O presidente iraniano fez hoje uma declaração ameaçando as forças das nações europeias no Oriente Médio: "As forças americanas não estão seguras na região hoje e as forças européias podem estar em perigo amanhã".
--------------
Minutos atrás parecia que havia um Boeing E-8C J-Stars voando no Mediterrâneo Oriental. Imagino se os americanos estão ajudando a triangular alvos para os israelenses, que podem vir a ter mais ação daqui algumas horas.
Abaixo a posição dos aviões-tanque Boeing KC-135 Stratotanker nesta manhã de quarta-feira. Lembrando que como avião de apoio, seu uso geralmente deixa implícito a presença de outros aviões militares na região.
Não sei se é de agora, mas percebi que aviões civis que sairam o Libano ou do Chipre em direção aos países do Golfo Pérsico, estão dando uma volta enorme para evitar o Norte de Israel e Sul da Síria.
Minutos atrás um Nachshon de Israel estava voando no Norte desse país.
Eu estava curioso sobre um Ilyushin Il-96-300 que saiu de Moscou e parece que vai pousar em Israel, e acho que esse é o avião presidencial do Putin...
Falando no Putin, o mandato presidencial dele termina em 2024, mas parece que ele está tentando mexer na constituição russa para conseguir se manter mais tempo. Talvez ele queira oficializar um cargo vitalicio
Depois daqueles 4 foguetes lançados horas atrás, vários balões explosivos/incendiários foram lançados da Faixa de Gaza contra Israel, que minutos atrás começou a revidar de forma mais violenta. Explosões são relatadas na Faixa de Gaza.
O Macron disse que a França enviará o porta-aviões Charles de Gaulle ao Oriente Médio para apoiar as operações francesas.
-----------
Parece que hoje estão empolgados na Faixa de Gaza, em lançar balões e drones bomba/incendiários contra Israel. O objetivo dessas coisas não é necessariamente matar, e sim causar danos econômicos, pois costumam causar incêndios nas comunidades agrícolas israelenses.
Hoje Israel inaugurou seu segundo esquadrão formado por caças F-35. Terá papel importante em qualquer conflito de médio/grande porte que o país venha a se envolver no futuro. A curto prazo a única certeza é que devem continuar maltratando os iranianos na Síria. Aliás, ontem um avião iraniano que costuma ser usado para carregar seus mortos no estrangeiro, esteve voando entre a Síria e o Irã. Sinal indireto que houve iranianos mortos no ataque aéreo contra a base T4.
Helicópteros israelenses atacaram e destruíram uma célula terrorista subterrânea do Hamas que ficava no norte da Faixa de Gaza. Aparentemente os balões bomba estavam sendo produzidos lá.
Israel não é do tipo que leva um tapa e oferece a outra face.
Um avião militar russo de transporte, Ilyushin Il-76MD, estava agora de manhã perto do Chipre. Acompanhei seu trajeto por alguns minutos e parece que está indo para Israel. Talvez preparativos para a visita do Putin a este país, que deve acontecer nos próximos dias.
Um avião de vigilância dos ingleses, Sentinel R.1, decolou essa manhã do Chipre e os últimos dados mostravam ele passando pelo espaço aéreo israelense e da Jordânia. Talvez agora em missão no Iraque. Aliás, hoje o Reino Unido designou toda a organização do Hezbollah como um grupo terrorista; antes era somente sua ala militar.
Aviões-tanque KC-135 e KC-10 estão bem ativos na costa Leste dos EUA, nos extremos leste e oeste do mar Mediterrâneo e no golfo Pérsico. O que pode insinuar uma ponte área em atividade.
Excetuando que esteja só de passagem, deve ter mais relação com a Coreia do Norte do que com o Irã, mas ontem um Boeing WC-135W pousou na base aérea de Kadena (Japão).
A função desse avião é coletar amostras da atmosfera com o objetivo de detectar e identificar explosões nucleares.
Israel enviou uma mensagem ao Hamas - através do Egito - afirmando que as passagens de fronteira e a área de pesca em torno de Gaza serão fechadas se eles continuarem a lançar balões incendiários/explosivos em Israel.