Zerei o Lacrimosa. Fazer uma review com algumas comparações com o Monstrum Nox que veio depois.
O sistema de batalha continua bom simplesmente por ser Y's moderno. 3 personagens em batalha, 6 no total, 2 de cada tipo. Há uns sistemas de Flash algo mas não me importei de me informar sobre eles. Os inimigos possuem muito life e gostam de fazer montinho, ótimo pra batalhas muito movimentadas. Eu gosto é disso mesmo.
Uma pena que durante o jogo não vi como mudar a classe dos personagens ou ter todas as classes, mas talvez porque não fui a nenhuma dungeon extra.
O jogo se passa em uma ilha tropical e tem muito a explorar, mas não muito comparando com o Monstrum Nox. Apenas em fazer todas as quests eu já explorei 98,89% do mapa. O jogo te dá pulo duplo em certo ponto mas há muitas barreiras verticais que te impedem de criar atalhos. Há itens para correr mais rápido, andar debaixo d'água, escalar... ajudando a atravessar os cenários, que são grandes. Felizmente jogo com cheats logo botei a movimentação dos personagens pra ficar em uns 2x.
As quests exigem pouco em questão de tempo e cumpri todas. Boas pra ganhar material, recursos... o ideal é fazer todas.
A tradução do jogo é decente e sem censura. É liberal e mais explícita que o japa, como nos casos de humor de banheiro do Sahad. Muitas coisas que os japas costumam deixar em aberto são mais definidas na tradução, e esta definição costuma ser a consequência lógica das falas logo o invencionismo é baixo. Continuamos com bons detalhes no char design das donas, até as velhas usam decotes assim como no Nox. Tem uma raça inteira cujas donas economizam pano.
A história eu achei diferente do esperado. Começa com uma ilha de náufragos e depois vai pra evolução e viagem no tempo. A resolução via amiguismo é batida, mas o desenvolvimento ainda é decente. Há vários figurantes e quase todos são OK pra cima, exceto o Carlão que é muito mala.
A maioria dos caras é OK e aqui tem muitas donas boas. Sobre os personagens,
- Adol: é o cara padrão. Igualzinho a Monstrum Nox, não tem muita personalidade, mas há opções nas conversas que lhe permitem extrair mais graça das respostas.
- Laxia: dona boa que aparece primeiro. Interesse amoroso, cu doce. Botei nela a roupa azul legal. Tenta não ser cu doce mas de vez em quando "recai".
- Sahad: o velho das piadas de banheiro. Tem um pouquinho de graça no começo mas depois não tem como, é muita prassódia.
- Ricotta: muito boa, ela é loli genki mas não tem frevião no cu. É madura mas não é emo. Uma personagem bem escrita e moderada para os padrões japas de template. Acho que até os necrocons apreciariam a sua presença.
- Hummel: um cara emo. Não vi graça nele.
- Dana: outra dona boa mas ela fica meio afastada das dinâmicas engraçadas de grupo. Ela fica distante, isso eu achei paia. Deveriam entrosá-la melhor.
Figurantes tipo a Quina e a Dina também são boas. A Alison tem lag mental logo cansa.
Todos os personagens possuem utilidade em combate mas preferi jogar apenas com o Adol, usando spam primeiramente de Tornado Sword e depois de Force Edge. Você joga um bom tempo com a Dana, que é pau pra toda obra: sabe um pouco de tudo mas não é a melhor em nada.
Não gostei de ter skills demais que botam o personagem pra dar reviravoltas no ar. Isso só teve serventia grande pra um chefão, a lula gigante, que inclusive é um chefão excelente e um dos melhores que já vi em RPG japa.
Usei os cheats de aumentar velocidade de andar e mais um ou outro.