Já estou perto de zerar o Spiderman logo farei um post maior. Falar do que importa.
O jogo é um open world corriqueiro. O que tem de bom mesmo são duas coisas: gráficos e jogabilidade.
Os gráficos são muito bonitos. É o principal chamariz do jogo. Uma pena que eu não tenha PC pra jogar com RT ou com os gráficos no máximo.
O jogo tem uns bugs ainda da época da versão PS4. Bugs visuais como erros de colisão, que são comuns, e NPCs fazendo acrobacias malucas, algo não tão comum. Também tive problemas de não conseguir avançar em quests, ficar travado no modo câmera, missões demorarem vários segundos para contarem como completadas... mas consegui resolver isso ou esperando ou recarregando o save.
A jogabilidade é boa, em especial na travessia, a arte de ir de ponto A a B. O Spiderman é muito bom no parkour e o jogo passa bem isso. Sem contar que há várias opções de jogabilidade e acessibilidade que só ajudam, tipo sumir com QTEs e esmaga-botões. O jogo é muito polido nesse aspecto, nem senti falta de remapear botões ou coisa do tipo. Tem até modo Very Easy onde você não morre em combate, muito bom pra passar de alguma batalha mais difícil.
Só não gostei da complicação ao usar os gadgets (são 8 e poderiam ser menos), da precisão exigida em certos puzzles (por exemplo, usei mouse pra desarmar uma bomba) e da precisão menor da movimentação a curtas distâncias, às vezes o Homem-Aranha parece o Sonic da era boost. Isso da precisão ainda é relevável porque você pode usar mouse+teclado a qualquer momento mesmo jogando com controle, logo você nunca fica na merda.
História... mal me importei, é jogo comum da SJCO logo história disso não me interessa. Mas mesmo pulando as cutscenes, o jogo dá resumos breves e sutis dos acontecimentos pulados durante as conversas, isso é excelente. E tem outros detalhes como o jogo retomar conversas caso você as interrompa sem querer. Nunca me senti 100% perdido na história.
Ah,
O jogo tem 2 fillers: os vilões não morrerem e a MJ adorar fazer merda e precisar ser salva. Felizmente isso não atrapalha muito o jogo.
Personagens... bem, só vi 2. O Peter é genericão mas isso é OK pro jogo, já a MJ é muito mala e espero que ela morra no final do jogo.
Mesmo sendo um jogo da SJCO, o nível de esquerdismo aqui não é alto. O que ainda tem de esquerdada é a diversidade étnico-cultural dos heróis e NPCs (o esperado de Nova Iorque) não se refletir nos inimigos (todos incluindo os de baixo nível), que são ou homens brancos ou homens chineses (tudo bem chinês ser vilão, isso pode). Até o vilão preto é branco! A MJ carrega certo grau de "igualdade e empoderamento" mas isso é usado pra tornar a dona mala, não pra dar alguma suposta lição de moral.