Eu terminei o Y ontem. O Farfetch'd foi um trator e solou a E4 e a champ. A média de lvls dos poke deles é 64, mas a champ tinha poke 68.
O Farfetch'd é um pokémon medíocre se olhar só os stats, é pouca coisa melhor que um Chamander por exemplo, mas no X/Y é possível explorar as mecânicas e quebrar o jogo logo no começo, a ponto de transformar o Farfetch'd num Charizard (muito melhor na verdade). Um Farfetch'd lvl 90 tem o mesmo stats de um Charizard lvl 70.
Mas aí fica a pergunta: Por que diabos se preocupar em grindar um Farfetch'd se posso fazer isso com um Charizard? A questão é que não houve grind, pelo menos não de lvl.
O começo foi normal, escolhi o Froakie como incial (o Chespin também seria uma boa escolha) e progredi até Santalune, cidade do primeiro ginásio.
Nessa cidade tem um npc querendo trocar um Farfetch'd lvl 10 por um Bunnelby, o Bunnelby é super fácil de conseguir então só capturei e troquei.
Agora é que a marotagem começa. O Farfetch'd dele não é qualquer um, o meliante tem IV perfeito em speed e nature jolly que dá mais stats de speed. Esse é o primeiro ponto positivo. O Farfetch'd é fraco e atacar primeiro é crucial pra não ficar tomando dano a toa. O stat de speed dele também é mediocre mas com IV perfeito (31) mais a nature ele fica mais rápido que quase todos os pokes, e isso somado aos lvls que ele vai ganhar facilmente deixa o miserável rápido pra porra.
O segundo ponto positivo é que numa troca, o pokémon que vem de outro treinador recebe bonus de exp a cada kill. No caso do Farfetch'd eu recebi de um NPC e também conta. O Farfetch'd tem uma pool de exp pequena justamente por ele ser fraco então ele vai upar BEM mais rápido que os outros pokes. Isso significa mais stats e aprender ataques melhores mais rápido.
O terceiro ponto é a habilidade Keen Eye, que torna imune a qualquer ataque de redução de precisão e também ignora estágios de evasão do adversário. Então os meus ataques sempre vão acertar se eles tiverem 100% de precisão na descrição.
O quarto ponto são os ataques. Inicialmente o melhor ataque é Aerial ace, cujo dano não é alto mas é suficiente, principalmente pra derrotar a primeira líder de ginásio que tem poke tipo inseto. Por ser tipo normal/flying o Farfetch'd ganha bônus STAB pra esses tipos de ataque, e logo na próxima rota é possível pegar o TM Return que é um dos ataques normais mais forte do jogo porém com requisito de friendship 255. É fácil conseguir friendship mas é melhor deixar Aerial ace e Knock off (para cobrir imunidade contra ghost e resistencia rock/steel) não vai demorar muito e ele vai aprender Slash. Esse ataque é importante de aprender pois possui +1 stage de critical hit. Mais pra frente ele aprende Night Slash que substitui Knock off e Swords Dance que substitui qualquer coisa, o terceiro ataque é opcional, usei o TM Roost pra recuperar vida. E quando finalmente atingir friendship máximo trocar Slash por Return.
O quinto e último ponto, a cerejinha do bolo: 100% DE CHANCE DE ACERTO CRÍTICO! Sim, todos os ataques são críticos. A maneira como o jogo calcula a chance de acertar crítico é por estágios. Começando com 0 que tem 6,25% (GEN VI), +1 12,5%, +2 50%, e +3 100%. O objetivo é obviamente é conseguir +3. Slash e Night Slash já tem +1 de critico. Pra conseguir os outros 2 existem duas maneiras: a primeira é capturar Farfetch'd no mato na rota 22 até encontrar algum que tenha o item Stick. Esse item só funciona no Farfetch'd é dá +2 de critico para TODOS os ataques.
A segunda maneira é usar a nova função de minigame Pokemon-amie e cuidar, alimentar, brincar com o poke até ele conseguir 5 de affection, os 5 corações. Quando ele atinge 5 corações recebe vários benefícios como MAIS BÔNUS DE EXP, estacavel com o que ele já ganha e também O DOBRO de chance de crítico. Isso significa estágio 4 de crítico em combo com o Stick, mais que suficiente pra critar 100% com qualquer ataque.
Com isso os pros dessa monstruosidade são:
Cons:
O Farfetch'd é um pokémon medíocre se olhar só os stats, é pouca coisa melhor que um Chamander por exemplo, mas no X/Y é possível explorar as mecânicas e quebrar o jogo logo no começo, a ponto de transformar o Farfetch'd num Charizard (muito melhor na verdade). Um Farfetch'd lvl 90 tem o mesmo stats de um Charizard lvl 70.
Mas aí fica a pergunta: Por que diabos se preocupar em grindar um Farfetch'd se posso fazer isso com um Charizard? A questão é que não houve grind, pelo menos não de lvl.
O começo foi normal, escolhi o Froakie como incial (o Chespin também seria uma boa escolha) e progredi até Santalune, cidade do primeiro ginásio.
Nessa cidade tem um npc querendo trocar um Farfetch'd lvl 10 por um Bunnelby, o Bunnelby é super fácil de conseguir então só capturei e troquei.
Agora é que a marotagem começa. O Farfetch'd dele não é qualquer um, o meliante tem IV perfeito em speed e nature jolly que dá mais stats de speed. Esse é o primeiro ponto positivo. O Farfetch'd é fraco e atacar primeiro é crucial pra não ficar tomando dano a toa. O stat de speed dele também é mediocre mas com IV perfeito (31) mais a nature ele fica mais rápido que quase todos os pokes, e isso somado aos lvls que ele vai ganhar facilmente deixa o miserável rápido pra porra.
O segundo ponto positivo é que numa troca, o pokémon que vem de outro treinador recebe bonus de exp a cada kill. No caso do Farfetch'd eu recebi de um NPC e também conta. O Farfetch'd tem uma pool de exp pequena justamente por ele ser fraco então ele vai upar BEM mais rápido que os outros pokes. Isso significa mais stats e aprender ataques melhores mais rápido.
O terceiro ponto é a habilidade Keen Eye, que torna imune a qualquer ataque de redução de precisão e também ignora estágios de evasão do adversário. Então os meus ataques sempre vão acertar se eles tiverem 100% de precisão na descrição.
O quarto ponto são os ataques. Inicialmente o melhor ataque é Aerial ace, cujo dano não é alto mas é suficiente, principalmente pra derrotar a primeira líder de ginásio que tem poke tipo inseto. Por ser tipo normal/flying o Farfetch'd ganha bônus STAB pra esses tipos de ataque, e logo na próxima rota é possível pegar o TM Return que é um dos ataques normais mais forte do jogo porém com requisito de friendship 255. É fácil conseguir friendship mas é melhor deixar Aerial ace e Knock off (para cobrir imunidade contra ghost e resistencia rock/steel) não vai demorar muito e ele vai aprender Slash. Esse ataque é importante de aprender pois possui +1 stage de critical hit. Mais pra frente ele aprende Night Slash que substitui Knock off e Swords Dance que substitui qualquer coisa, o terceiro ataque é opcional, usei o TM Roost pra recuperar vida. E quando finalmente atingir friendship máximo trocar Slash por Return.
O quinto e último ponto, a cerejinha do bolo: 100% DE CHANCE DE ACERTO CRÍTICO! Sim, todos os ataques são críticos. A maneira como o jogo calcula a chance de acertar crítico é por estágios. Começando com 0 que tem 6,25% (GEN VI), +1 12,5%, +2 50%, e +3 100%. O objetivo é obviamente é conseguir +3. Slash e Night Slash já tem +1 de critico. Pra conseguir os outros 2 existem duas maneiras: a primeira é capturar Farfetch'd no mato na rota 22 até encontrar algum que tenha o item Stick. Esse item só funciona no Farfetch'd é dá +2 de critico para TODOS os ataques.
A segunda maneira é usar a nova função de minigame Pokemon-amie e cuidar, alimentar, brincar com o poke até ele conseguir 5 de affection, os 5 corações. Quando ele atinge 5 corações recebe vários benefícios como MAIS BÔNUS DE EXP, estacavel com o que ele já ganha e também O DOBRO de chance de crítico. Isso significa estágio 4 de crítico em combo com o Stick, mais que suficiente pra critar 100% com qualquer ataque.
Com isso os pros dessa monstruosidade são:
- 100% de precisão
- 100% de crítico
- bonus de exp x 2
- muita velocidade
- ataques fortes com STAB
- versatilidade contra qualquer tipo
Cons:
- Pokes com Shell Armor. Eu só vi um no jogo e era um maldito Cloyster. Essa abilidade deixa o poke imune à ataques críticos.
- Ataques com prioridade: Ice shard. Não vai ter risco se estiver com pelo menos 50% de hp.
- Pokes de pedra e metal. Eles resistem à ataques tipo normal (Return) mas tomam dano cheio de Dark (Night Slash).
- Achar o bendito Farfetch'd que tenha Stick pode demorar, porém achei o meu em 30 min o que é um tempo ok.
- O pokemon-amie é facil e levei uns 30 min pra deixar com 5 corações, não tem RNG.