(28/03/2020, 03:26)Zefiris Escreveu: Acabei de ler que o Imperial College recomendou quarentena até que se faça uma vacina, o que pode demorar até 18 meses...
Quarentena de 18 meses...
Estou a 15 anos aqui em casa, dando para contar nos dedos das mãos a quantidade de vezes que saio por ano, mas até eu posso imaginar os danos socioeconômicos de tal medida. E a quantidade de vidas jogadas fora neste período não serão poucas.
Implementar isso é um pacto suicida, um experimento social desumano. É surreal alguém achar que estará salvando vidas assim. Salvar 1 milhão de vidas de um cenário teórico em troca de outros milhões. É loucura.
Que? Acho que você não leu o mesmo artigo que eu li.
O Imperial College não recomenda e sim norteia. É um estudo que modela os cenários de diversas NPIs (non-pharmaceutical interventions), inclusive os melhores resultados envolvem várias políticas e não só lockdown total.
O principal ponto é que não fazer nada causaria um pico gigante de casos de uma vez só, causando um número de casos que precisam de intervenção suficiente para causar X vezes o colapso total do sistema de saúde do Reino Unido.
Enquanto uma intervenção de 3 meses por exemplo poderia aliviar o pico em 2/3 e reduziria o número de mortes pela metade.
As políticas podem ser relaxadas com o tempo e com a diminuição dos casos, e podem ser reforçadas localmente somente nas regiões onde o número de casos começar a aumentar. Nesse ponto com a fabricação de mais testes outras abordagens voltam a ser possíveis, como testar todos que apresentarem sintomas e isolar apenas o infectado e quem teve contato com o caso positivo (case isolation e contact tracing).
Essa última parece a forma mais eficiente para evitar a propagação, enquanto isolar o grupo de risco evita a contaminação deles mas não tem muito efeito na propagação.
O surto pode voltar com a mesma força de antes caso a quarentena acabe sem continuar com as outras medidas, though.
Enfim, não vale a pena ficar resumindo isso. O problema de dados e artigos é que nem todo mundo consegue interpretá-los.
Esse vídeo é interessante. Obviamente é uma modelagem bem simples sem intenção de ser levada a sério ou de simular o surto atual.