(17/04/2020, 12:51)gangrena Escreveu: No terceiro ep 3 do OVA e que negócio foda.
Sempre achei Char overrated como vilão, mas ele tem todo um background foda de disputa pelo poder que não conhecia.
Essa proximidade com o Garma também foi muito legal.
O ponto alto é contar a história do surgimento dos mobile suit inventado por Zion e o Dr Minosky(sei lá como escreve) com as famosas particulas.
A história do gundam original é a federação inventando o primeito mobile suit(gundam) no qual consegue reverter a guerra que estava perdendo por causa dos Zaku.
Uma das melhores séries de gundam UC, alias ultimamente começaram a acertar a mão com gundam, porque passaram muito tempo errando demais.
Mas o Char nunca foi um vilão em termos práticos. Se você assistir Gundam do ponto de vista dele, como em Zeta Gundam por exemplo, isso fica bem nítido até.
Gundam, pelo menos o UC, à exceção de alguns personagens psicopatas que eventualmente aparecem, se trata de conflitos ideológicos/políticos entre a federação e as colônias/newtypes, então acho o termo "vilão" dentro da franquia equivocado.
Sobre o tempo que erraram demais, quase toda a década de 2000 e início dos 2010 foi cheia de erros.
A primeira temporada de Seed foi boa no geral, mas fizeram muita merda em Seed Destiny. 00 seguiu uma linha similar em suas duas temporadas.
Unicorn é interessante, era o tão prometido retorno ao UC em 2009 e a série tem ideias muito boas. Animação linda e designs lindos também. Porém, os personagens exclusivos são mais rasos que um prato e a narrativa é ruim. Fora que encaixar os fatos demasiadamente grandiosos que acontecem nessa série na linha cronológica do UC (que nunca mais foram mencionados depois - cof, cof, Neo Zeong) é forçar demais a barra.
Em AGE eles não sabiam o que queriam, se queriam uma série infantil de verdade ou algo mais edgy voltado ao que 00 e Seed foram. Até gosto um pouco da série, mas ela falha em execução e eu reconheço que ela não consegue nem uma coisa e nem outra. Foi uma oportunidade desperdiçada.
Build Fighters (a primeira temporada e os especiais relacionados à ela apenas) foi o primeiro acerto de fato em muito tempo, porque as últimas (Try, Divers, etc) foram bem fracas como um todo.
Reconguista in G teve uma boa proposta, mas foi rushado por pedido da própria Bandai/Sunrise, o que afetou a execução da série e a narrativa como um todo. A ideia de criar uma narrativa menos expositiva é ousada, mas as circunstâncias em que a série foi produzida mais prejudicaram do que ajudaram. 50 episódios viraram 25.
Tekketsu no Orphans ao meu ver é um 00/Seed melhorado, naquela linha bem edgy, expositiva e simples, porém, sem enormes problemas. Ainda assim, não é algo que eu recomendaria enquanto série de Gundam ou anime com temática militar, não mesmo. É um "shounen adultão" com robôs com uma execução relativamente feliz, apenas.
Enfim, o retorno ao Universal Century (e olha que mesmo dentro dele já erraram a mão) acaba sendo o melhor caminho mesmo. Poucas são as séries de Gundam que saíram dele e não foram mais infelizes do que felizes, como um todo.