Military Thread - 2022-2023

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2021, 22:04.
Páginas (113): 1 ... 30 31 32 33 34 ... 113
 
1128 respostas neste tópico
 #311
Há relatos que as forças ucranianas que ainda restam em Mariupol estão sendo constantemente bombardeadas por artilharia 2S1 Gvozdika.

2S1 Gvozdika é um canhão autopropulsado de 122 mm que entrou em operação nos anos 70 na União Soviética. Mas para terminar de terraplanar uma cidade, é tão bom quanto qualquer outro canhão mais moderno ou de maior calibre.

Alguns BTG usados na cidade já foram redirecionados para outros lugares em dias anteriores.
 #312
Os caças Su-35S tem sido vistos com uma configuração de superioridade aérea, ao fazer uso de 4 mísseis ar-ar de médio alcance R-77 e 4 mísseis ar-ar de curto alcance R-73. Os R-77 são posicionados no ventre, enquanto os R-73 ficam nas asas.

Na doutrina operacional russa é disparado no minimo 2 mísseis contra 1 aeronave inimiga.
 #313
Aparentemente hoje na Síria houve uma tentativa de assassinato contra o Assad. Falhou.

De todo modo, me fez lembrar que os dois navios russos que restam da classe Slava estão operando na Síria.
 #314
Dizem que a entrega de armamentos para Taiwan está atrasada por causa que a indústria ocidental não está dando conta de suprir Ucrânia ao mesmo tempo que seus clientes habituais.

Bem, esperemos que a China não queira aproveitar o ensejo.
 #315
Enquanto os olhos do mundo estão em direção a Rússia, a China resolveu flexionar um pouco os músculos.

Os chineses levaram a força-tarefa do porta-aviões Liaoning para um passeio. Essa semana os japoneses encontraram a força-tarefa de Liaoning a cerca de 350 km a oeste das Ilhas Danjo. O grupo que rodeia o Liaoning é constituido por fragata Type 054A e destróieres Type 055, Type 052C e Type 052D.

Talvez tenha relação com as ilhas Salomão, talvez não. Dificil ler a mente de um chinês. Recentemente os EUA ameaçou ação militar contra a China caso ela faça uma base militar nas ilhas Salomão.

-----------------------

A Rússia parece estar passando por maus momentos no Leste ucraniano. Não que a Ucrânia esteja incólume, mas o país tem mais gordura para queimar devido a ajuda da OTAN. Atacar ferrovias com Kalibr e outros mísseis não tem efeito duradouro o suficiente para impactar a linha de frente.

Todavia, um urso encurralado não deixa de ser perigoso.
 #316
Acho que não tinha visto anteriormente, mas parece que a Rússia começou a usar caças Su-24 na Ucrânia.

A Rússia tinha mais de 250 caças Su-34 e Su-30SM no início da guerra, e as perdas não foram tão significativas para motivar o uso do modelo antigo. Então é possível especular que seu uso seja mais para reforçar as operações aéreas do que motivado pela perda dos supracitados.
Ou considerando que os Su-24 estão sendo usados para ataques em altitude extremamente baixa, talvez os russos simplesmente querem evitar a possibilidade de perder vetores mais novos nessa função. Aliás, durante a guerra do Golfo (1990-91) foram perdidos vários Panavia Tornado (da mesma geração do Su-24) durante operações de baixa altitude.

A tendência é que os russos comecem a perder caças Su-24 devido a periculosidade de suas missões. Mas possivelmente consideram que o custo-beneficio se mostrará válido.

----------------------

A Rússia começou a usar mísseis anti-navio Oniks contra alvos terrestres na Ucrânia. Como já foi relatado em anos recentes que esse míssil tinha essa capacidade, não dá para considerar como gambiarra de última hora.
Anos atrás eles foram posicionados na Crimeia em sua função original.
 #317
Não tinha me atentado a isso, mas no final do mês passado o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o presidente Bolsonaro autorizou a modificação do contrato dos caças Gripen para aquisição de mais 4 exemplares. Então de 36 originalmente previstas, teremos 40 unidades.

E falando na FAB, semana passada ajudou a marinha na interceptação de um navio carregando drogas que estava a 407 km da costa. As sete pessoas que estavam a bordo foram presas em flagrante por tráfico de entorpecentes: cinco brasileiros, um espanhol e um francês.
 #318
(05/05/2022, 13:15)Zefiris Escreveu: Não tinha me atentado a isso, mas no final do mês passado o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o presidente Bolsonaro autorizou a modificação do contrato dos caças Gripen para aquisição de mais 4 exemplares. Então de 36 originalmente previstas, teremos 40 unidades.

Além dos 4 a mais, parece que vão solicitar outro lote. Mais uns 40 seriam o ideal, totalizando 80 F-39 Gripen
 #319
O motor do Gripen é uma variação do General Electric F414. Há outros componentes americanos, mas esse é um dos principais.
No hipotético cenário que os EUA promova sanções contra o Brasil (não importando o quão dúbio seja o motivo), isso será um problema para nossa aviação militar.
Países como o Irã já mostraram que é possível contornar sanções desse tipo, mas não é algo indolor.
 #320
(05/05/2022, 15:48)Zefiris Escreveu: O motor do Gripen é uma variação do General Electric F414. Há outros componentes americanos, mas esse é um dos principais.
No hipotético cenário que os EUA promova sanções contra o Brasil (não importando o quão dúbio seja o motivo), isso será um problema para nossa aviação militar.
Países como o Irã já mostraram que é possível contornar sanções desse tipo, mas não é algo indolor.

Pq os EUA aplicaram sanções no Brasil?
Páginas (113): 1 ... 30 31 32 33 34 ... 113
 

Usuários visualizando este tópico: 8 Visitantes