Archeage é um dos poucos MMORPGs (Theme Park/Sandbox) que despertou meu interesse nos últimos tempos, tanto pelos gráficos, quanto pelo estilo de mundo aberto com foco em crafting e PvP. Semana passada dia 30/07 começou o 2º Closed Beta, encerrado dia 04/08, e acabei jogando quase todos os dias. Vou aqui repassar algumas informações para quem tiver interesse em conhecer o joguete um pouco melhor.
Em matéria de gráficos a CryEngine é muito bem utilizada, há ótimos efeitos de luz, sombra, texturas em alta resolução, e ainda assim não deixa o jogo tão pesado. A trilha sonora é excelente, nada que irrite ou atrapalhe, e em alguns momentos é bastante condizente com a ação, fora os distintos sons da natureza.
O Planeta está dividido em 3 continentes separados por um grande oceano, rico em ilhas e arquipélagos, para total colonização (inclusive uma voltada para o ramo da pirataria), sendo o da região norte livre para acesso e colonização de clãs, e de quem quiser se aventurar por lá, acima do level 50. Os continentes do leste e oeste estão habitados por 2 grupos (de 2 raças) que estão em permanente guerra, e embora haja uma vasta área segura, nada impede jogadores vindos das facções inimigas de invadir adentrar, explorar e fazer quests, mas não podem iniciar o ataque em ninguem a não ser que sejam atacados primeiro.
São 4 raças principais (até agora), composta pelos Nuien (Ocidentais), Elfos, Harani (Orientais) e Firran (sim, parece variar de Furry), sendo que as duas primeiras são aliados contra os dois últimos, separados cada grupo em 2 continentes (ilhas) distintos. Soube que estão por vir as raças dos Anões e Warborn, e há ainda as fadas (suponho que sejam lolis, nada confirmado).
O sistema de combate é simples (Target), baseando-se em combos de habilidades, que por sua vez nascem da combinação de classes, compostas de até 120 delas ou mais. São 10 classes básicas e deve-se escolher 3 delas até o 10º nível (Battlerage, Witchcraft, Defense, Auramancy, Occultism, Archery, Sorcery, Shadowplay, Songcraft e Vitalism). Dentre essas, testei somente metade, mas Archery foi a que mais me agradou, seguido de Occultism. Durante combate tem sempre que estar virado para o alvo ou próximo, não tem isso de atirar de costas bater de lado. No fim das contas depende da habilidade do jogador combinado com uma boa build.
Conseguir níveis não é muito difícil quando se há tantas quests, em grupo é rápido e fácil, o problema é manter o foco com tanto lugar para explorar, fora que o sistema bem completo de crafting permite o ganho de experiência nas mais diversas atividades como, gathering, farming, mining, weaponsmithing, armoursmithing e por ai vai.
Um dos pontos controversos do jogo é justamente o sistema de crafting, que exige do jogador o sábio uso dos Labor points, estes que são regenerados em 5, a cada 5 minutos enquanto online, e nada se estiver offline, com limite máximo de 2000 pontos. Quem compra qualquer um dos pacotes de founder, recebe 10 pontos a cada 5 minutos, e 5 se estiver offline, com limite máximo de 5000 pontos. Ainda não comprei o jogo, porém mesmo com a limitação não tive tantos problemas em administrar meus labor points pois há uma grande variedade de quests, sendo que a principal recompensa com uma moeda especial que permite a compra dos blueprints de barcos, veículos, montarias, inclusive casas, sendo que estas, para evitar abusos, só podem ser construídas por jogadores que pagam o jogo. Mesmo assim caso entre em um clã, o dono da casa há de permitir seu acesso e uso, inclusive de quaisquer items e terreno que a compõe, então não é de todo mal.
Archeage está longe da perfeição, possui alguns bugs, dungeons com falhas, muitos npcs permanecem com a dublagem original coreana (não me incomoda tanto), vazamento de texturas, dentre algumas outras coisas, mas é preciso levar em consideração que ainda está em fase beta (servidor alpha em funcionamento 24hs), e mesmo assim não falha em oferecer seus fortes aspectos.
Incluo aqui um video (em inglês) que complementa e explica melhor os mais diversos elementos que me chamaram tanta atenção em Archeage, tanto bons quanto ruims.
Algumas imagens que tirei durante a jogatina.
PS: as duas últimas imagens são de uma área do continente norte que ainda está em construção, inclusive sem npcs, mas está aberto para o acesso de quem quiser se aventurar por lá.
PS*: próximo Closed Beta já é agora dia 22/08 no mesmo horário do anterior (14hs no horário de Brasília) indo até dia 27/08.
Para mais informações, podem me enviar PM.
Em matéria de gráficos a CryEngine é muito bem utilizada, há ótimos efeitos de luz, sombra, texturas em alta resolução, e ainda assim não deixa o jogo tão pesado. A trilha sonora é excelente, nada que irrite ou atrapalhe, e em alguns momentos é bastante condizente com a ação, fora os distintos sons da natureza.
O Planeta está dividido em 3 continentes separados por um grande oceano, rico em ilhas e arquipélagos, para total colonização (inclusive uma voltada para o ramo da pirataria), sendo o da região norte livre para acesso e colonização de clãs, e de quem quiser se aventurar por lá, acima do level 50. Os continentes do leste e oeste estão habitados por 2 grupos (de 2 raças) que estão em permanente guerra, e embora haja uma vasta área segura, nada impede jogadores vindos das facções inimigas de invadir adentrar, explorar e fazer quests, mas não podem iniciar o ataque em ninguem a não ser que sejam atacados primeiro.
São 4 raças principais (até agora), composta pelos Nuien (Ocidentais), Elfos, Harani (Orientais) e Firran (sim, parece variar de Furry), sendo que as duas primeiras são aliados contra os dois últimos, separados cada grupo em 2 continentes (ilhas) distintos. Soube que estão por vir as raças dos Anões e Warborn, e há ainda as fadas (suponho que sejam lolis, nada confirmado).
O sistema de combate é simples (Target), baseando-se em combos de habilidades, que por sua vez nascem da combinação de classes, compostas de até 120 delas ou mais. São 10 classes básicas e deve-se escolher 3 delas até o 10º nível (Battlerage, Witchcraft, Defense, Auramancy, Occultism, Archery, Sorcery, Shadowplay, Songcraft e Vitalism). Dentre essas, testei somente metade, mas Archery foi a que mais me agradou, seguido de Occultism. Durante combate tem sempre que estar virado para o alvo ou próximo, não tem isso de atirar de costas bater de lado. No fim das contas depende da habilidade do jogador combinado com uma boa build.
Conseguir níveis não é muito difícil quando se há tantas quests, em grupo é rápido e fácil, o problema é manter o foco com tanto lugar para explorar, fora que o sistema bem completo de crafting permite o ganho de experiência nas mais diversas atividades como, gathering, farming, mining, weaponsmithing, armoursmithing e por ai vai.
Um dos pontos controversos do jogo é justamente o sistema de crafting, que exige do jogador o sábio uso dos Labor points, estes que são regenerados em 5, a cada 5 minutos enquanto online, e nada se estiver offline, com limite máximo de 2000 pontos. Quem compra qualquer um dos pacotes de founder, recebe 10 pontos a cada 5 minutos, e 5 se estiver offline, com limite máximo de 5000 pontos. Ainda não comprei o jogo, porém mesmo com a limitação não tive tantos problemas em administrar meus labor points pois há uma grande variedade de quests, sendo que a principal recompensa com uma moeda especial que permite a compra dos blueprints de barcos, veículos, montarias, inclusive casas, sendo que estas, para evitar abusos, só podem ser construídas por jogadores que pagam o jogo. Mesmo assim caso entre em um clã, o dono da casa há de permitir seu acesso e uso, inclusive de quaisquer items e terreno que a compõe, então não é de todo mal.
Archeage está longe da perfeição, possui alguns bugs, dungeons com falhas, muitos npcs permanecem com a dublagem original coreana (não me incomoda tanto), vazamento de texturas, dentre algumas outras coisas, mas é preciso levar em consideração que ainda está em fase beta (servidor alpha em funcionamento 24hs), e mesmo assim não falha em oferecer seus fortes aspectos.
Incluo aqui um video (em inglês) que complementa e explica melhor os mais diversos elementos que me chamaram tanta atenção em Archeage, tanto bons quanto ruims.
Algumas imagens que tirei durante a jogatina.
Spoiler:
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PS: as duas últimas imagens são de uma área do continente norte que ainda está em construção, inclusive sem npcs, mas está aberto para o acesso de quem quiser se aventurar por lá.
PS*: próximo Closed Beta já é agora dia 22/08 no mesmo horário do anterior (14hs no horário de Brasília) indo até dia 27/08.
Para mais informações, podem me enviar PM.