(09/11/2023, 11:03)Zefiris Escreveu: Backup desse timeshift pode ficar meio grande, não?
Imagino ele pegando os programas e até mesmo os jogos instalados no Steam.
Ou estou ignorando algum detalhe?
Os arquivos são apenas referenciados, os dados em disco continuam no mesmo local, apenas é criada uma nova referência para ele. No caso do snapshot TODOS os arquivos são duplicados por referência. O aumento de espaço ocupado é apenas em metadados.
Quando um arquivo é modificado, a informação de um arquivo modificado em um subvolume passa a ocupar um novo espaço físico. Se há snapshots desse arquivo, o conteúdo antigo é preservado. Os dados só serão descartados quando não houver mais referência a eles em todo o disco. É por isso que os snapshots começam ocupando bem pouco espaço (apenas mais informação em metadados) e conforme há alterações nos arquivos do subvolume principal, o sistema indica que há mais espaço ocupado pelos subvolumes dos snapshots.
Tudo isso é configurável, você pode salvar snapshots apenas da raiz ou de algum diretório específico.
Eu faço snapshots do sda, inclusive da home, mas é porque os arquivos em geral (jogos, documentos, músicas, videos, fotos) ficam em outro disco.
O disco do sistema é um SSD de 120 GB, mas só foi usado uns 47 GB e é tudo isso porque tem alguns tranqueiras aqui de desenvolvimento de software.
Spoiler: