Military Thread - 2022-2023

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2021, 22:04.
Páginas (113): 1 ... 66 67 68 69 70 ... 113
 
1128 respostas neste tópico
 #671
Há relatos que de ontem para hoje a Ucrânia perdeu 1 caça Mig-29 e 1 helicóptero Mi-8. O relatório diário do ministério de Defesa russo também os cita.

Aparentemente a perda do caça aconteceu enquanto ele abatia drones russos. Como a Ucrânia já perdeu caças assim, é possível que essa perda seja autêntica.

E ultimamente não há falta de videos mostrando os Mi-8 ucranianos voando em altitudes extremamente baixas para disparar foguetes não guiados (como o S-13) em posições russas.
Pela periculosidade dessas missões, deve ser inevitável que eventualmente ocorra perdas.

Imagino que os detritos dos drones abatidos estejam entrando pela entrada dos motores dos caças ucranianos (Mig-29, Su-27). A posição é meio óbvia, mas sinalizo abaixo:

[Imagem: wB4IQdp.jpg]

[Imagem: Il11lib.jpg]

Sendo alvo pequenos e com baixa refletividade no radar, os caças devem estar se aproximando demais dos alvos. Que por sua vez também carregam carga explosiva.

De todo modo, me lembro vagamente que o Mig-29 é capaz de fechar parcialmente essas entradas de ar. Mas é para quando estiver decolando de pistas danificadas ou não-pavimentadas.
Aliás, diferente dos caças russos, caças americanos como o F-16 são bem exigentes na qualidade das pistas das quais vão decolar.

Vi uma foto de tanque russo aqui e me lembrei de uma notícia do meio de 2022... "Com estoques no fim, Rússia deve ficar sem Coca-Cola".

[Imagem: zOYlEbR.jpg]
 #672
O déficit do orçamento federal da Rússia no primeiro mês de 2023 atingiu 1,7 trilhão de rublos (aproximadamente 21,7 bilhões de euros).

Mas pelos dados que li, não me parece sinal de colapso iminente devido a gordura acumulada pelo urso russo. Se não se somar outros fatores no meio do caminho, a economia russa possivelmente deve conseguir engolir os déficit de uma guerra em curso até final de 2024, ou começo de 2025 no mais tardar.
Se a guerra persistir depois disso... bem, prefiro nem imaginar.
 #673
Nos últimos dias as regiões ucranianas de Chernihiv, Sumy e Kiev tem sido visitadas frequentemente por drones e balões russos com equipamento de reconhecimento.

Pode ser sinal dos planos russos para o futuro próximo. Mas também poderia ser desinformação, induzindo o inimigo a pensar na direção errada.
De todo modo, o objetivo deve vir à tona nos próximos dias ou semanas.

Pela perspectiva ucraniana, a Rússia tem usado balões para fazê-los gastar mísseis e exaurir suas reservas já baixas de mísseis anti-aéreos.

Bem, eles certamente tem gastado alguns mísseis nisso. Então a Rússia estaria conseguindo seu intento.
 #674
Abaixo as perdas ucranianas de ontem para hoje pela perspectiva do ministério de Defesa russo:

- 11 drones;
- 16 blindados (eles não fazem uma separação distinta entre tanques e demais veiculos blindados como os IFV);
- 10 peças de artilharia;
- 1 MLRS.

Diz a Rússia que abateu 8 foguetes derivados do HIMARS.
Vale lembrar que cada unidade disso carrega até 6 foguetes. Mesmo que tenham interceptado alguns, outros devem ter alcançado seus alvos.

Sobre artilharia, os relatos continuam citando mais produtos da era soviética, tipo Msta-B. Devem ser mais vulneráveis a fogo de contrabateria. Mas dessa vez há citação que foi destruído um obuseiro M777 (EUA).

---------------------
Sobre as perdas russas pela perspectiva ucraniana? Na imagem abaixo são tudo o que a Ucrânia diz ter eliminado em 1 ano de guerra. O que incluiria 3.286 tanques, 6.500 veiculos blindados, 298 aviões e 286 helicópteros.

Spoiler:  
[Imagem: RrbPZ1P.jpg]
 #675
A menos que seja um ponto fora da curva derivado de outro fator, parece que o objetivo russo de reduzir a eficiência da defesa ucraniana começou a surtir efeito.

Durante a noite a Rússia lançou 32 mísseis contra a infraestrutura crítica em toda a Ucrânia.
E segundo os ucranianos, 16 foram abatidos.

Em número bruto a quantidade de mísseis é menor do que outras vezes. Mas a % abatida também é menor, 50%.

Os mísseis usados foram os habituais Kh-101, Kh-555, Kalibr e Kh-59.
O Kh-59 é de curto alcance comparado com os outros, lançado por aviões táticos.
 #676
Abaixo as perdas ucranianas de ontem para hoje pela perspectiva do ministério de Defesa russo:
- 1 helicóptero (modelo Mi-8);
- 20 drones;
- 16 blindados;
- 10 peças de artilharia (+1 radar de contrabateria AN/TPQ-50);
- 4 MLRS.

O Mi-8 parece que derrubado pelos SAM russos na região de Kharkiv. Mas até onde triangulei os dados, essa informação me parece incerta.

Hoje eles teriam interceptado 4 foguetes do HIMARS.

E aparentemente os russos conseguiram destruir 1 depósito de combustíveis e 4 de munição dos ucranianos. Não posso apurar a veracidade disso.
 #677
Abaixo as perdas ucranianas de ontem para hoje pela perspectiva do ministério de Defesa russo:
- 1 helicóptero (modelo Mi-8);
- 9 drones;
- 10 blindados;
- 10 peças de artilharia;
- 3 MLRS.

Dessa vez o Mi-8 que os russos dizem ter derrubado foi na região de Kherson.

Hoje eles teriam interceptado 3 foguetes do HIMARS e 1 míssil anti-radar (HARM).

Sobre a artilharia, novamente os relatos se concentram em modelos da era soviética. Com o adicional de 1 obus M777.
As tripulações de canhões autopropulsados - vide o CAESAR - parecem mais capazes de evitar fogo de contrabateria e assim não tenho visto relatos desses modelos.

---------------------------
Aparentemente hoje o Putin se encontrou com o Lukashenko (presidente da Bielorrússia) em sua residência na região de Moscou.
 #678
Hoje o Zelensky disse que seu país precisa do sistema de defesa aérea David's Sling de Israel para derrotar o "Golias" russo.

Sobre esse míssil citado por ele, o David’s Sling é um sistema intermediário entre o famoso Iron Dome (curto alcance) e o Arrow (interceptador exoatmosférico de mísseis balísticos). Ele é capaz de engajar aeronaves, mísseis de cruzeiro e mísseis balísticos de curto alcance. Sendo que o intuito original seria dar proteção contra foguetes e mísseis como os usados pelos iranianos (Fajr-5 e Khorramshahr) e sírios (M-600 e Yakhont).

O custo unitário de cada míssil desse sistema é de 1 milhão de dólares, em contraste aos 70.000 dólares dos lançados pelo Iron Dome.
 #679
Abaixo as perdas ucranianas de ontem para hoje pela perspectiva do ministério de Defesa russo:
- 11 drones;
- 14 blindados;
- 12 peças de artilharia;
- 1 MLRS.

Hoje eles teriam novamente interceptado 3 foguetes do HIMARS.

Sobre a artilharia, novamente os relatos se concentram em modelos da era soviética. Dentre eles o autopropulsado 2S1 Gvozdika.

-----------------
Sobre perdas civis, o último relatório da ONU (de 13 de fevereiro) indica que entre 24 de fevereiro do ano passado até 12 de fevereiro desse ano, houve 7.199 mortos e 11.756 feridos.

A última vez que postei a esse respeito parece ter sido em outubro passado, e na ocasião era 6.114 civis mortos.
 #680
- Ucrânia está gastando munição mais rápido do que EUA e Otan podem produzir
https://www.forte.jor.br/2023/02/18/ucra...-produzir/

Bem, munição não dá em árvore. E mesmo que desse, igualmente demora para dar frutos.

--------------
Sobre relatos que a China estaria fornecendo munição para a Rússia, considero plausível. Pois essa guerra de atrito entre Rússia e Ocidente também deve ser do interesse chinês.
Páginas (113): 1 ... 66 67 68 69 70 ... 113
 

Usuários visualizando este tópico: 7 Visitantes