Open Thread - Informática 2020

Páginas (138): 1 ... 109 110 111 112 113 ... 138
1373 respostas neste tópico
 #1.101
(15/08/2020, 00:32)martec Escreveu: pra mim é típico de coisa que usuário de Apple deveria entrar com processo...
vc já paga pelo aparelho... e ainda vc tem que pagar toda vez para apple quando comprar um aplicativo em aparelho de apple.
até entenderia se fosse algo para manutenção de apple store... mas n... ela paga a manutenção desse serviço e ainda lucra e muito com isso.

Pera, não é isso que acontece. Não é o usuário que paga a taxa, a taxa é cobrada como comissão pra empresa que desenvolve o app. Isso acontece em todas as plataformas de todos os aplicativos, cada um tira "o seu" haha.

Não é diferente no Android, a Epic também foi banida do Google Play pelo mesmo motivo. Eles também cobram 30% de comissão do vendedor.

[Imagem: lt2yCrz.png]
 #1.102
(15/08/2020, 05:12)Amagami Escreveu: Pera, não é isso que acontece. Não é o usuário que paga a taxa, a taxa é cobrada como comissão pra empresa que desenvolve o app. Isso acontece em todas as plataformas de todos os aplicativos, cada um tira "o seu" haha.

Não é diferente no Android, a Epic também foi banida do Google Play pelo mesmo motivo. Eles também cobram 30% de comissão do vendedor.

Spoiler: Imagem   

isso eu sei...
mas n tem contorno no caso de apple...
android vc tem escolha... vide Amazon Fire ou até mesmo aparelhos novos de Huawei... e tbm via apk...
alías android puro se quer vem com google play.
mas no caso de apple nada disso é possível... vc é preso naquilo...
 #1.103
(15/08/2020, 05:15)martec Escreveu: isso eu sei...
mas n tem contorno no caso de apple...
android vc tem escolha... vide Amazon Fire ou até mesmo aparelhos novos de Huawei... e tbm via apk...
alías android puro se quer vem com google play.
mas no caso de apple nada disso é possível... vc é preso naquilo...

Concordo, especialmente na parte do apk.
Acho que isso é algo que nunca vai acontecer na Apple, o ecossistema é muito fechado e o iOS é usado apenas por eles. O Android é usado por todas outras marcas, algumas delas tem interesse em ter loja própria tipo Samsung Store e essa da Huawei.
 #1.104
(15/08/2020, 05:12)Amagami Escreveu: Pera, não é isso que acontece. Não é o usuário que paga a taxa, a taxa é cobrada como comissão pra empresa que desenvolve o app. Isso acontece em todas as plataformas de todos os aplicativos, cada um tira "o seu" haha.

Spoiler: Imagem   

Lembrando que uma empresa nunca paga taxa, quem paga são seus consumidores com o preço imbutido
1 usuário curtiu este post: martec
 #1.105
(15/08/2020, 05:44)Amagami Escreveu: Concordo, especialmente na parte do apk.
Acho que isso é algo que nunca vai acontecer na Apple, o ecossistema é muito fechado e o iOS é usado apenas por eles. O Android é usado por todas outras marcas, algumas delas tem interesse em ter loja própria tipo Samsung Store e essa da Huawei.

e nisso que os usuários deveriam reclamar...
que é monopólio... n tem concorrência...
se for na UE acho que ganha fácil...
 #1.106
(15/08/2020, 05:44)Amagami Escreveu: Concordo, especialmente na parte do apk.
Acho que é o preço que se paga, tudo é fechado na Apple mas amplamente integrado e vc tira o celular da caixa e usa até desmanchar literalmente.

Eu comprei o meu novo, tirei da caixa, encostei no antigo por 3 minutos e tudo está no  novo celular sem fazer 1 ação  Icon_eek.

Isso é ótimo, e iOS desde sempre teve essas coisas extremamente simples e com pouca intervenção do usuário e os usuários pagam para usufruir dessas facilidades.

Android por outro lado e um S.O. "menos intuitivo" não quer dizer que seja ruim, mas por ser aberto muitas coisas são menos automaticas.

Quando estava usando Android por exemplo para ter um controle de tarefas tinha que ficar procurando em sites, Google play e testando Apps para isso enquanto iOS tem um App para isso sem precisar baixar nada.

São nichos de usuários diferentes.
1 usuário curtiu este post: Amagami
 #1.107
Espero que quem apoie mudanças nisso não esteja querendo apenas pelo seu joguinho.
Se acha que isso está errado então espero que estejam sugerindo que todo esse modelo de negócio que parte da premissa de que o consumidor não é dono de nada tem que acabar e mudar. Que apoia "direito de reparo", que apoia mudança no sistema de propriedade intelectual, que apoia mudança e reestruturação total do sistema de patentes, etc.
Tu joguinho está sofrendo por causa de um monte de coisa errada no mundo que não dá para ser resumido apenas falando de "ganância".

(15/08/2020, 11:14)martec Escreveu: e nisso que os usuários deveriam reclamar...
que é monopólio... n tem concorrência...
se for na UE acho que ganha fácil...

Ah, esse é outro ponto quando eu "defendi" a Apple posts atrás.
A Apple não está "concorrendo" em um sentido tradicional, na mente deles não está. Se você ver as apresentações deles eles mal falam da concorrência e evitam comparações, ao invés disso eles façam do "sucesso" com o público deles. A Apple não está "concorrendo" em um mercado, ela está criando seu próprio mercado que começa e termina com seu produto. O Ecossistema é o "Produto Apple". É fundamentalmente diferente da Microsoft, Google, Amazon e outros. O produto deles são produtos para ser usados com produtos de outros, não é "UM" Ecossistema, é algo separado, é um negócio diferente.

Acho bem difícil alguém conseguir forçar a mudar isso, pois qual argumento seria?
A Apple é vertical, não horizontal. Ela fabrica seus próprios chips e tem poderes legais sobre eles.
1 usuário curtiu este post: Amagami
 #1.108
(15/08/2020, 14:01)PaninoManino Escreveu: Acho bem difícil alguém conseguir forçar a mudar isso, pois qual argumento seria?
A Apple é vertical, não horizontal. Ela fabrica seus próprios chips e tem poderes legais sobre eles.

Normalmente a solução para isso é abandonar a marca ou nunca se aventurar, como eu faço.
Quanto mais ela se fechar, mais investimento e interesse ela vai afastando.

E é uma questão de monopolio sim. A partir do momento em que a App store é a única opção. É um monopolio que pode ser atacado por um judiciário a qualquer momento.

E ela não fabrica os próprios chips. Ela não tem fábrica. Ela depende da tsmc e até dependia da Samsung antigamente.
Ela também não fabrica a tela. O sensor da câmera. O flash nand. A ram.

Ela tá no mercado como todo mundo.

Acontece que recentemente muitos desenvolvedores começaram a criticar a Apple. A Epic store foi só uma das grandes a tomar o primeiro passo porque a Apple permite que outros gigantes como Netflix e Amazon se livrem do imposto apple.
 #1.109
(15/08/2020, 11:40)gangrena Escreveu: Acho que é o preço que se paga, tudo é fechado na Apple mas amplamente integrado e vc tira o celular da caixa e usa até desmanchar literalmente.

Eu comprei o meu novo, tirei da caixa, encostei no antigo por 3 minutos e tudo está no  novo celular sem fazer 1 ação  Icon_eek.

Isso é ótimo, e iOS desde sempre teve essas coisas extremamente simples e com pouca intervenção do usuário e os usuários pagam para usufruir dessas facilidades.

Android por outro lado e um S.O. "menos intuitivo" não quer dizer que seja ruim, mas por ser aberto muitas coisas são menos automaticas.

Quando estava usando Android por exemplo para ter um controle de tarefas tinha que ficar procurando em sites, Google play e testando Apps para isso enquanto iOS tem um App para isso sem precisar baixar nada.

São nichos de usuários diferentes.

Sim, o ecossistema fechado é algo que o próprio usuário busca ao comprar. Todos os apps se comportam de maneira parecida, tem um style guide consistente, com microinterações consistentes. Essa padronização significa que você vê menos apps com botões diferentes para o mesmo tipo de ação, por exemplo.

Isso é visível comparando o WhatsApp Android vs iOS. No iOS, o WhatsApp parece o app de Mensagens/SMS, as ligações parecem ligações normais e o ligação por vídeo parece o FaceTime.

A Apple quer controlar e manter a qualidade dos aplicativos. Os colegas devs de iOS aqui comentam muito como o processo de review é rigoroso, as vezes até rejeitam. Pedem até um login de teste para fuçar o app e caçar bugs.

Isso acaba se tornando um ponto estratégico.

(15/08/2020, 15:30)TimeBandit Escreveu: E é uma questão de monopolio sim. A partir do momento em que a App store é a única opção. É um monopolio que pode ser atacado por um judiciário a qualquer momento.

Complementando a resposta acima, pode ser desconhecimento meu... Isso é valido mesmo? Significa que caso eu crie um SO, sou obrigado a aceitar que todos criem aplicativos para ele? Não posso ser exclusivo?

Acho que a solução seria não comprar Apple, caso tenha interesse em algo que ela não disponibilize.

Isso que significa concorrência. Se não gosta do X, compre o Y. Não é obrigar o X a fazer o que você quer.
 #1.110
(15/08/2020, 15:30)TimeBandit Escreveu: Normalmente a solução para isso é abandonar a marca ou nunca se aventurar, como eu faço.
Quanto mais ela se fechar, mais investimento e interesse ela vai afastando.

E é uma questão de monopolio sim. A partir do momento em que a App store é a única opção. É um monopolio que pode ser atacado por um judiciário a qualquer momento.

E ela não fabrica os próprios chips. Ela não tem fábrica. Ela depende da tsmc e até dependia da Samsung antigamente.
Ela também não fabrica a tela. O sensor da câmera. O flash nand. A ram.

Ela tá no mercado como todo mundo.

Acontece que recentemente muitos desenvolvedores começaram a criticar a Apple. A Epic store foi só uma das grandes a tomar o primeiro passo porque a Apple permite que outros gigantes como Netflix e Amazon se livrem do imposto apple.

A Apple está desenvolvendo o máximo que pode as peças que usa nos seus aparelhos.
Sim, ela não "fabrica" os chips, mas fora a "mão de obra" da fábrica todo o projeto é dela, e patenteado. Outras peças como tela e sensor de câmera ela também pode dizer que "é parte dela" porque ela fez uma pesquisa sobre quais especificações melhor atenderiam as necessidades do produto dela e encomendou para as fabricantes.

Sobre o "monopólio" da loja é um caso complicado.
Não é um mercado que existia e a Apple entrou lá e empurrou todos para fora desse mercado. Não, nem mercado é, é o quintal dela. Não dá para você ter uma loja concorrente para aparelhos iOS porque além de ser um ecossistema fechado que se vende fechado como é há um monte de dispositivos e chips de segurança que precisam existir para o sistema funcionar. Forçar opções de lojas teria que passar por cima da segurança desses chips e não imagino que exista leis que possam obrigar a Apple a mudar isso.
Ter apenas a Apple Store nos iOS, ou usar apenas a forma de pagamento do próprio sistema em programas vendidos pela loja não é monopólio, é direito.
E para deixar mais clara a diferença, Apple já foi processada por causa da Apple Store na seção de livros, porque venda de livros é um mercado que já existia, não se resume a loja deles. A Epic vai conseguir nada porque está esperneando sobre as regras da loja, não sobre as práticas da loja.
Páginas (138): 1 ... 109 110 111 112 113 ... 138

Usuários visualizando este tópico: 13 Visitantes