Military Thread - 2022-2023

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2021, 22:04.
Páginas (113): 1 ... 10 11 12 13 14 ... 113
1128 respostas neste tópico
 #111
Parece estar havendo um borbadeio pesado em Kharkiv, no norte da Ucrania.
 #112
Das tropas alocadas para a Ucrânia, acho que os russos mal chegaram a usar 1/4 delas até o momento.

Um cenário onde ocorresse a queda de Taiwan e de todo o Sudeste Asiático na sequência, traria perdas de trilhões de dólares em uma década ou duas para a economia mundial. Além de eliminar ou reduzir a maior vulnerabilidade estratégica e geopolítica da China.
Abandonar Taiwan é um preço alto demais para se cogitar.
 #113
Não sei se foi intencional ou erro estratégico, mas parece que os russos não atacaram com muito vigor neste primeiro dia de guerra aberta.
Bem, vejamos como será o padrão no decorrer dessa sexta-feira. Já que podem estar usando a noite para reposicionar suas forças.

Aqueles Krasukha-2/4 e Samarkand - que anteriormente foram vistos próximos da fronteira ucraniana - não parecem que foram efetivamente usados. E dentre outras coisas, eles podem bagunçar o GPS com facilidade, como os israelenses já sentiram na pele. Todavia, a guerra eletrônica parece estar suave na região.

Não acho que os russos perderam QI do dia para a noite, então devem estar tramando algo.
 #114
Considerando o uso limitado que os russos estão fazendo de suas forças até agora, e de como aparentemente um Su-27 ucraniano foi abatido na própria capital do país, talvez a Rússia esteja usando táticas assimétricas de antiacesso e negação de área. O que também poderia dar a ilusão que os ucranianos estão resistindo bem, enquanto na verdade estariam caindo na armadilha russa.

Há relatos que os ucranianos explodiram uma ponte próxima de Ivankiv para impedir o avanço de tanques russos que vinham de Chernobyl.
 #115
Em Donetsk e Luhansk, não parece que os russos estão tentando forçar uma ruptura, e sim apenas manter as tropas ucranianas ocupadas naquela região.
O que importa são as outras frentes de combate.
Talvez Sumy (noroeste de Kharkiv) caia na mão dos russos nas próximas 12 horas.

---------------

A Ucrânia solicitou oficialmente à Turquia que bloqueie a passagem de navios militares russos pelo Estreito de Bósforo e Dardanelos
 #116
Aparentemente forças russas estão lutando a cerca de 10 km do centro de Kiev.
O Ministério da Defesa da Ucrânia pede aos moradores que não saiam de casa e preparem coquetéis molotov.

--------------

Apesar da atividade no mar Negro, não houve desembarques anfibios até o momento. Mas os navios russos permanecem como ameaça latente. Seja apenas para manter os ucranianos em xeque na região ou eventual desembarque.

Aparentemente a Ucrânia acertou uma base aérea russa em Rostov com mísseis Tochka. É um SRBM da era soviética (substituido na Rússia pelo Iskander), mas ainda explode tão bem quanto qualquer outro míssil.
 #117
Mapa abaixo de Kiev divulgado por um jornal do Leste europeu. Círculos vermelhos são áreas sendo bombardeadas, quadrados vermelhos são áreas com combate ativo, área vermelha clara é onde as explosões são relatadas e área vermelha escura é onde tiros são relatados.

[Imagem: BF1Nojw.jpg]

Dizem que o Zelensky se ofereceu para negociar com o Putin.
Que eu me lembre, uma das condições exigidas pelo Putin era desmilitarizar totalmente a Ucrânia.
 #118
Essa invasão está saindo muito cara pra Russia, vários soldados mortos e equipamentos destruídos.
Fora a recessão economica e sansões.

Mas moralmente ela sai MUITO por cima da Otan e da UE. A fraqueza mostrada pelos EUA no Afeganistão e a falta de respostas enérgicas no momento atual em que um candidato à OTAN é praticamente dominado por um bloco opositor e nada fizeram... mostra a fragilidade do comando americano e enfraquece moralmente o bloco. Deve ser um dos maiores micos desde a guerra do Viitnã.

A UE também não faz nada. Se tornaram tão dependente dos russos com sua matriz energética na base de queima de carvão, óleo e gás... caíram como patos no plano do Putin.

O único que está peitando o Putin é o Macron, já que seu país não depende muito dos russos.

O Brasil, como membro rotativo do conselho de segurança da ONU, deve condenar em breve a invasão Russa a um país soberano. Mais uma obrigação do que um posicionamento de fato.

Nosso país vai acabar se mantendo neutro, pregando pela paz, condenando os ataques, mas sem duras críticas ao governo Russo ou à pessoa de Putin. Além de ser o posicionamento histórico do Brasil em conflitos, também temos forte dependencia dos russos na importação de fertilizantes.
 #119
Sobre aquele Su-27 abatido sobre Kiev durante a noite, os destroços demonstra ser um modelo ucraniano, assim como a CNN anunciou na ocasião.

O sistema que o derrubou é desconhecido. As possibilidades podem variar entre o S-400 posicionados na Bielorrússia, os Buk que acompanham as forças blindadas, ou mesmo os caças Su-35 russos que na ocasião voavam no Norte do país.
 #120
(25/02/2022, 10:57)Zefiris Escreveu: Sobre aquele Su-27 abatido sobre Kiev durante a noite, os destroços demonstra ser um modelo ucraniano, assim como a CNN anunciou na ocasião.

O sistema que o derrubou é desconhecido. As possibilidades podem variar entre o S-400 posicionados na Bielorrússia, os Buk que acompanham as forças blindadas, ou mesmo os caças Su-35 russos que na ocasião voavam no Norte do país.

Tinha visto esse vídeo e na ocasião falaram que era um caça Russo.
Que pena que foi um ucraniano.
Páginas (113): 1 ... 10 11 12 13 14 ... 113

Usuários visualizando este tópico: 5 Visitantes