem uma frase bem parecida com a dele Se tu quer paz, prepara-te para a Guerra. Ter uma alma/espírito imperturbável é essencial para lidar com a guerra, como bem diz Musashi. E também ver obstáculos e dificuldades como oportunidades para o crescimento interior é condição fundamental para um espírito smpre impertubável, como bem diz Miyamoto em um trecho do livro:

Atravessar corrente crítica

Essa mesma disposição para transpor obstáculos é necessária na travessia da vida – o que exige espírito preparado para superar quaisquer acontecimentos críticos. Na arte militar, igualmente, durante um combate, é essencial vencer os momentos críticos, conhecendo a capacidade do adversário e utilizando corretamente a própria competência. Dessa forma, apoiado em seus conhecimentos e em seus princípios, alcançará a tranqüilidade de espírito, atravessando as correntes críticas.
Saber superar os momentos críticos significa ficar em posição de vantagem e assegurar em grande parte a vitória sobre o adversário, que, sem essa experiência, amarga sua fraqueza. Ter o espírito alerta para ultrapassar correntes críticas é tão importante num duelo individual como no enfrentamento de exércitos.


Para quem gosta do tópico de guerra, esse livro é essencial para começar bem a estudar sobre o assunto. Se recomendo? Claro que sim!
Responder
 #434
(16/02/2024, 11:19)M3troid Escreveu: Imagina essas vacas indo pro abatedouro.
Mas elas foram. Ai do resultado apareceu isso

https://panini.com.br/esquadrao-mata-skr...el-vintage
[Imagem: aqJGZrP.png]
Responder
 #435
Lido o livro O Chamado da Coragem, de Ryan Holiday.

Spoiler:  
[Imagem: Poc3RvH.jpg]

O livro aborda sobre a virtude da Coragem, destrinchando sobre como alcançá-la e praticá-la em nossas vidas. O interessante é que o Ryan Holiday não fica gastando páginas com definições teóricas sobre a coragem, aliás, muito pelo contrário. Ele dá pequenas pinceladas teóricas sobre o que se vem a ser coragem (que para ele, é a capacidade de superar os medos e correr riscos) e assim, desenvolvendo sua narrativa e construindo ela através de análises históricas de biografias de pessoas notáveis, que ele considera como referência da virtude da Coragem (como Frederick Douglass, General Mac Arthur, Florence Nightingale, Winston Churchill, De Gaulle, Martin Luther King, etc...), dividindo o livro em três tópicos principais: o Medo (o que nos impede de sermos corajosos), a Coragem (a capacidade de superar medos e assumir riscos) e o Heroísmo (que na sua descrição, é a coragem maior, quando a Virtude da Coragem vem acompanhada de Abnegação ou sacrifício, que nos faz executar os atos de sacrifício pelos outros ou por uma causa maior).

Mais uma vez: o livro é muito bom, no sentido que ele tem uma linguagem bem didática e acessível, e desenvolve os tópicos da Coragem (que são o Medo, Coragem e Heroísmo) com exemplos práticos de pessoas notáveis, que são comentários de atos da vida dessas pessoas (biografias), que ele considera como superadores do Medo, ou atos corajosos ou até atos heróicos.

Se recomendo? Claramente que sim, já que como eu, o Ryan Holiday também segue o estoicismo. E fez um bom livro, com linguagem bem acessível, fazendo uma boa análise prática da Virtude da Coragem. O livro dele abordando a Virtude da Coragem é apenas um de uma série de 4 livros, que comentam as quatro virtudes cardeais do estoicismo, que são as virtudes da Coragem, Justiça, Temperança (ou auto-disciplina) e Sabedoria.
Responder
 #436
To lendo MAUS e até agora nada de "OHHHH que HQ foda", "que best seller do carilho"....  Yawn Yawn ​​​​​​​ Yawn ​​​​​​​ Yawn
Responder
 #437
(23/02/2024, 19:01)Killy Escreveu: To lendo MAUS e até agora nada de "OHHHH que HQ foda", "que best seller do carilho"....  Yawn Yawn ​​​​​​​ Yawn ​​​​​​​ Yawn

Esse é o dos gatos nazistas?
Responder
 #438
(23/02/2024, 19:01)Killy Escreveu: To lendo MAUS e até agora nada de "OHHHH que HQ foda", "que best seller do carilho"....  Yawn Yawn Yawn ​​​​​​​ Yawn

Elogios não são por momentos da história, são pelo conjunto.
Responder
 #439
(23/02/2024, 19:02)M3troid Escreveu: Esse é o dos gatos nazistas?

Isso.

(23/02/2024, 19:43)PaninoManino Escreveu: Elogios não são por momentos da história, são pelo conjunto.

Vam ver.
Responder
 #440
(23/02/2024, 19:01)Killy Escreveu: To lendo MAUS

Li a compilado completo quando viajei pra CCXP em 2022. Me ajudou a passar o tempo quando tinha nada pra fazer, mas se você já leu conteúdo da segunda guerra mundial, seja escrito ou áudio visual, a HQ não vai lhe entregar nada de novo.

Apenas é apresentado o ponto de vista de um judeu que enfrentou a situação, com a metáfora de animais representando cada conjunto de indivíduos: gatos, ratos, porcos, etc.
Responder
Páginas (45): 1 ... 41 42 43 44 45

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes