Military Thread - 2022-2023

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2021, 22:04.
Páginas (113): 1 ... 29 30 31 32 33 ... 113
 
1128 respostas neste tópico
 #301
(23/04/2022, 14:09)Zefiris Escreveu: Eu não coloco muita fé em palavras turcas pois geralmente há coisas ocultas por trás delas, mas parece que a Turquia anunciou que fechou seu espaço aéreo para a Rússia em direção a Síria. Agora os russos terão que passar pelo Irã para apoiar suas forças na Síria.

Pode ou não ter alguma relação, mas faz algumas semanas que há voos militares frequentes entre Teerã e Moscou.

Dizem por aí que 6 oligarcas russos já morreram suicidados. Às vezes no exterior.

Bem, o Trotski foi assassinado no México em 1940. Quando os russos querem matar alguém em especifico, nenhum lugar é longe demais.

E se alguém que ficou bilionário através do Estado russo pensou que também ganhou poder politico, se enganou.

Qui controle le pouvoir en Russie c'est la KGB. Les communists jamais sortaient du pouvoir. Seul idiotes croiaient qui avec la chute de la URSS signifiat aussi la chute de la KGB.

Quem controla o poder até hoje na Rússia é a KGB. Só trouxa acredita que eles saíram do poder quando caiu o poder soviético. A Rússia continua tendo os mesmos donos, mesmo em "outro sistema" político e econômico.
 #302
Parece que os russos estão usando uma nova configuração em seus Su-35S operando na Ucrânia. São basicamente os mesmos mísseis que citei anteriormente, mas agora somente os R-73 (ar-ar de curto alcance) ficam nas asas. Enquanto os demais de maior porte (Kh-31PD e R-77) são posicionados no ventre do caça.

Não sei dizer o que motiva o posicionamento diferente. Só posso especular que de algum modo interfira no arrasto aerodinâmico ou sua manobrabilidade em dogfight/medidas evasivas. Ou simplesmente foi feito ao acaso.
 #303
Sem entrar no mérito que haja algum pingo de verdade na versão russa sobre o fim do Moskva, estava me lembrando aqui que acidentes com munição não é algo inédito por aqueles lados.

A titulo de curiosidade, em 1974, um destróier soviético da classe Kashin chamado Otvazhny realizava exercícios de rotina no Mar Negro.

Até 29 de agosto de 1974, o navio realizava lançamentos de foguetes anti-submarino e torpedos. No dia 30 desse mesmo mês, foi planejado um exercício de tiro com os novos sistemas de mísseis antiaéreos V-601 (dados da wiki sobre o míssil: https://en.wikipedia.org/wiki/S-125_Neva/Pechora ).

Às 9h58 de 30 de agosto de 1974, uma explosão foi desencadeada na área onde estavam armazenados 15 mísseis V-601. Às 15h35 do mesmo dia, o destróier Otvazhny começou a afundar. Após 12 minutos, o navio desapareceu completamente debaixo d'água.

A investigação concluiu que o motor de um dos mísseis V-601 ativou-se espontaneamente, provocando a ignição de vários motores de alguns outros mísseis, desencadeando uma explosão que destruiu o compartimento e provocou dois grandes buracos no casco que eram as áreas onde o navio começou a inundar.

[Imagem: zoqnKP2.png]

[Imagem: MP6onzZ.png]

[Imagem: grhBtYA.png]
 #304
A empresa Kurganmashzavod entregou um lote de veículos blindados ao Ministério da Defesa russo, dentro dos contratos a serem cumpridos em 2022.
Não é especificado quais modelos ou quantos veículos. Mas essa empresa é a responsável pela produção dos BMP.
Possivelmente deve repor algumas perdas ocorridas durante a guerra contra a Ucrânia.
 #305
Fui prestar atenção na tal noticia "Germany to authorise tank deliveries to Ukraine" e não parece ser necessariamente tanques.
Embora baseado no chassi do Leopard, Gepard é basicamente um canhão antiaéreo autopropulsado. Pelo que me lembre, até o Brasil tem alguns desses. Mas já está fora de serviço em vários países. O equivalente russo dele seria o velho ZSU-23-4.
 #306
Aparentemente os russos capturaram uma fábrica ucraniana dedicada à reparação de sistemas SAM (Osa, Shilka e Tunguska). Esse tipo de perda pode impactar no conserto e manutenção desses sistemas.

-----------------
A Rússia atacou uma ponte em Zatoka que pode afetar a distribuição de combustível na região de Odessa.

Nas poucas fotos que vi os danos não parecem severos, mas não é algo para consertar da noite para o dia. Sem essa ponte, o combustivel terá que passar por uma rodovia na Moldávia. E caso essa rota venha a ficar comprometida, a linha de abastecimento para Odessa teria que ser deslocada ainda mais ao norte.

-----------------
A versão mais moderna do tanque russo T-90 começou a ser visto na Ucrânia.
 #307
Sobre o infame gás russo...

A Polônia não poderá importar gás GNL nas quantidades necessárias antes de 2025 porque a infraestrutura (navios, terminais...) precisa ser construída. Além disso, o GNL só pode ser adquirido no Catar e nos Estados Unidos; outros países podem aumentar a produção, mas haveria dificuldades de logística. Como adendo, o preço do GNL aumentou muito.
O que a Polônia fará até 2025? Continuará comprando dos russos, mas de forma indireta. A Alemanha compra dos russos e revende para a Polônia. Não muito diferente do que a própria Ucrânia tem feito em anos recentes...

A Bulgária é ainda mais dependente, mas não na quantidade da Polônia. Pode até trazer mais do Azerbaijão (embora sabe-se lá com qual gasoduto).

A Áustria já informou que aceita a forma de pagamento "porque cumpre as sanções", mas não deu mais detalhes. A ministra da Economia, Leonore Gewessler, explicou que a Áustria depende de 80% do gás russo e que não pode preencher as reservas sem ele.

A agência Bloomberg informou que 10 clientes abriram contas no Gazprombank para cumprir as condições da Rússia. Além da Áustria, a Letônia assinou um contrato em rublos. E Hungria já disse no começo do mês que continuaria comprando dos russos.

-------------------------

A Ucrânia lançou ataques de drones em Kherson e Belgorod. Vários foram derrubados pelos SAM russos; que parecem ter saido de sua letargia inicial.

Circulando um vídeo de um Iskander destruindo um sistema BM-27 Uragan dos ucranianos:



Os chineses fazendo propaganda do Iskander sendo usado contra a Ucrânia:



No comentário do video fala que logo após o disparo ele troca de lugar. É a doutrina básica desde a era soviética. Mesmo o Iraque usava esse padrão com seus Scud. Então é curioso os ucranianos cometerem erros que os deixa vulneráveis ao Iskander.

A artilharia M777 não terá vida muito longa se os ucranianos continuarem desleixados.
 #308
Curiosamente, a Rússia parece estar tentando promover a paz entre Armênia e Azerbaijão, que teve um pico de tensão no mês passado.

A pressão da Rússia pela paz no sul do Cáucaso não é por motivos angelicais. A presença militar russa na região está sendo redirecionada para apoiar a guerra na Ucrânia.

Hoje o Irã está exibindo seu míssil Kheibar Shekan em Teerã. Esse míssil, que parece uma variante de longo alcance do Fateh-110, está tendo sua primeira exibição pública.

O nome desse míssil parece uma referência a batalha de Khaybar ocorrida no ano 628. Dizem que foi causada porque um grupo de judeus quebrou sua palavra após ter chegado a um acordo com os muçulmanos. A vitória foi dos muçulmanos.

[Imagem: m2i5o5M.jpg]
 #309
A Rússia continua exportando armas, mesmo que alguns clientes sejam meio obscuros ao grande público. Este mês um país africano chamado República do Mali recebeu um carregamento que consistia em 2 helicópteros de combate Mi-35 e algo peculiar considerando o quão recente e avançado é o produto: uma estação de radar 59N6-TE.

Em teoria esse radar pode detectar alvos hipersônicos voando a uma altura de até 200 km.

O que um país pobre - praticamente no meio do deserto do Saara - deseja com isso, não sei dizer.
 #310
Segundo o portal defence-ua.com, a Polônia forneceu tanques T-72 para a Ucrânia em número suficiente para equipar 2 brigadas. Como cada brigada é composta por 3 batalhões de 31 tanques, teríamos assim 186 tanques.

Como já devo ter comentado anteriormente, os T-72 poloneses são uma versão inferior aos dos ucranianos. Contudo passaram por uma leve modernização usando como base componentes do tanque polonês PT-91 Twardy (que por sua vez foi criado com base no T-72 soviético). E assim o artilheiro usará uma câmera térmica KLW-1 Asteria.

Blindagem adicional não deve ser instalada. O beneficio e tempo consumido para isso devem ser questionáveis, sendo que a Ucrânia deve estar precisando de mais tanques para ontem.
Páginas (113): 1 ... 29 30 31 32 33 ... 113
 

Usuários visualizando este tópico: 15 Visitantes