Programação

Páginas (106): 1 ... 46 47 48 49 50 ... 106
1054 respostas neste tópico
Meia duzia dos itens ai eu reconheci na minha situação atual  Icon_lol

Sobre os esquerdistas, o que vi lá são toscos demais, maluco vai fazer entrevista de emprego fica politizando ai não consegue ser contratados kkk

Eu vou em entrevista só falar de trabalho e curriculo, quero pagar boleto e não eleger um presidente  Icon_lol  é muito estranho kkkk
Responder
Eu trabalho em uma startup também, mas o ambiente da empresa aqui é sensacional. Dá gosto de trabalhar.

Acho que o único ponto negativo é um problema que de fato é comum em startups: escolher as tecnologias da moda em vez de ver qual a tecnologia que mais se adequa ao domínio. Por causa disso temos que lidar com muitos serviços "legados" e reescrever esses sistemas legados aos poucos.

Outro problema é que temos serviços grandes demais, acoplou muito as coisas. Isso é um complicador, fica mais difícil se livrar do legado.

Acho que a modinha que se salva é a arquitetura de microsserviços, cada vez mais percebo o problema que ela resolve.
1 usuário curtiu este post: gangrena
Responder
acho que dependendo de quem administra a empresa, fica uma zona assim mesmo.

Onde eu trampo o cacique maior tem formação em programação, e já programou muito em java e é expert em redes, mas manja muito pouco de aplicativos e google play/app store, eu tenho que preencher essas lacunas. E, assim como o teu chefe, o cara é fissurado por aplicativos híbridos. E já se interessou por PWA, mas não a ponto de investir nisso.

Pelo que eu sei nesse tempo que trampei nessa empresinha aqui de Caruaru, o chefe e o sócio dele cuidam da captação de clientes (infantaria linha de frente) e de gerenciamento de projetos, com certa competência visto a formação técnica de um deles. Depois vem eu, que sou gerente e funcionário mais antigo (as pessoas entram e saem muito rápido daqui, creio que seja por causa do pagamento), como gerente de cú é rola, eu manjo nada de gerenciamento, só falo do que eu preciso no front-end pros cara do back e vamo tocando o barco.

Qualidade de código no geral é bem bostosa, já que não tem realmente formados ou pessoas com muita experiência programando aqui, quem dirá gente que segue algum tipo rigoroso de design pattern, mas ao menos as pessoas tendem a ficar só num projeto, não mexendo no código que outra pessoa produziu, e sempre usando frameworks MVC que forcam algum tipo de pattern (spring boot). E quando alguém não dá conta eles terceirizam alguma parte do projeto.

Apesar de pedirem para usarmos o Trello, eles não pegam muito no pé, ainda, com esse negócio de scrum, só querem ver o resultado mesmo. O que é uma faca de dois legumes. Em geral eu tô satisfeito trampando aqui.
Responder
(08/02/2020, 20:58)JJaeger Escreveu: Apesar de pedirem para usarmos o Trello, eles não pegam muito no pé, ainda, com esse negócio de scrum, só querem ver o resultado mesmo. O que é uma faca de dois legumes. Em geral eu tô satisfeito trampando aqui.
Scrum é um framework/conjunto de prática que em teoria vc gerencia um projeto de forma mais simples e participativa da equipe toda.

O problema é que para funcionar
1 as pessoas precisam ter algum certo grau de dominio das tecnologia usadas e do ambiente, se não vira um monte de pombo tentando pegar migalha ao mesmo tempo  Icon_lol
2 não pode ter interferencia de pessoas que não seja do time dev ou o interessado direto, mas colocam galera como gerentes e outros para inteferir para ficar do jeito que querem ai tem nada de agil.
3 as pessoas precisam participar, se todo mundo fica quieto a porra não anda  Icon_lol

(08/02/2020, 20:55)Amagami Escreveu: Eu trabalho em uma startup também, mas o ambiente da empresa aqui é sensacional. Dá gosto de trabalhar.

Acho que o único ponto negativo é um problema que de fato é comum em startups: escolher as tecnologias da moda em vez de ver qual a tecnologia que mais se adequa ao domínio. Por causa disso temos que lidar com muitos serviços "legados" e reescrever esses sistemas legados aos poucos.

Outro problema é que temos serviços grandes demais, acoplou muito as coisas. Isso é um complicador, fica mais difícil se livrar do legado.

Acho que a modinha que se salva é a arquitetura de microsserviços, cada vez mais percebo o problema que ela resolve.
A única vantagem que vejo hoje é o homeoffice, fiz uma entrevista ontem para o grupo folha estrutura de empresa grande, mas pelo menos vc entra pra trabalhar tendo um norte.

Como primeira startup dos outros que trabalho, que nao seja minha ou fazendo um projeto de outros, considero um desastre essa experiencia  Icon_lol

Mas vou bem pensar antes de entrar em outra
Responder
(08/02/2020, 21:10)gangrena Escreveu: A única vantagem que vejo hoje é o homeoffice, fiz uma entrevista ontem para o grupo folha estrutura de empresa grande, mas pelo menos vc entra pra trabalhar tendo um norte.

Como primeira startup dos outros que trabalho, que nao seja minha ou fazendo um projeto de outros, considero um desastre essa experiencia 

Aqui homeoffice é 100% liberado também, mas puts eu gosto muito do escritório da empresa HAHA!

Na minha opinião o mais importante é a empresa ter desenvolvedores interessados, que gostam do que fazem e sabem o que estão fazendo. Se não tiver isso com certeza o trabalho vai ser horrível, o código vai ser uma zona e vai ser 100% stress. É o que eu olho antes de considerar uma vaga.
Responder
scrum pra mim é utopia

(08/02/2020, 20:55)Amagami Escreveu: Acho que a modinha que se salva é a arquitetura de microsserviços, cada vez mais percebo o problema que ela resolve.

eu já ouvi isso, o que é isso ai, exatamente? aqui nois usa exclusivamente arquitetura REST
Responder
(08/02/2020, 21:16)Amagami Escreveu: Aqui homeoffice é 100% liberado também, mas puts eu gosto muito do escritório da empresa HAHA!

Na minha opinião o mais importante é a empresa ter desenvolvedores interessados, que gostam do que fazem e sabem o que estão fazendo. Se não tiver isso com certeza o trabalho vai ser horrível, o código vai ser uma zona e vai ser 100% stress. É o que eu olho antes de considerar uma vaga.
Isso ai é impossivel de saber antes de começar a trabalhar em uma empresa, geralmente falam que o ambiente é bom e tudo é lindo  HAHA!

Mas minha expectativa apesar dos problemas era mais tecnologica e aprenzidado kkkk  Icon_lol
Responder
(08/02/2020, 21:16)JJaeger Escreveu: eu já ouvi isso, o que é isso ai, exatamente? aqui nois usa exclusivamente arquitetura REST

Como o nome diz, é estruturar em microsserviços. O "micro" é bem importante, pq dividir em serviços grandes demais não resolve problema nenhum, só causa um inferno pior ainda já que um serviço vai acabar influenciando muito o outro.

Normalmente é comum você ter só uma aplicação (monolito) que faz tudo. É bem complicado escalar isso, imagina como vai estar o código daqui a 2 anos? Quantos arquivos, quantas pastas, quanta lógica de negócio em um lugar só.

Então você pode criar várias aplicações pequenas focadas em fazer uma coisa, e elas se comunicam por REST mesmo ou por mensageria (RabbitMQ, Kafka). Eles precisam ser pequenos, autônomos e independentes. Isolam uma parte da lógica do negócio. Cada um com seu próprio banco de dados de leitura.

[Imagem: B9cQnBs.png]

Fica ainda melhor quando você mistura com a ideia de Event Sourcing.

Por exemplo, quando o usuário faz uma compra você publica uma mensagem no Kafka e os microsserviços interessados nesse evento vão consumir essa mensagem. O microsserviço que cuida do estoque vai atualizar o estoque no seu banco de dados. O microsserviço de pagamento vai tentar autorizar o pagamento. O microsserviço que cuida das notificações vai mandar e-mails e SMSs.

Considerar os eventos a single source of truth tem efeitos muito legais. Você pode destruir seus bancos de dados inteiros, voltar ao passado e dar "replay" nos eventos. As mensagens vão ser reenviadas e reprocessadas pelos microsserviços.
2 usuários curtiram este post: gangrena, JJaeger
Responder
massa, mas como o cliente recebe o feedback, se tem tantos serviços diferentes trabalhando de forma assíncrona a medida que lhes é interessante processar dada requisição?
Responder
(08/02/2020, 21:39)JJaeger Escreveu: massa, mas como o cliente recebe o feedback, se tem tantos serviços diferentes trabalhando de forma assíncrona a medida que lhes é interessante processar dada requisição?

Quando o feedback precisa ser instantâneo nessa caso os serviços devem se comunicar por request-response, ele vai esperar uma resposta. Mas geralmente não precisa.

Se você pede um Uber, pode demorar até um motorista aceitar a corrida. Certamente o seu celular tá se comunicando por websocket com o Uber. Quando o processamento terminar seu celular vai receber por socket um evento avisando que tá OK e o motorista X aceitou a corrida.
Responder
Páginas (106): 1 ... 46 47 48 49 50 ... 106

Usuários visualizando este tópico: 4 Visitantes