Military Thread - 2022-2023

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2021, 22:04.
Páginas (113): 1 ... 63 64 65 66 67 ... 113
1128 respostas neste tópico
 #641
Aparentemente os vídeos que circulam no Twitter dizendo que são de Mahabad-Irã estão equivocados. São de Bukamal-Síria, onde a milícia iraniana foi atacada.

De todo modo, quem tem o hábito a muitos anos de acertar alvos iranianos em solo sírio é Israel. Embora considerando a bagunça que é a Síria, não dá para descartar que seja qualquer outro grupo.
 #642
Quando leio notícias do tipo "Brics estuda criação de uma moeda em comum", me faz lembrar o quanto o Brics é uma piada sem graça e que dessa cartola não sairá coelho. Uma anomalia que engloba países que tem diferentes agendas e objetivos de política externa, onde alguns (Índia / China) são inimigos em potencial; sendo que a China também dá apoio militar para o Paquistão, inimigo histórico da Índia. Sem contar o tanto de segredos militares que a China roubou da Índia, Rússia e da África do Sul...

Aliás, pelo menos 24 soldados foram mortos quando os exércitos da China e da Índia se enfrentaram em Ladakh, no oeste do Himalaia, em 2020, mas as tensões diminuíram após negociações militares e diplomáticas. Um novo confronto eclodiu entre os dois lados no leste do Himalaia em dezembro, mas não houve mortes.

Mas podemos esperar novas escaramuças a medida que a China aumenta a infraestrutura militar na região do Himalaia.
 #643
O governador de Transbaikal, Alexander Osipov, assinou um decreto que introduz recompensas pela captura ou destruição de tanques de países da OTAN entregues à Ucrânia. Pela destruição de um Leopard, 1 milhão de rublos será pago ao responsável direto e 150.000 aos participantes. O número total de beneficiários não pode exceder cinco.

A captura de tanques operacionais pode dar 3 milhões de rublos para o responsável e 500.000 para os participantes, sendo o número não superior a 10.

---------------------------------
O presidente croata, Zoran Milanovic, declarou que a Ucrânia nunca mais controlará a Crimeia, traçando um paralelo com Kosovo. Ele também acrescentou que a Rússia poderia usar seu arsenal de armas nucleares se o conflito se aprofundar. Em sua opinião, o fracasso da invasão russa se deve à falta de soldados, já que a Rússia esperava a queda do governo ucraniano.

Meses atrás, esse mesmo Milanovic disse que colocar a Finlândia na OTAN foi como enfiar uma caneta no olho de um urso raivoso. E quando o primeiro-ministro Andrej Plenković aprovou o treinamento dos militares ucranianos em território croata, Milanovic o convidou para ir lutar lá.

---------------------------------
Dmitry Rogozin, que atuou como diretor da Roscosmos e vice primeiro-ministro, anunciou o envio para a Ucrânia de 4 robôs Marker, fabricados pela empresa Androidnaya Tejnika. Este modelo é oferecido em chassis de esteiras ou rodas e pode usar mísseis AT, lançadores de granadas e metralhadoras. Primeiro eles serão testados em um polígono em Donbass e, após aparar eventuais arestas, serão enviados para a zona de combate.

---------------------------------
As exportações de carvão mineral da Rússia para a Coreia do Sul aumentaram 24% em 2022, atingindo 26,5 milhões de toneladas.

---------------------------------
Dois cidadãos da América Latina foram presos na Eslovênia e acusados ​​de pertencer à Inteligência Militar Russa (GRU) e de ser uma "célula adormecida". Um deles tem passaporte argentino.

---------------------------------
Essa semana foram identificados os restos de um Mi-8 abatido e um Su-25, ambos ucranianos. Para o primeiro, a data da derrubada é desconhecida, o segundo foi registrado e a princípio pensou-se que fosse um exemplar russo. A mídia ucraniana deu detalhes sobre o piloto do Su-25: Major Danylo Murashko, um piloto de 24 anos. Entre 24 de fevereiro de 2021 e 27 de janeiro de 2023, ele fez 141 surtidas de combate. Neles, ele é creditado pela morte de 600 soldados russos.
 #644
Aparentemente a Bielorrússia começou a operar mísseis Iskander de forma independente. Ou é teatro e na verdade continua sendo os russos a operar. Seriam as versões 9M723 (que até então era exclusiva dos russos) e 9M728 (versão míssil de cruzeiro).

Em condições normais não haveria porque duvidar. O problema é esse 9M723. Não é sem motivo que a Rússia não fazia questão de exportar. Embora esse nível de confiança em fornecer esse modelo também pode implicar em coisas ruins para a Ucrânia.
 #645
As Forças de Autodefesa do Japão decidiram aposentar seus helicópteros de combate e substituí-los por drones. A decisão veio após analisar os combates na Ucrânia, onde helicópteros de ataque russos foram abatidos e drones foram usados ​​para atacar tropas russas. A medida afetaria 12 AH-64D (ataque), 47 AH-1S (antitanque) e 33 OH-1 (reconhecimento). Todos eles seriam substituídos por uma grande frota de drones.

Refinar o orçamento de Defesa do país pode ser o outro motivo. Até porque, a infraestrutura para missões SAR se tornaria desnecessária.

De todo modo, a decisão pode ser meio temerária. Já que o teatro de operações da Ucrânia tem suas particularidades, dentre elas o enorme número de Manpads que foi jogado lá.
 #646
Já tinha feito isso anteriormente, mas aparentemente a Rússia voltou a redirecionar suas forças espalhadas pelo país em direção ao teatro de operações ucraniano. E agora com ímpeto ainda maior.
 #647
Desde que os russos recuaram da cidade de Kherson, ela está sendo atacada frequentemente pela artilharia russa. Mas ainda é habitável; embora as baixas civis estejam acumulando. O mesmo não pode ser falado a respeito de cidades mais a Leste do país.

Aliás, com o tanto de thermite e armas termobáricas que os russos jogaram nelas, é admirável que os ucranianos consigam manter posições em cidades como Marinka. Mas não sobrou muita coisa de pé.

Spoiler: Imagens   
 #648
O governo norueguês informou que o Leopard 2 será o novo tanque do Exército após realizar um processo de seleção. O modelo da empresa alemã Krauss-Maffei já é utilizado em sua variante A4, e será substituído pelo A7. As primeiras unidcades devem ser recebidas em 2026 e as entregas concluídas em 2031. O contrato é de 54 unidades com opção para mais 18. O Parlamento estabeleceu um teto para o custo de 1,96 bilhão de dólares.

O outro candidato era o K2 Black Panther da sul-coreana Hyundai Rotem. De acordo com o anúncio, ambos os modelos atenderam a todos os requisitos. Pelo que se deduz do texto, o Leopard 2 foi superior em outros fatores como cooperação industrial, logística, suporte durante o ciclo de vida... Sendo que a Noruega já tem infraestrutura para operá-lo.
 #649
Sobre o apagão hoje em Odessa, deve ser resultado do que comentei anteriormente:
- A rede de energia ucraniana está bem fragilizada e a cada ataque mais gambiarras e reparos de emergência são necessários. Levará anos para consertá-la a sério.
 #650
Circulando algumas fotos do blindado russo de reconhecimento BRM-1KM, que até agora se viu pouco na guerra. As fotos foram tiradas em um polígono onde os tripulantes estariam treinando antes de serem enviados para a Ucrânia.

Nas fotos se observa que ele é equipado com um canhão de 30mm, uma metralhadora coaxial de 7.62mm, e 6 tubos de lança-granadas (3 de cada lado do canhão).

Não pude identificar nas fotos, ou talvez só esteja desmontado, mas o BRM-1KM pode carregar um radar capaz de detectar pessoas em movimento e veículos de combate no campo de batalha em um alcance máximo de cerca de 10 km.

O veiculo também possui sistema de visão noturna. O que me lembra que os tanques russos das séries T-62M, T-72 e T-80BV também estariam passando por upgrade para melhorar seu desempenho noturno.

[Imagem: g2m3Cc7.jpg]

[Imagem: n2scdYI.jpg]
Páginas (113): 1 ... 63 64 65 66 67 ... 113

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitantes