Demografia dos animes

Tópico em 'Discussões gerais' criado por skarpzinho em 21/03/2015, 02:48.
Páginas (47): 1 ... 43 44 45 46 47
467 respostas neste tópico
 #461
(16/03/2021, 11:09)rapier Escreveu: As mulheres já abandonaram o shoujo há muitos anos. Anime que agrada mais o público feminino é os animes pra fujoshis, tipo Tokyo Ghoul, e os shonens genéricos. Já falamos sobre isso aqui por exemplo em https://anime-forum.info/showthread.php?...#pid308682.

São dados com certeza muito interessantes. Acho que seria legal analisar os motivos por trás disso. Embora ainda exista uma demanda forte por conteúdo voltado ao público feminino (esse é o único motivo pra Yaribu vender bem mesmo sendo um hentaizao yaoi genérico), as mulheres consumem mais shonens.

Pode ter a ver com o fato do Japão estar deixando de ser tão conservador, e estar quebrando essas idéias de "coisa de homem e coisa de mulher", o que justificaria o fato de a gente ver mais personagens femininas fortes nos mangás atualmente.

Ou pode ser também porque tem homem gostoso, o que também justificaria o fato de "sexualizarem" mais personagens masculinos hoje em dia.

Leria facilmente um estudo sobre isso.
Responder
 #462
(16/03/2021, 11:36)GabsAmorzim Escreveu: São dados com certeza muito interessantes. Acho que seria legal analisar os motivos por trás disso. Embora ainda exista uma demanda forte por conteúdo voltado ao público feminino (esse é o único motivo pra Yaribu vender bem mesmo sendo um hentaizao yaoi genérico), as mulheres consumem mais shonens.

As mulheres consomem muito yaoi, e muito shonen... elas não querem mais é saber de shoujo.

(16/03/2021, 11:36)GabsAmorzim Escreveu: Pode ter a ver com o fato do Japão estar deixando de ser tão conservador, e estar quebrando essas idéias de "coisa de homem e coisa de mulher", o que justificaria o fato de a gente ver mais personagens femininas fortes nos mangás atualmente.

"Personagens femininas fortes" é algo que sempre teve em anime e mangá. Onde tinha menos era em shonen genérico, mas agora que eles são mais apreciados pelas donas...
Responder
 #463
(16/03/2021, 11:46)rapier Escreveu: "Personagens femininas fortes" é algo que sempre teve em anime e mangá. Onde tinha menos era em shonen genérico, mas agora que eles são mais apreciados pelas donas...

A gente até tinha, mas normalmente em animes voltados pra mulheres mesmo, e mesmo assim, elas eram fortes com uma total necessidade de mostrar a "feminilidade", as Sailors, que lutavam com uniformes escolares, a Sakura capturava cartas de vestidinho, e quando a personagem não era mega feminina, precisava ter um nome com ela.

Mas eu me referi mais a shonens mesmo, normalmente, as mulheres em shonen eram personagens inúteis, que eram feitas pra serem bonitas e casarem com o protagonista, enquanto hoje em dia, personagens femininas são fortes, independentes e estão no mesmo nível (muitas vezes até mais fortes) que o protagonista.

Dá pra notar essa evolução até mesmo no mesmo anime. No início de Naruto a Sakura era uma personagem borderline inútil, tinha uns 2 momentos que mostrava ser forte, e aparecia mais pra fazer alguma piada, ficar observando os principais, ou fazer jutsu de cura. 12 anos depois, ela foi colocada como um dos principais, e até mesmo fez parte da última luta contra uma fodendo deusa (o que convenhamos, foi meio merda. Enquanto Sasuke, Naruto e Kakashi receberam 1 milhão de buffs, Sakura lutava com o poder dos soquinhos.)
Responder
 #464
(16/03/2021, 12:02)GabsAmorzim Escreveu: Mas eu me referi mais a shonens mesmo, normalmente, as mulheres em shonen eram personagens inúteis, que eram feitas pra serem bonitas e casarem com o protagonista, enquanto hoje em dia, personagens femininas são fortes, independentes e estão no mesmo nível (muitas vezes até mais fortes) que o protagonista.

Eram inúteis porque o público macharal não se importava com elas. Agora elas são mais úteis porque as donas se importam com elas.

Os homens que queriam personagens bonitas para casar com o protag agora assistem isekais e outros animes seinen. Felizmente a redução do público de SGI e o aumento de gente vendo outros gêneros ocorre até no Brasil.
Responder
 #465
(16/07/2022, 00:15)Lonely Escreveu: Estranhamente, esse anime parece seguir uma lógica mais feminina que masculina no sentido que diz o Peterson do meio para frente, quando ele diz que o arquétipo de desejo feminino mais clássico é pelo "homem selvagem" que é domado pela mulher virgem e solteira, tipo a Bela e a Fera. O autor parece que tentou criar um personagem que agradasse gregos e troianas, criando um cara foda do ponto de masculino e que conquista as mulheres,ao mesmo tempo.

Isso daí faz muito sucesso em shoujo também, tipo https://anime-forum.info/showthread.php?tid=2093. Se o cara for alfa, ele pode ser um cafajeste e tratar muito mal a dona ou até dar porrada nela que ela se apaixona mais, assim como no mundo real.
1 usuário curtiu este post: Lonely
Responder
 #466
(10/10/2022, 19:27)Roxas Escreveu: Os shounens deram um stepup enorme nos últimos anos. Antigamente shonen era sinônimo de anime longo com animação meia boca 99% do tempo com 1% sendo bem animado nos momentos chave. Hoje em dia a dinâmica é outra, o negócio já vem desde o ep. 1 tendo uma animação constante e fora da curva. Começou a ser assim com Boku no Hero Academia e Kimetsu no Yaiba.

Resultado da concorrência, agora que os shonens genéricos não são mais top 1 disparado em lucro. Se o shonen não evoluísse em investimento iria apanhar feio pros isekais, que são a moda mundial há anos.

Mas ainda há SGIs à moda antiga, tipo Black Clover.
Responder
 #467
Um gráfico sobre a fanbase japa, envolvendo gênero e idade:

[Imagem: 4M6FzOc.png]

Isso tem muita coisa que não é anime/mangá, mas bom pros casos de anime/mangá.
Responder
 #468
No mundo animico azar para quem está abaixo dos 30, porque a lista ali é lamentável Icon_lol

Quem acompanhou entre o meio dos anos 90 e meio da decada 00 pegou o filé.
Responder
Páginas (47): 1 ... 43 44 45 46 47

Usuários visualizando este tópico: 10 Visitantes