Military Thread - 2022-2023

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2021, 22:04.
Páginas (113): 1 ... 14 15 16 17 18 ... 113
1128 respostas neste tópico
 #151
A artilharia russa em Kherson está disparando como se não houvesse amanhã.

E parece que os russos conseguiram cercar Mariupol. Não pode ser descartado que se torne a batalha mais sangrenta dessa guerra.
 #152
Vi um vídeo de uma enorme explosão, à lá Porto do Líbano, mas parece ser fake.
Ou a explosão é enorme o suficiente pro som e a propagação da onda de choque não atingir a pessoa filmando durante vários segundos.

Acredito ser fake mesmo, mesmo com o lançamento dos mísseis de Belarus com supostas ogivas termobaricas

https://twitter.com/i/status/1498037904496418817
Link do vídeo caso queiram tirar suas próprias conclusões
 #153
Bomba termobárica. Elas podem estar em um patamar ligeiramente abaixo de armas nucleares táticas. Os russos já usaram na Síria.
A depender da distância envolvida, a onda de choque e o vácuo resultante tem a tendência de matar pessoas. Ao quebrar ossos, romper órgãos internos ou simplesmente sugar todo o ar dos pulmões.
 #154
(27/02/2022, 18:41)Zefiris Escreveu: Bomba termobárica. Elas podem estar em um patamar ligeiramente abaixo de armas nucleares táticas. Os russos já usaram na Síria.
A depender da distância envolvida, a onda de choque e o vácuo resultante tem a tendência de matar pessoas. Ao quebrar ossos, romper órgãos internos ou simplesmente sugar todo o ar dos pulmões.

Então o vídeo pode ser real mesmo e a explosão estar a vários kms de distância da pessoa que está filmando.
Nesse caso, a explosão é assustadora.
 #155
Há pessoas dizendo que aquela explosão em Cherkasy seria derivada de um depósito de munições.
 #156
Os videos de ontem para hoje dos Bayraktar TB2 parecem autênticos. Embora não deixe de ser curioso a sua aparente efetividade. Já que os russos tem experiência direta e indireta de enfrentá-los em países como a Síria, onde são derrubados como moscas.

Para um dos SAM russo destruídos, uma explicação dentro do razoável é a falta de combustivel que deixaria seus sistemas inoperantes. Um radar desligado é tão útil quanto um cego com um fuzil AK-74.
 #157
Nas palavras do Ministério da Defesa da Ucrânia: até o momento a Rússia perdeu cerca de 5.300 soldados, 29 aviões, 29 helicópteros e 151 tanques.

Nas palavras do Ministério da Defesa da Rússia: Forças russas assumiram o controle da Usina Nuclear de Zaporozhye na Ucrânia.

A central nuclear supracitada fica na cidade de Enerhodar, que comentei anteriormente e da qual as forças russas ontem estavam se aproximando. Então, embora a informação possa ser falsa e a mídia ucraniana diz que é, ela não deixa de habitar no reino das possibilidades e pode ser autêntica.

A artilharia da noite passada devia estar apoiando as forças russas em direção a Enerhodar. E possivelmente outro eixo em direção a Mariupol, do qual por enquanto não ouvi falar mais. Mas o prognóstico naquela direção era sangrento.

Sobre o Bayraktar TB2, alguns desses vídeos não parecem ter sido gravados com o equipamento normalmente usado por ele. Modificações locais devem ser possíveis, mas ainda paira algumas dúvidas sobre sua veracidade.

Também não dá para descartar que haja uma mistura de videos autênticos e falsos. Talvez para dar volume, ou simplesmente seguindo o principio que a melhor forma de esconder uma árvore é no meio de uma floresta.
 #158
Na região de Kharkiv parece que os BM-30 Smerch estão usando foguetes com submunições. É natural pensar que as mortes civis devem começar a subir ao considerar as guerras anteriores onde isso foi implementado. E mesmo quando a guerra terminar, pode haver mortes futuras derivadas disso.

-----------------

Os sistemas de guerra eletrônica dos russos parece que começaram a ser vistos aqui e acolá em solo ucraniano. Então as coisas devem ficar mais sérias.

Estão dizendo que ao procurar por mais combatentes, o Zelensky permitirá que pessoas presas com experiência em combate sejam libertadas para ajudar a defender o país e “compensar sua culpa”.

Não entro no mérito da eficácia disso.
 #159
Esses Mig-29 que os paises europeus tem estocados da era soviética e pensam em doar para a Ucrânia... São todos modelos inferiores aos que eram usados pela Ucrânia. Não devem possuir capacidade relevante ar-terra, e devem ser desprovidos de mísseis de médio alcance com guiagem ativa. Quando muito devem usar os Vympel R-27 em versões equivalentes ao antigo AIM-7 Sparrow dos americanos. Radar e capacidade ECM também inferior.

Basicamente são Fulcrum de exportação do final dos anos 80.

Como adendo, o equipamento de identificação IFF terá que ser substituído para evitar fogo amigo.
 #160
A forma como os russos avançam na Ucrânia é uma faca de dois gumes. Há o potencial deles conseguirem isolar partes consideráveis do exército ucraniano, mas o risco deles próprios se isolarem também é alto.

Aparentemente Mariupol ainda resiste contra as violentas investidas russas. Mas é incerto por quanto tempo.
A queda de Mariupol parece ser essencial para a estratégia russa de isolar as tropas ucranianas no Leste.

----------------------
Não tenho visto informações que pareçam indicar fogo de contrabateria por parte dos ucranianos. Talvez tenham perdido seus radares que tinham sido doados pelos americanos.
Páginas (113): 1 ... 14 15 16 17 18 ... 113

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes