Military Thread - 2022-2023

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2021, 22:04.
Páginas (113): 1 ... 27 28 29 30 31 ... 113
 
1128 respostas neste tópico
 #281
Essa semana os EUA autorizou a venda de 8 caças F-16C/D Block 70 para a Bulgária. Junto com as peças de reposição e armas, o custo estimado é cerca de 1,6 bilhões de dólares.

Apesar do timing, o interesse em adquirir mais F-16 é anterior à atual guerra na Ucrânia. Já em 2019 demonstrava pretensão de comprá-los para substituir os Mig-29.

Claro, se pode especular que isso abre uma janela de oportunidade para doar esses Mig-29 para a Ucrânia. Mas mesmo que a Bulgária tenha essa vontade, são versões de exportação da era soviética. E seu estado não é dos melhores. Em anos recentes os pilotos do país chegaram a se recusar a voar na aeronave.
 #282
Vi essa semana que dois Gripen E chegaram ao Brasil.

Esse caça parece ser muito bom, mas acho que 35 é muito pouco para um país como o Brasil.
Devíamos ter mais de 300 desse caça
 #283
O ideal para o Brasil, sem ser utópico, seria cerca de 100 caças Gripen.

Guerra na Ucrânia pode “demorar anos”, diz Secretário-geral da OTAN. Bem, já dura anos, só que era limitada e restrita ao Leste do país. E este ano se tornou guerra total.

Sobre os Mig-29 da Bulgária, além das limitações técnicas inerentes da versão de exportação soviética, parece que ganharam uma sobrevida em anos recentes por substituir os motores originais por versões usadas vindas da Rússia.

Se eu fosse piloto e me fosse oferecido esses caças para lutar em uma guerra em andamento que não seja contra um país africano ou da América Central, eu ia achar que estão deliberadamente querendo me matar o quanto antes Pacman
 #284
De acordo com o Ministério da Defesa russo, na manhã de 5 de abril de 2022, os ucranianos tentaram entrar em Mariupol com dois helicópteros vindo pelo mar de Azov. Eles foram detectados e abatidos com manpads.

Acho que já vão para 4 ou 5 tentativas kamikaze de resgatar quem quer seja em Mariupol. Existe especulações que seja para salvar a liderança do infame batalhão Azov.

Parece que o CEO da General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI) esteve se encontrando com um embaixador e adido militar da Ucrânia.
Não é dificil imaginar que potencialmente usarão o conflito na Ucrânia para testar o novo drone Mojave. Um derivado do famoso MQ-9 Reaper.
 #285
Próxima semana devo acompanhar a guerra com menos frequência, pois vou ficar ocupado com o patch 6.1 de FFXIV. E ver se termino de leveling meus jobs de tank. De todo modo...

--------------

Seguindo a Procuradoria-Geral da Ucrânia, desde 2014 mais de 2.000 pessoas foram presas por traição e conluio com os russos, incluindo prefeitos e funcionários do governo. No mês passado o presidente Zelenski assinou um decreto para aumentar as penas para esse crime, que agora chegam a um mínimo de 15 anos.

--------------

Há relatos que os bombardeiros russos Tu-22M3 começaram a usar antigas bombas burras de 3 toneladas contra alvos na Ucrânia.

--------------

Abaixo foto de um morteiro pesado autopropulsado 2S4 Tyulpan presente em Mariupol. Cada projétil dele pesa 130 quilos.

[Imagem: XnS735M.jpg]
 #286
Mais 4 depósitos de combustível na Ucrânia foram atacados com mísseis de cruzeiro de longo alcance.

É possível que estejam preparando o terreno para uma ofensiva mais impactante em Donbass em um futuro próximo.

----------------------

O Ministério da Defesa polonês anunciou a assinatura do contrato para 250 tanques M1A2 SEPv3 Abrams, 26 M88 Hercules e 17 M104 Wolverine. No valor de 4,7 bilhões de dólares. As entregas devem ser concluídas até 2026, mas os primeiros 26 tanques chegarão à Polônia este ano e serão colocados a leste do rio Vístula "para dissuadir qualquer agressor em potencial".

O M88 é um veículo de recuperação de blindados, enquanto o M104 Wolverine serve para criar pontes na frente de combate.
 #287
Parece que a Ucrânia perdeu mais uma bateria S-300PS. O vídeo que circula a respeito mostra 4 veículos TEL 5P85S e um radar 5N63S.

É uma perda dolorida para a Ucrânia, pois dá mais liberdade de ação para a força aérea russa.

---------------------------------

Apesar da guerra na Ucrânia e recente retórica agressiva do Japão contra a Rússia, o projeto Sakhalin-2 segue ativo com colaboração dos dois governos.

O dilema entre segurança energética e sanções deve atormentar o sono dos japoneses, mas acabaram decidindo pelo primeiro.

---------------------------------

Parece que empresas com 100% de capital russo estão sendo criadas sem maiores empecilhos na Turquia, aparentemente para contornar as sanções.
Bem, eu comentei recentemente o quanto a Turquia causa indigestão para seus aliados ocidentais...
 #288
A Eslováquia doou seu sistema S-300PMU, herdado da antiga Tchecoslováquia, para a Ucrânia. O pacote é composto por uma bateria e 48 mísseis 5V55R, com alcance de até 90 km. Resta ver como se integra na rede ucraniana pois nesse caso não parece possuir veículo de comando.

Se alguém for perguntar ao Google sobre detalhes do S-300PMU e ler que o alcance é 150 km, isso vale para os mísseis 48N6 que começaram a ser usados após a dissolução da Tchecoslováquia. Esse sistema doado usa os mísseis 5V55R já citados.
 #289
Sobre o míssil Tochka-U que atingiu a estação de trem de Kramatorsk...

Começando do principio, ao contrário do Iskander que pode realizar manobras, o Tochka-U usa uma trajetória simples. No meio do caminho ocorre a separação da ogiva com o motor/tanque de combustível (o pedaço grande mostrado em foto).

O argumento da Rússia é que como a seção de propulsão caiu a sudoeste da cidade, indica que só poderia ter sido disparado do território ucraniano. Tem sua lógica. O problema é falar que o Tochka-U não está em serviço com suas forças armadas. No dia 18 de março eu comentei que sistemas Tochka-U chegaram na Bielorrússia a bordo de um An-124 que pousou na base aérea de Machulishchy (região de Minsk). Então eles não estão mais em estoque e os russos pretendiam voltar a usá-los.
 #290
A Eslováquia e a Ucrânia estão negociando a venda de canhões autopropulsados Zuzana (foto abaixo). Seriam duas baterias de 8 canhões e treinamento para 200 operadores. A Ucrânia já adquiriu em 2020 um modelo semelhante da empresa Excalibur, o Dana M2.

A principal desvantagem do Zuzana é que ele usa um canhão no padrão da OTAN (de 155 mm), enquanto a artilharia ucraniana mantém o padrão soviético de 152 mm. De todo modo, não é como se houvesse falta de países enviando munição para eles. Mas quem cuida da logística na linha de frente que se vire.

[Imagem: z1sX0cw.jpg]

---------------------------------

Fotos dos restos de um Su-34 russo apareceram nas redes sociais. Parece pertencente ao 559º Regimento de Aviação, com sede em Morozovsk, Rostov (Distrito Militar do Sul).

No lado ucraniano, os restos de um Bayraktar TB2 apareceram na região de Kherson. O que seria o terceiro para o qual há evidências visuais.

---------------------------------

Mísseis de cruzeiro lançados por navios russos no mar Negro continuam acertando depósitos de combustível na Ucrânia com frequência praticamente diária.

Esses danos podem ser remediados a médio e longo prazo. Então é possível sinal que os russos farão uma grande ofensiva em breve para aproveitar os problemas que isso causa ao lado ucraniano.
Páginas (113): 1 ... 27 28 29 30 31 ... 113
 

Usuários visualizando este tópico: 8 Visitantes