10/01/2022, 17:18 |
Eu não quero calor, mas gostaria que parasse de chover aqui em MG. Tô vendo a hora que uma barragem vai estourar por aqui.
O pânico climático e suas nuances
Tópico em 'Vale tudo' criado por
Zefiris em 18/01/2015, 00:53.
|
646 respostas neste tópico
|
10/01/2022, 17:18 |
Eu não quero calor, mas gostaria que parasse de chover aqui em MG. Tô vendo a hora que uma barragem vai estourar por aqui.
10/01/2022, 17:25 |
Recorde do RS aparenta ser 42,6 °C em 1917. De Porto Alegre, 40,8 graus em 1943. Fotos de termômetro de rua não tem valor. São imprecisos e mal posicionados.
O que está prevendo recordes é o modelo de previsão numérica GFS, que costuma superestimar eventos de frio e calor, em especial quanto mais longe no futuro tentamos ver com ele. Previsão de 5-7 dias durante o verão climático? Pode até acertar, mas a chance maior é que erre. O calor deve ser grande no Sul do Brasil, mas dentro do nosso normal climático. ----------------------------------- Sobre MG, o estado ainda está sob influência da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) como se vê abaixo na carta sinótica de hoje da Marinha. Mais chuva virá nos próximos dias.
10/01/2022, 17:34 |
A única coisa que não quero é esse calor batendo aqui na minha bunda
SP tá com temperaturas muito abaixo do normal e isso é ótimo.
Essas temperaturas no final de semana está me parecendo calor pré-frontal que antecede a chegada de uma frente fria. Por isso os valores previstos de instabilidade atmosférica estão em níveis absurdos entre a Argentina e o Uruguai.
A principio, não me parece que será uma onda de calor, pois não deve persistir por muito tempo. A propósito, me lembrei que o primeiro tornado F5 registrado na América do Sul foi na Argentina em 1973. Mês de janeiro. Não sei a carta sinótica da ocasião, mas o cenário que se desenha para o futuro próximo - uma frente fria avançando sobre ar extremamente quente - é combustivel para tornados.
11/01/2022, 00:17 |
14/01/2022, 01:55 |
O auge do calor em Buenos Aires deve ser hoje. Abaixo a temperatura prevista pelo modelo brasileiro para a tarde dessa sexta-feira:
Acho improvável que vá bater o recorde de 1957, mas em poucas horas saberemos. Com o avanço de uma massa de ar frio, Buenos Aires no começo da próxima semana terá uma temperatura máxima variando entre 22 e 25 graus. Os indices de instabilidade atmosférica previstos pelos modelos também andaram baixando. Vi jornal dizendo que RS chegará aos 50 graus. Deve estar se referindo a sensação térmica, mas deve ter leitor levando ao pé da letra.
15/01/2022, 14:34 |
A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai emitiu cinzas a uma altura de 20 km, e com isso deve ter chegado a estratosfera. A quantidade de SO2 medida por satélite dizem que era "impressionante".
Isso provavelmente vai afetar o clima global nos próximos meses. Pois vulcões que emitem muito enxofre, o próprio se combina com o vapor de água na estratosfera para formar densas nuvens de gotículas de ácido sulfúrico. Essas gotículas podem levar vários anos para sumir e são capazes de diminuir as temperaturas na troposfera porque absorvem a radiação solar e reflete-as de volta ao espaço.
1 usuário curtiu este post: TimeBandit
25/01/2022, 17:44 |
Segundo a NASA, explosão do vulcão em Tonga teve energia equivalente a de centenas de bombas atômicas.
Mas essa "centenas" é a comparação clássica com a bomba de Hiroshima. Para algo mais atual, deve equivaler a 2-3 mísseis SS-18 Mod.6 que entrou em operação no final da era soviética. A erupção do Monte Santa Helena, que causou o resfriamento no inicio dos anos 80, seria o equivalente a 3-4 desses mísseis. Não que a explosão de alguns desses mísseis causaria um resfriamento igual a dos vulcões citados, pois esses eventos naturais injetaram muito SO2 na estratosfera.
01/02/2022, 05:10 |
Parece que a Cantareira fechou janeiro com chuva acima da média. E na sequência vejo noticias de morte em SP devido as chuvas. Vou ver a carta sinótica da marinha e é como imaginei, a ZCAS está atuando na região.
Certamente é bom para os reservatórios, mas muita chuva em curto espaço de tempo costuma trazer transtornos e mortes para areas urbanas.
04/02/2022, 10:44 |
Temperatura global medida por satélite teve redução no mês de janeiro, e agora está com anomalia positiva de somente 0,03 graus.
Mas a erupção do vulcão no Pacifico Sul ainda não deve ter influenciado. Deve ser mais o fator La Niña. A partir de março é que devemos poder ver se o SO2 emitido pelo vulcão irá ou não impactar na temperatura. Apesar daquela onda de calor no Brasil deixar os aquecimentistas afoitos, a anomalia de temperatura no Hemisfério Sul reduziu de 0,15 positivos para 0,00 durante o periodo. |
« Anteriores | Seguintes »
|