Lido o livro
Disciplina é Liberdade
"Somos aquilo que fazemos repetidas vezes, repetidamente. A excelência portanto não é um ato, mas sim, um hábito." (Aristóteles)
Seguindo o raciocínio de Aristóteles sobre disciplina (ou a Virtude da Constância), o livro te dá orientações acerca da constância/disciplina, que é a Virtude básica e fundamental para o desenvolvimento de qualquer outra Virtude e Dons (qualidades).
No livro, que é de um militar americano (Jocko Willink) das forças SEALs (forças especiais da Marinha), ele aborda a virtude da disciplina, e ele faz tópicos relacionados à disciplina (procrastinação, controle da mente, estresse, medo do fracasso, etc...), com
insights terminando em preceitos (o que se recomenda praticar), como uma espécie de mini-aforismos. É bem objetivo e simples, e ao mesmo tempo, bem instrutivo e gera outras reflexões e inferências (conexão e relação com outras informações e ações relacionadas à disciplina e constância). Aqui algumas frases interessantes do livro e meus comentários:
O Caminho da Disciplina
- A base de todas as boas qualidades, o controlador da execução diária. O princípio essencial que dá consistência e forma um hábito para as coisas boas e fornece uma barreira constante para as coisas más.
O Por que (Disciplina)?
- Lhe prepara e te dá um estado de “alerta permanente” para inimigos internos (suas fraquezas e falhas) e para inimigos externos (como ele é militar, isso ficou ainda mais claro), e enquanto estivermos vivos, esses inimigos nunca deixam de ser uma “ameaça iminente”. Segue-se o famoso aforismo romano (Se tu quer paz, prepara-te para a guerra).
Superando a procrastinação: quando e por onde começar
- Como começar? Simples: aqui e agora. Imediatamente.
Comentário pessoal: "Todo o futuro repousa em incerteza. Viva imediatamente." (Sêneca) Porque somos tão negligentes com o tempo, sendo que ele é o recurso mais precioso que temos (pois está relacionado à nosso tempo de Vida)? Porque, por não sabermos o dia em que morreremos, ou quando teremos uma desgraça ou tragédia que nos incapacite, ou que vivemos em relativa paz e conforto, se dá a impressão de que o tempo futuro está garantidamente à nossa disposição ou ao nosso favor. Portanto, quando estiver afetado pela procrastinação, exercite na mente o fato de que se você soubesse exatamente o dia de sua morte, você administraria seu tempo muito mais corretamente e com prudência.
Controle da mente
- O que você é, de fato, é sua “postura interior”. Chame do que quiser (alma, mente, coração, ou um outro lugar imaginado, etc...). O que se sabe, de fato, é que essa “postura interior” é de fato você, e sendo assim, é de fato sua “essência”, e portanto, isso você pode controlar. Tenha isso como “ponto de partida” para toda disciplina, incluindo as coisas externas. Você está declarando uma lei marcial no seu interior: controle da mente.
Comentário pessoal: a distinção religiosa tradicional de “Grande Guerra” (luta interior) e “Pequena Guerra” (luta exterior).
Se recomendo o livro? Certamente que sim.