(20/03/2022, 17:34)Lonely Escreveu: Eu digo "tirar o termo" no sentido de alguém ter decidido usar isso para descrever Madoka. Me parece que surgiu do nada, o povo blogueiro adotou lá fora, veio para cá e sabemos o resto da história.
A única pessoa que, pesquisando aqui, escreveu alguma coisa sobre isso parece essa dona: https://link.springer.com/article/10.100...018-9355-9
O problema do uso é justamente isso que você falou no segundo post: o povo usa o termo desconstrução para definir, por exemplo, o anime que inventou o mercado waifu moderno (Evangelion). Os ocidentais acreditam de verdade que o povo da Gainax, o Urobuchi, etc, são artistas críticos a cultura otaku, inimigos do público alvo deles, etc. Você já falou muito disso naquele tópico do ME!ME!ME, eu me lembro. Na época eu não entendi, mas agora eu entendo o quê você tá falando.
INIMIGOS DO PÚBLICO ALVO QUE DÃO AO PÚBLICO ALVO O QUÊ ELE QUER.
Não tem menor cabimento isso daí.
Esse seu post me lembra a Netflix, que tá usando os animes para fazer coisas com cara e jeito de série americana para agradar a SJCO, excluindo elementos dos animes pela censura. Coisas tipo https://anime-forum.info/showthread.php?tid=3320. Será que as tentativas da Netflix são uma "desconstrução"?
Se bem que considerando o termo como "crítica a X usando X", eu diria que é mais fácil superflat ser uma desconstrução.