Military Thread - 2022-2023

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2021, 22:04.
Páginas (113): 1 ... 65 66 67 68 69 ... 113
 
1128 respostas neste tópico
 #661
A rede de energia ucraniana estão tão fragilizada que após o ataque de ontem tiveram que desligar um dos reatores da usina nuclear de Khmelnytskyi, devido a instabilidade na rede.

Essa usina nuclear fica no Noroeste do país.

------------------------
Há relatos que 2 caças russos Su-24M lançaram 4 bombas na ilha Snake durante a noite. Ao mesmo tempo, 3 mísseis Oniks foram lançados na costa da região de Odesa.

Não sei qual seria o alvo deles, mas Oniks é um míssil anti-navio usado pela frota russa do mar Negro.

Este ano a Índia ultrapassará a China e se tornará o país mais populoso do mundo, com pouco mais de 1,4 bilhão de pessoas. Para colocar os dados em perspectiva, o mapa abaixo compara a população dos estados indianos com diferentes países.

Spoiler:  
[Imagem: IozX6pG.jpg]

Bem, manpower não falta para lidar com guerras. Mas a Índia nunca conseguiu seu intento de criar uma força aérea grande o suficiente para lidar com uma hipotética guerra de duas frentes (China e Paquistão).
 #662
Caminhões saindo do Iraque com ajuda humanitária para a Síria.
Há relatos que as milicias iranianas no Iraque estão enviando mísseis e drones no meio do material.
Enquanto isso os rebeldes reclamam que a comunidade internacional só ajudou as vitimas do terremoto nas áreas controladas pelo Assad.
 #663
Sem muito alarde, nos últimos meses a Bielorrússia atualizou seus tanques T-72 para um padrão muito próximo dos tanques russos. A configuração da blindagem ERA é uma reminiscência do T-80BVM russo, assim como utiliza o complexo de controle de fogo Sosna-U. E o chassi dianteiro parece usar uma variante inicial do Relikt.

Além dos tanques, no mês passado esse país recebeu um lote de SAM do modelo Tor-M2K. Fotos no link abaixo, onde a notícia também diz que nos próximos meses a Rússia fornecerá aeronaves Su-30SM e Mi-35M para os bielorrussos:

https://www.sb.by/articles/komanduyushch...belor.html

De todo modo, por enquanto o país é apenas uma ameaça latente para a fronteira Norte da Ucrânia. Se ficará nisso ou passará para o estágio seguinte, só o tempo dirá.
 #664
Os Su-35S russos tem sido vistos na Ucrânia com uma configuração anti-radar com 2 mísseis Kh-31P. Esse míssil tem alcance estimado de até 70 km.

E 4 mísseis ar-ar. Dois do modelo R-37M (longo alcance) e dois R-73 (curto alcance).

No foto abaixo se vê assim posicionados: R-37M sob a fuselagem. Kh-31P sob as asas. E os pequenos R-73 próximos da ponta das asas. Na ponta da asa são módulos de guerra eletrônica.

[Imagem: Oo361uk.jpg]

-------------

Para missões de supressão de defesas aéreas, a Ucrânia tem utilizado caças Mig-29 com modificações para usar o HARM americano. Enquanto no lado russo, eles utilizam o Su-34 e o Su-35S. Mas diferente dos Su-35S, parece que os Su-34 costumam carregar uma carga assimétrica de apenas 1 míssil Kh-31P.
 #665
Os russos tem cometido muitos erros a nível tático e estratégico, mas ainda possuem gordura para queimar e eu particularmente não duvidaria de momentos nos moldes da Operação Bagration de 1944. Mesmo que de forma mais simplificada.

- Breves considerações sobre a modernização dos MBTs T-62M russos para a Guerra na Ucrânia
https://www.forte.jor.br/2023/02/12/brev...a-ucrania/

[...]Embora pelos padrões do século 21, até mesmo os T-62s modernizados estejam desatualizados para enfrentar MBTs ocidentais de terceira geração como os Leclerc ou os M1A2 Abrams americanos, ou ainda em relação aos tanques T-72 e T-90 mais modernos que formam a espinha dorsal das forças blindadas russas, para as necessidades de uso das unidades de combate das repúblicas separatistas de Donetsk e Luhansk, bem como para uso rápido pelos recém mobilizados, o T-62M modernizado pode contribuir para sustentar ofensivas e linhas defensivas bem estruturadas.

Isso explica em parte por que Moscou está investindo em seus reparos, embora tenha muitos T-72 de reserva. Reiterando, o T-62 é valorizado pelos requisitos de manutenção e custos operacionais muito menores, bem como pela facilidade de treinamento – o treinamento da tripulação leva muito menos tempo, sendo este um fator crítico de extrema importância na dinâmica do conflito militar em curso.[...]
 #666
As forças armadas do Quirguistão organizaram uma cerimônia para ativar oficialmente alguns dos equipamentos recentemente reparados ou adquiridos. O mais notável é o veterano sistema SAM S-125BM "Pechora-2BM" , adquirido na Bielorrússia. É uma versão modernizada de um sistema usado desde a guerra do Vietnã.

O Quirguistão é, juntamente com o Tadjiquistão, uma das ex-repúblicas soviéticas mais pobres. Desde 1992, sofreu golpes, revoluções e violência étnica, que prejudicaram o desenvolvimento econômico. Em termos de defesa, o Quirguistão costuma receber equipamentos da Rússia, por ser membro do Tratado de Segurança Coletiva.

Os caminhões parecem modelos russos Kamaz. Não sei se são de segunda mão, mas os russos deveriam estar com falta deles por causa da guerra com a Ucrânia. E aparentemente continuam exportando.

[Imagem: EM03gkI.jpg]

[Imagem: qyH1FsH.jpg]
 #667
Assim como ministério de Defesa da Ucrânia, a Rússia também costuma dizer as baixas ucranianas. Comparei os dados nos últimos 4 dias, e pela perspectiva russa, neste periodo a Ucrânia teria perdido:

- 3 estações de radar;
- 1 sistema SAM;
- 45 drones;
- 40 blindados;
- 36 peças de artilharia;
- 3 MLRS.

Não houve perda de aeronaves ucranianas neste espaço de tempo.
Sobre as peças de artilharia, os relatos parecem se concentrar mais em canhões herdados da era soviética (D-20, D-30) do que os fornecidos pelo Ocidente.

É sempre possível que os números possam estar inflados, mas são números plausíveis para uma guerra dessa escala. Não sendo algo surreal e propaganda óbvia.
 #668
Não sei se a Ucrânia já conseguiu consertar, mas hoje me lembrei de algo sobre aquela ponte atacada dias atrás por um drone maritimo russo.

O material que o Ocidente entrega à Ucrânia via Romênia passa por esta ponte. Há outra estrada mais a norte, a E87, mas esta passa pela Moldávia.

Se porventura a Rússia tiver interesse e condições para conduzir um ataque anfíbio nessa região, eles têm apenas alguns quilômetros para chegar à Transnístria.

-----------------------------------
Em entrevista ao jornal Le Figaro, o presidente polonês, Andrzej Duda, alertou que o Putin pode vencer se a Ucrânia não receber equipamento militar ocidental nas próximas semanas. Mas recusa a idéia de transferir o território ucraniano para a Rússia em troca de um acordo de paz.
 #669
Deve ser só treinamento ou algo do tipo, mas nas últimas horas havia alguns aviões russos saindo de Moscou que são do modelo usado como posto de comando em caso de guerra nuclear.

---------------
Aviões de vigilância da OTAN circulando em torno da Rússia parece ligeiramente acima do normal. Isso contando apenas os que possuem transponder ligado.
Aparentemente algo atiçou a curiosidade deles.
 #670
Do jeito que as coisas estão se desdobrando, parece que no futuro próximo a Rússia pretende abrir nova frente de combate.

E o potencial da utilização de armas nuclerares táticas está deixando de ser negligenciável.
Páginas (113): 1 ... 65 66 67 68 69 ... 113
 

Usuários visualizando este tópico: 11 Visitantes