Sobre a presença da marinha russa em pontos de interesse para a crise ucraniana...
No mar Mediterrâneo, havia um grupo rondando no mar Jônico, mas a posição atual é desconhecida. Era o cruzador Marshal Ustinov da classe Slava, junto com 2 destróieres.
Outro cruzador da classe Slava, o Varyag, está no Mediterrâneo Oriental, perto da Síria. É acompanhado por 1 destróier. Geralmente este cruzador faz parte da frota do Pacifico.
Outro classe Slava, Moskva, está no mar Negro. Tem previsão de entrar no mar Mediterrâneo por volta do dia 15.
Há 2 submarinos da classe Kilo vagando pelo Mediterrâneo. Podem estar em qualquer lugar entre a parte central e oriental desse mar.
3 submarinos da classe Kilo foram observados no mar Negro. 2 no porto Sevastopol, 1 no porto de Novorossiysk.
Não estou ciente das condições dos navios menores como fragatas e corvetas.
Eu especulo que os dias com maior potencial de ataque será dias 13-14 e depois entre os dias 16 e 22. Reduzindo a partir daí. Se chegarmos até meados de março sem nada, é porque teremos mais alguns meses de paz. Embora a guerra de trincheira no Leste ucraniano deve persistir sem mudanças.
O helicóptero H225 que citei anteriormente continua indo para o Sul. Já passou por Kherson e continua se aproximando da Crimeia. A tendência natural é que pare em algum ponto antes disso...
Deve ser coincidência, mas um helicóptero H145 - pertencente a National Police of Ukraine - saiu de Kherson e praticamente começou a seguir a mesma rota do H225.
Eu estava indo jogar FFXIV já que ainda não terminei de farmar a Tomestome semanal, mas antes resolvi ver até onde vai esse H225.
Parece que pousou em Kalanchak, a poucos km da Crimeia. Não sei de quando é a imagem do Google Maps, mas no local parece ficar um campo de futebol. O H145 acabou pousando perto.
-------------------------
O RQ-4A Global Hawk está agora a Sudeste da Crimeia, e apareceu outro avião a Oeste com padrão de reconhecimento. Chuto que seja um P-8A.
-------------------------
Ucrânia emitiu alerta de navegação, vide imagens abaixo: