Open Thread - 2019

Tópico em 'Vale tudo' criado por rapier em 31/12/2018, 23:27.
Páginas (710): 1 ... 556 557 558 559 560 ... 710
 
7099 respostas neste tópico
 #5.571
(09/10/2019, 18:49)xACE Escreveu: À uns dias atrás eu tive uma discussão com minha professora de inglês depois que um aluno perguntou porque os brasileiros dizem coisas como "ele vem com nós" sendo que "com nós" é um erro gramatical absurdo(o correto é conosco), e ela respondeu que a lingua portuguesa brasileira é muito permissiva.

Eu disse pra ela que acredito que os brasileiros dizem isso sabendo que é um erro gramatical, e usam mais como uma forma descontraída, mas ela insistiu e deu alguns exemplos de como a língua é permissiva no brasil, desdo uso do gerúndio aos nomes esquisitos que eles colocam nos filhos que em Portugal não seriam aceitos(como madeinchina), então provavelmente "com nós" seria aceito gramaticalmente aí.

Como eu próprio não vivi aí o suficiente pra ter certeza de quem estava certo, nada melhor do que perguntar aos brasileiros lol

"com nós" é considerado um erro gramatical no Brasil?

Não. Português brasileiros e o europeu são diferentes. Existem muitas diferenças entre as duas línguas, até mesmo sintáticas. Certas coisas não são usadas mais no pt-br, como o conosco, que já está naquelas palavras arcaicas que ninguém sabe mais que existe.

(09/10/2019, 18:57)xACE Escreveu: Nah, ela é boa no inglês pelo menos Icon_lol . Só acho que tinha algumas ideias bem erradas mesmo.

Permissiva neste caso queria dizer obviamente que você poderia escrever numa prova, mas não acho esse o melhor exemplo visto que numa prova você geralmente é forçado a usar linguagem formal, e que, mesmo que "com nós" fosse gramaticalmente correto, seria no minimo considerado linguagem informal.

Ela usou de argumento a permissividade da lingua no Brasil por causa do tamanho e da variedade de formas diferentes que as pessoas falam em cada região, oque acabaria resultando em coisas como "com nós" sendo aceitas.

Sua professora precisa ir estudar liguistica, tá falando merda d+. No próprio inglês, há diferença entre o inglês britânico, o americano e o australiano.
 #5.572
(09/10/2019, 19:26)Lonely Escreveu: Não. Português brasileiros e o europeu são diferentes. Existem muitas diferenças entre as duas línguas, até mesmo sintáticas. Certas coisas não são usadas mais no pt-br, como o conosco, que já está naquelas palavras arcaicas que ninguém sabe mais que existe.

Como assim, aqui muita gente ainda usa conosco, só o convosco que não. Na real esse eu nunca entendi mesmo.

E pera, tu tá dizendo que "com nós" não está errado?

Claro que o "com a gente" ainda é muito mais popular
 #5.573
(09/10/2019, 19:29)Oiacz Escreveu: Como assim, aqui muita gente ainda usa conosco, só o convosco que não. Na real esse eu nunca entendi mesmo.

E pera, tu tá dizendo que "com nós" não está errado?

Claro que o "com a gente" ainda é muito mais popular

Talvez aí no Rio, que conserva muita coisa do português de Portugal. No resto, difícil ser usado.

Não, uai. Pq seria errado?
 #5.574
É... Se o Pasquale disse está dito o doutor em letras aqui é ele. Desconsidera que chamei sua professora de maluca @xACE
 #5.575
“Com nós” e “conosco” são forma concorrentes, não é erro. “Com a gente” também não é erro, só não é “formal”. Estruturalmente não tá errado.

(09/10/2019, 19:33)Oiacz Escreveu: É... Se o Pasquale disse está dito o doutor em letras aqui é ele. Desconsidera que chamei sua professora de maluca @xACE

Ela tá errada. Ela tem que ir estudar.
 #5.576
(09/10/2019, 19:34)Lonely Escreveu: Ela tá errada. Ela tem que ir estudar.

Pelo o que eu entendi do que tu tá escrevendo aí, ela tá errada no motivo que deu de "com nós" ser certo, não errada a respeito de "com nós" estar certo.

Não sabia que o lugar mais favelado do país é o que mantém a língua mais intacta HAHA!
 #5.577
Pra mim o ptbr mais neutro é o de Minas Gerais.
 #5.578
(09/10/2019, 19:36)Oiacz Escreveu: Pelo o que eu entendi do que tu tá escrevendo aí, ela tá errada no motivo que deu de "com nós" ser certo, não errada a respeito de "com nós" estar certo.

O erro dela é achar que a língua brasileira é permissiva e o gringo aí também. PT-br e PT-EU são diferentes. Não é mais permissivo, só é diferente.
1 usuário curtiu este post: xACE
 #5.579
Por mera coincidência eu era de Minas lol
 #5.580
"Com nós" só ouço quando vou visitar minha bisa em Minas, quase na borda do Espírito Santo.
Páginas (710): 1 ... 556 557 558 559 560 ... 710
 

Usuários visualizando este tópico: 22 Visitantes