Tópico do Linux

Páginas (96): 1 ... 59 60 61 62 63 ... 96
950 respostas neste tópico
(28/07/2020, 16:29)Amagami Escreveu: Tá pedindo pra instalar o aptitude e o aria2c.

@PaninoManino você não deve ter 10gb de kernel instalado. Deve poupar bem pouco espaço fazendo isso.

Se bem que tem alguns pacotes estranhos, tipo "mariadb-common" que você nunca vai usar.

Estava vendo com o Muon se dá para desinstalar e parece que dá: 

[Imagem: JQtv0Av.jpg]

50 arquivos ali de 73MB que ele diz que vai liberar 2.1GB.
Parece seguro, eu deixei os mais recentes e toda vez que eu marcava uma versão ele apenas mostrava o arquivo de mesmo nome mais "generic" como dependência para remover.

Mas antes disso examinei a partição com o Filelight: 

[Imagem: vhM0M01.jpg]

Que absurdo, maior parte da partição é ocupada hoje por Flatpak e Snap.
Tem programa que uso que depende de Flatpak, depois eu vejo se dá para limpar alguns arquivos obsoletos, mas Snap eu não tenho interesse. Quero remover isso mas primeiro preciso saber se é seguro remover o último arquivo:

snap list
Name                     Version          Rev   Tracking       Publisher   Notes
core                     16-2.45.2        9665  latest/stable  canonical✓  core
core18                   20200707         1880  latest/stable  canonical✓  base
gnome-3-26-1604          3.26.0.20200529  100   latest/stable  canonical✓  -
gtk-common-themes        0.1-36-gc75f853  1506  latest/stable  canonical✓  -
kde-frameworks-5-core18  5.61.0           32    latest/stable  kde✓        -

Agora primeiro tenho que confirmar para o Muon remover os kernels e rezar para não dar errado.
Responder
Cara, só toma cuidado com os pacotes que tu atualiza e desinstala ao longo do tempo.
KDE Neon pode quebrar ao longo do tempo, mas faz parte kkk
Responder
Acho que remover algo com "core" no meio do nome vai resultar em uma boa aventura HAHA!

Nem sei bem o que é snap... Coisa de Ubuntu.

Não deve ter nada que tenha como remover ai.

Parece que você usa KDE e tem o Gnome instalado?

Esses ambientes são completos, junto com eles vem centenas de pacotes que fazem a mesma coisa.
Tem o gerenciador de arquivos do KDE, gerenciador de arquivos do Gnome, app de música do KDE, app de música do Gnome e assim vai...
Responder
(28/07/2020, 17:23)Amagami Escreveu: Acho que remover algo com "core" no meio do nome vai resultar em uma boa aventura HAHA!

Nem sei bem o que é snap... Coisa de Ubuntu.

Não deve ter nada que tenha como remover ai.

Parece que você usa KDE e tem o Gnome instalado?

Esses ambientes são completos, junto com eles vem centenas de pacotes que fazem a mesma coisa.
Tem o gerenciador de arquivos do KDE, gerenciador de arquivos do Gnome, app de música do KDE, app de música do Gnome e assim vai...

Uso KDE Neon.
Snap e Flatlak são dois "coisos" que inventaram para facilitar desenvolvimento e compatibilidade de programas (e competidores), e supostamente segurança porque eles tem forças de controlar o que os programas tem acesso. Ubuntu/Gnome por exemplo usa Snaps por padrão e é por isso que agora nas configurações dele tem uma parte de "permissões" para os programas.
Eu nem estava usando nada baseado em Snaps então procurei aqui e consegui remover completamente.
Mas agora Flatpak... eu sabia que usava bastante espaço, mas o que me fizeram acreditar é que usava esse espaço apenas inicialmente. Fiquei horrorizado agora vendo que a maior parte da partição de 29GB está sendo usado pelo sistema de Flatpaks! Até agora não encontrei nenhum meio de limpar aquilo e não dá para remover tudo como fiz com Snaps porque tem programas e partes do sistema que usam ele.

[Imagem: ujkH1xh.jpg]

Ah, pelo menos remover os kernels antigos pelo Muon deu certo.
De 300MB a partição foi para 6.3GB livros sem os kernels e o snap.

LOL dá para acreditar nisso?
Aproveitei para limpar um pouco do cache do Vivaldi e os dados de sites e... O Twitter não carrega mais de jeito nenhum. Já limpei todos os cookies e dados dele e nem em janela privada ele carrega mais.
Hum... no Falkon também não está funcionando, é um problema no site e foi só coincidência?
Responder
depois que fiz uma limpeza no meu manjaro apreendi que o que mais pesava no meu pc era:

- ~/.cache
- ~/.local/share
- ~/.steam ou ~/.local/share/steam
- snaps
- cache de pacotes do pacman (ou apt autoremove no debian)
- Genymotion

depois que limpei essas pastas meu sistema ganhou mastodônticos 18 GB de espaço livre
Responder
(28/07/2020, 18:56)JJaeger Escreveu: depois que fiz uma limpeza no meu manjaro apreendi que o que mais pesava no meu pc era:

- ~/.cache
- ~/.local/share
- ~/.steam ou ~/.local/share/steam
- snaps
- cache de pacotes do pacman (ou apt autoremove no debian)
- Genymotion

depois que limpei essas pastas meu sistema ganhou mastodônticos 18 GB de espaço livre

Pode-se dizer que o Linuxe tem esse problema, não existe uma boa ferramenta para fazer essas limpezas, uma boa de verdade. Bleachbit é muito inferior ao Ccleaner.
Responder
o problema mesmo é você sair instalando tudo que vê pela frente... manter apenas os pacotes necessários já é o suficiente pra não gerar tanto arquivo desnecessário

outra coisa que pesa com o tempo é o dump de erros e o journal do systemd, limpar eles liberar um espaço considerável.

O commando du
https://www.tecmint.com/check-linux-disk...rectories/

e o xdiskusage me ajudaram a identificar as pastas grandes
Responder
(28/07/2020, 20:47)PaninoManino Escreveu: Pode-se dizer que o Linuxe tem esse problema, não existe uma boa ferramenta para fazer essas limpezas, uma boa de verdade. Bleachbit é muito inferior ao Ccleaner.

É difícil dizer o que é ou o que não é útil. Até pq depende totalmente do programa (e da distro).

O sistema não sabe quais arquivos algum aplicativo criou. Seria tipo exigir que ao desinstalar o Office o sistema procurasse por ".docs" no disco pra apagar. Não faz muito sentido.

Tem um diretório chamado "~/.cache" e a orientação é que os arquivos de cache dos programas fiquem ali. É seguro assumir que dá para deletar para liberar espaço. Mas nada impede que o programa use outro lugar. Firefox usa um diretório dentro de "~/.firefox".

No exemplo cima, a steam parece que usa "~/.steam". Será que ao remover o pacote "steam" o usuário também quer apagar todos os jogos? Não é uma decisão que cabe ao gerenciador de pacotes.

Isso de manter vários kernels foi uma decisão da distro que você usa. No Arch mantém apenas um, por exemplo.

O pacman mantém em cache as versões antigas dos pacotes para facilitar downgrades, então dá para reverter facilmente o kernel. Uma decisão da distro Arch. Se quiser poupar espaço, deve desativar esse cache.
Responder
(28/07/2020, 21:08)JJaeger Escreveu: o problema mesmo é você sair instalando tudo que vê pela frente... manter apenas os pacotes necessários já é o suficiente pra não gerar tanto arquivo desnecessário

Esse é o problema, eu uso poucos programas.
Faz muito tempo que não instalo nada.
Responder
Apareceu esse "fork" do Breeze no Git, e parece que teve a participação de um bocado de desenvolvedores KDE.
Parece que é assim que o aspecto do theme padrão será transformado daqui em diante.

[Imagem: LrSZcDx.png]
[Imagem: btHQDqN.png]
Responder
Páginas (96): 1 ... 59 60 61 62 63 ... 96

Usuários visualizando este tópico: 9 Visitantes